A PEDAGOGICAL DIARY IN THE LATIN AMERICAN PERSPECTIVE:

a collaborative experience based on Popular Education

  • Wanessa Helenn Luiz Paiva Massini
  • Micaele Pereira Santos
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
  • Victor Díaz Esteves

Abstract

O presente artigo trata de um relato de experiência na perspectiva da Educação Popular elucidada por pesquisadores latino-americanos como Freire, Brandão, Fals Borda, Cabaluz Ducasse, Díaz Esteves, Torres Carrillo, Martínez Luna entre outros/as com o objetivo de relatar uma experiência vivida por uma docente em uma escola pública situada no estado de Minas Gerais, Brasil. Por meio de uma metodologia qualitativa e descritiva, com a alusão à Bitácora Pedagógica em Educação, este artigo apresenta os caminhos utilizados pela educadora na valorização da diversidade cultural e na construção do conhecimento por meio de uma prática participativa e colaborativa na qual os/as alunos/as são instigados à construção da autonomia e à transformação da realidade social, mediante os registros de suas práticas emancipatórias.

References

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. Entre as origens e o agora: memórias e trajetos da educação popular. Reflexão e Ação, Santa Cruz do sul, RS, v. 29, n. 2, p. 10-24, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16088. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16088. Acesso em: 26/10/2024

CABALUZ DUCASSE, Jorge Fabian. Educación Popular en América Latina: trazas históricas y nudos estratégicos para el siglo XXI. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XXI, n. 45, p. 35-51, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/43558702/Educación_Popular_en_América_Latina_trazas_históricas_y_nudos_estratégicos_para_el_siglo_XXI. Acesso em: 03 jul. 2024.

DÍAZ ESTEVES, Victor. Bitácoras Pedagógicas en Educación (BPE). RIdAA, Consejo de Formación en Educación (CFE) / Administración Nacional de Educación Pública (ANEP). Uruguay, 31/10/2023. https://repositorio.cfe.edu.uy/handle/123456789/2420

DÍAZ ESTEVES, Victor. Diálogo y dialogicidad en el Liderazgo Escolar Latinoamericano. Reflexiones sobre Paulo Freire a partir de un Estudio de Caso en Chile. In: LLAVER, Nora; MARTINO, Bettina (comps.). Recrear, Reinventar Paulo Freire 100 anos. U. Cuyo, 2022. p. 109-119. Disponível em: https://repositorio.cfe.edu.uy/handle/123456789/2344. Acesso em: 12 jul. 2024.

DÍAZ ESTEVES, Victor. Liderazgo escolar dialógico: estudio de caso en escuelas de la Región Metropolitana (2012-2017). 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Academia de Humanismo Cristão. Disponível em: http://bibliotecadigital.academia.cl/xmlui/handle/123456789/5144. Acesso em: 03 jul. 2024.

DÍAZ ESTEVES, Victor. Búsquedas y perfiles: comunicadores populares en América Latina. Izquierdas, n. 9, p. 138-149, 2011.

DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio. Pedagogia da liderança popular. São Paulo: Editora Dialogar, 2017.

ESTEBAN, Maria Teresa. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. In: Cadernos CEDES. Campinas: v.27, n.71 – jan./abr. 2007.

FALS BORDA, Orlando. Por La Praxis: El Problema De Cómo Investigar La Realidad Para Transformarla. Espacio Abierto, v. 31, n. 1, Enero-Marzo, p. 193-221, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALEANO, Eduardo. Patas Arriba: la escuela del mundo al revés. Madrid, Siglo XXI Ed., 1998.

GROLLMUS, Nicholas Schöngut ; TARRÈS, Joan Pujol . Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, maio 2015. Disponível em: https://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/2207/3810. Acesso em: 11 jul. 2024.

MARTÍNEZ LUNA, Jaime. Comunalidad... Camino que se hace... al andar. México: UNAM, 2017. Disponível em: https://conceptos.sociales.unam.mx/conceptos_final/643trabajo.pdf. Acesso em: 04 jul. 2024.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Lisboa: Publicações Europa- América, 1984.

SANDER, Benno. Educação na América Latina: Identidade e globalização. Educação, v. 31, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2766. Acesso em: 12 jul. 2024.

SECRETARÍA DE EDUCACIÓN PÚBLICA. Un libro sin recetas, para la maestra y el maestro. Fase 3. Ciudad de México: Dirección General de Materiales Educativos, 2023.

TORRES CARRILLO, Alfonso. Pensar epistémico, educación popular e investigación participativa. Ciudad de México: Editora Nómada, IPECAL, 2019.

VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. O. Diálogo e participação na Educação Popular: muito além da teoria. In: CANDIDO, Silvio Eduardo Alvarez; VALDANHA NETO, Diógenes (Orgs.). Ação socioambiental na Amazônia: Educação, saúde e produção em comunidades. 1ed.SÃO PAULO: NA RAIZ, 2020, v. 1, p. 120-140

VASCONCELOS, Valéria Oliveira de ; SOUZA, Tiago Zanquêta de. Aquela travessia durou só um instantezinho enorme: seguindo na busca por compreensões das pesquisas em educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 10–30, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-71090. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71090. Acesso em: 17 jul. 2024.
Published
2024-12-24
How to Cite
Massini, W. H. L. P., Santos, M. P., Vasconcelos, V. O. de, & Díaz Esteves, V. (2024). A PEDAGOGICAL DIARY IN THE LATIN AMERICAN PERSPECTIVE:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1254