LÍNGUA, ENSINO E HISTÓRIA: SUJEITOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA SALA DE AULA

  • Denílson Vieira de Souza
  • Andrea Silva Domingues Univás

Abstract

No presente artigo, propomos uma análise de materiais didáticos adotados pelo Ministério da Educação (MEC) para escolas da rede estadual do Estado de Minas Gerais. A partir de nossas análises, pretendemos estabelecer uma pequena relação entre a disciplina, aquisição da linguagem e o estudo da história no sexto ano do ensino fundamental.  Sabemos que é desafiador tentar analisar este material, a partir de uma perspectiva discursiva. Por outro lado, sabemos que o suporte teórico da linha da Análise de Discurso, com o qual nos propomos a trabalhar pode nos conduzir a questões bastante interessantes que irão repensar o uso da língua no ensino. Abstract:In this article, we propose an analysis of didactic materials adopted by the Ministry of Education (MEC) for publics schools of the State of Minas Gerais. From our analysis, we intend to establish a relationship between the discipline, language acquisition and the study of history in the sixth year of basic education. We know that it is challenging to try to analyze this material from the discursive perspective. On the other hand, we know that the theoretical support of the Discourse Analysis line, with which we propose to work, may lead us to some very interesting questions that will allow us to rethink the use of language in teaching.

Author Biographies

Denílson Vieira de Souza
Professor do Ensino Fundamental da rede Pública do Estado de Minas Gerais, mestre egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. 
Andrea Silva Domingues, Univás
Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Históriada Universidade do Vale do Sapucaí.

References

CAMPOS, Flavio de. CLARO, Regina. DOLHNIKOFF, Miriam (orgs.) História nos dias de hoje. Rio de Janeiro: Editora Leya,2013.

CASTRO, M. F. Pereira. Língua materna: palavra e silêncio na aquisição da linguagem. Campinas: UNICAMP, 1998.

CASTRO, M. F. Pereira. Sobre a interpretação e os efeitos da fala da criança. Campinas: Unicamp, 1997.

CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução/ Maria José Coracini. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.

MASSMANN, Débora. Ontem, hoje e amanhã. Ainda questão de ensino. In: DIAS, Cristiane.

ORLANDI, E. Língua brasileira e outras histórias-Discurso sobre a língua e ensino no Brasil. Campinas, Editora RG, 2009.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: PONTES, 2001.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1994.

ORLANDI, Eni P. Discurso e Leitura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ORLANDI, Eni P. FERREIRA, Eliane L (Orgs). Discurso sobre a inclusão. Niterói: Intertexto, 2014.

PETRI, Verli (orgs) Análise de Discurso em Perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

PETTER, M. M. T. Africanismos no Português do Brasil. In: EniOrlandi. (Org.). História das Idéias Lingüísticas: Construção do saber metalingüístico e constituição da Língua Nacional.1 ed. Campinas: Pontes, Cáceres: UNEMAT Editora, 2001.

POLINÁRIO, Maria Raquel (org.). Projeto Araribá, História. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

REVUZ, C. A língua estrangeira entre o de desejo de um outro lugar e o risco do exílio. Tradução de Silvana Serrano-Infante in SIGNORINI, I. (ORG) Linguagem e identidade. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

SOUZA, Marina de Melo. Reis Negros no Brasil Escravista. História da Festa da Coroação do Rei Congo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

VAS, Maria Luisa. PANAZZO, Silvia (orgs.). Jornadas. Hist: História. São Paulo: Editora, 2013.

Published
2018-06-30
How to Cite
Souza, D. V. de, & Domingues, A. S. (2018). LÍNGUA, ENSINO E HISTÓRIA: SUJEITOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA SALA DE AULA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (7). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i7.289