EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO INFORMAL E INFORMAL:

conceitos e possibilidades à pesquisa acadêmica

  • Jeffersom Carlos da Silva Professor UNIVAS
  • Rodrigo Rios Faria de Oliveira Universidade do Vale do Sapucaí

Abstract

This article aims to analyze the different spaces of education as possibilities for academic research and appreciation of culture, history, memory and experiences lived by everyone involved. For this, an understanding of formal, non-formal and informal education is necessary as parts of a Global Education for human beings throughout their lives. Education takes place in different places and forms, a guarantee given in the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) of 1996 in its article 1º. To achieve this result, it is necessary to use theoretical references that address the importance of these spaces today. The use of Laurence Bardin's Content Analysis through the rules of homogeneity and relevance to the topic are used as a qualitative methodology to formulate the objective. Thus, we hope to understand the countless possibilities for educational research that exist in this tripod: formal, non-formal and informal. Keywords: Education; Formal Education; Non-Formal Education; Informal Education.

Author Biography

Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí
Professor Permanente do PPGEDUCS - Doutorado/Mestrado e professor de graduação na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS. Pós-doutorando pela UNIFESP. Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Graduado - Licenciatura em Filosofia. Licenciatura em Letras - Inglês. Especialização na área de Direito do Trabalho; Especialização em Direito e Processo Tributário; Especialização em Direito Empresarial; Especialização em Direito Público, Especialização em Direito Administrativo; Especialização em Direito Médico e Hospitalar, Especialização em Filosofia e Direitos Humanos e Especialização em Direito Constitucional. Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, sob o número 68.418. Autor de livros e de artigos científicos.

References

ANGELINI, Rute de C. Atributos aos diferentes tipos de educação: formal, não formal e informal. Anais do II Colóquios de Política e Gestão da Educação - n.2, 2021, p.220-232. Disponível em: https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1001 Acesso em: 28 de fev. 2023

ARANTES, Valéria Amorim (org.); Educação formal e não formal: pontos e contrapontos. 2018. Summus Editorial. 1º Edição.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIANCONI, Maria Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal. Cienc. Cult., Dez 2005, vol.57, n.4, p.20-20. ISSN 0009-6725. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n4/a13v57n4.pdf Acesso em: 01 de fev. 2024

BIESDORF, Rosane Kloh. O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL: EDUCAÇÃO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1148, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1148. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20432. Acesso em: 10 de fev. 2024

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São
Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 05 de fev. 2024

BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 de mar.2024

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em 15 de fev. 2024

CANO, Márcio Rogério de Oliveira; OLIVEIRA, Regina Soares de; ALMEIDA, Vanusia Lopes de; FONSECA, Vitória Azevedo da. História. São Paulo: Blucher, 2012. Coleção – A Reflexão e a Pratica de Ensino: 6

COSTA, Antônio Max Ferreira da; RODRIGUES, Juventina Firmina; NASCIMENTO, José Matheus do. AS CATEGORIAS “MEMÓRIA” E “MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” NAS CONCEPÇÕES DE JAQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS E MARIA CIAVATTA. Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.1, p. 59-75, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/download/51643/30179/134372#:~:text=Em%20tese%2C%20afirma%2Dse%20que,e%20pela%20cr%C3%ADtica%20das%20fontes . Acesso em 29 de fev. 2024

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. Educação e Sociedade. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 01 de mar. 2024

FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patrícia Flávia. PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Interfaces Científicas , Aracaju ,V.8 ,nº.3 ,p. 584 – 596, Publicação Contínua – 2020.

GADOTTI, Moacir. A questão da Educação Formal/ Não- Formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudca%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20formal_formal_Gadotti.pdf Acesso em: 01 de fev. 2024

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf Acesso em: 08 de fev. 2024
GOHN, Maria da G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/download/1/5 Acesso em: 02 de mar. 2024
GOHN, Maria da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. v.1. (Coleção questões da nossa época). Disponível em: Minha Biblioteca, Cortez, 2013.
GOHN, Maria da. G. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL : DIREITOS E APRENDIZAGENS DOS CIDADÃOS (ÃS) EM TEMPOS DO CORONAVÍRUS. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.7.7 – 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3259 Acesso em: 12 de fev. 2024
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: História e memória. Tradução de Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana F. Borges. 4. ed. Campinas-SP: Unicamp, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo:
Cortez, 2010.

PEREZ, Deives. Modalidades de educação e trabalho do professor: do contexto histórico da educação formal aos saberes e práticas contemporâneas da educação não formal. 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/127234/ISSN1809-5747-2013-08-16-01-22.pdf?sequence=1 Acesso em: 10 de fev. 2024

SANTOS, Thiago da Silva; GERMANO, Marcelo Gomes. A educação formal, informal e não formal e os museus de ciência. V ENID, Encontro de iniciação à Docência da UEPB, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2015/TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID1551_31072015111434.pdf Acesso em: 02 de mar. 2024
Published
2024-06-11
How to Cite
Professor, J. C. da S., & Rios Faria de Oliveira, R. (2024). EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO INFORMAL E INFORMAL: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1173