REFLEXÕES ACERCA DA “MULHER DE SORTE” E DO “HOMEM DE SORTE” NA PUBLICAÇÃO “BELA, RECATADA E DO LAR”
Abstract
O objetivo desse trabalho é analisar os efeitos de sentido da expressão “mulher de sorte” e “homem de sorte” no texto publicado pela revista Veja, “Bela, recatada e do lar”, a luz das teorias da Análise do Discurso de linha francesa. Os efeitos de sentido da “mulher de sorte” presentes na publicação retornam algumas memórias com relação à história de lutas das mulheres pelos seus direitos, com relação à independência e a visão da mulher como símbolo de beleza, mas também revelam os não ditos com relação ao contexto político no momento do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O efeito possibilitado pela expressão “homem de sorte” revela que casar com uma mulher bonita e mais nova, bem como cuidadora do lar, é o ideal e, no caso de Michel Temer, ter sorte é também ter assumido a presidência da república sem ter sido eleito diretamente.References
ABL, Academia Brasileira de Letras. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional. 2008.
DAVALLON, Jean. A imagem, uma arte da memória. In: ACHARD, Pierre et alii. Papel da memória. Trad. e intr. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
LINHARES, Juliana. Marcela Temer: Bela, recatada e do Lar. Abril de 2016. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/brasil/marcela-temer-bela-recatada-e-do-lar/> Acesso em: 10 jul 2016
MADEIRO, Carlos. Sem ganhar nenhuma eleição, PMDB emplaca terceiro presidente em 30 anos. Maceió, maio de 2016. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/05/12/com-temer-terceiro-vice-peemedebista-chega-a-presidencia.htm> Acesso em 16 out 2016.
MAKHOUL, Fábio Jammal. A cobertura da revista Veja no primeiro mandato do presidente Lula. 2009. 216 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica De São Paulo - PUC-SP. Disponível em: <https://jornalggn.com.br/sites/default/files/documentos/fabio_jammal_makhoul_1.pdf> Acesso em: 20 ago 2016.
MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje.Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 2003.
MESTRE, Marilza Bertassoni Alves. Mulheres do século XX: memórias de trajetórias de vida, suas representações (1936-2000). Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/2290/marilsa_final.pdf?sequence=1.> Acesso em: 10 jul 2016.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A incompletude do sujeito: e quando o outro somos nós? In: Orlandi, Eni (Org.). Sujeito e Texto. São Paulo: EDUC, 1988.
________. As formas do silêncio: no movimento de sentidos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992.
________. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Pulcinelli Orlandi [et al.] Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
________. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre et alii. Papel da memória. Trad. e intr. José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.
PLANALTO. Conheça a trajetória da presidenta Dilma Rousseff. Janeiro de 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/governo/2015/01/conheca-a-trajetoria-da-presidenta-dilma-rousseff>. Acesso em 16 out 2016.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.