A EXIGUIDADE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS SURDAS
Keywords:
Psychology; Libras; training; university
Abstract
In psychology, we problematize the need for access of deaf people in psychotherapy. It is relevant to provide psychologists with moments of information and training. According to studies related to the curricular disciplines of Libras, the lack of renewal of the curricula of universities excludes the deaf from society. Thus, professionals feel unable to serve the deaf community. It would be important training and disciplines in the academic field for psychologists. The methodology used in this research was qualitative, with the participation of fifteen psychologists, chosen for convenience, administered an open interview to identify the level of knowledge in relation to Libras and act as bilingual professionals. In this logic, we assure that Language urgently needs a compulsory discipline in psychology courses, covering all patients without meaning.References
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, Brasil. Código de ética profissional do profissional psicólogo. Brasília, DF, 2005.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, CFP. Jornal do Federal ano XXIII, n. 104, jan./ago, 2012.
DUARTE, S.B.R et al. Aspectos históricos e socioculturais da população surda. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.20, n.4, p.1713-1734, out.-dez, 2013.
ETTO, R. M.; CARLOS, V. G. Um Estudo Sociolinguístico da Linguagem de Adolescentes em um Centro Socioeducativo. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 9, p. 83-110, 9 jul. 2019.
FIGUEIRÊDO, R.B; CRUZ, F.M.L. Psicologia: profissão feminina? A visão dos estudantes de Psicologia Estudos Feministas, Florianópolis, 25(2): 803-828, maio-agosto, 2017. DOI: . Acesso: 01 de abril de 2022.
FREITAG, R.M.K. Amostras sociolinguísticas: probabilísticas ou por conveniência?. Revista de Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 667-686, mar. 2018. ISSN 2237-2083. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.26.2.667-686. Acesso: 01 de Abril de 2022.
GONZALES, M.F.S.; RIBEIRO, M.C.F. Atendimento psicológico a adultos surdos: desafios para a psicologia inclusiva. Iniciação Científica. Universidade Paulista, UNIP, São Paulo, 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Informação: PNS 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Editoria: Estatísticas Socias. Atualizado em 06/10/2021. Disponível em:https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/31445-pns-2019-pais-tem-17-3-milhoes-de-pessoas-com-algum-tipo-de deficiencia#:~:text=2%2C3%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas,conseguiam%20de%20modo%20algum%20ouvir. Acesso: 02 fev. 2024.
JORDÃO, A. B. Corpo-Sujeito-Discurso: Reflexões Iniciais. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 8, 30 jan. 2019.
LEIGH, I.W. On being a psychotherapist with deaf clientes. In I. W. Leigh (Org.), Psychotherapy with deaf clients from diverse groups. Washington: Gallaudet University Press, p. 3-22, 2010.
LIMA,S.L; MORAES, M. Composições possíveis: travessias no pluriverso dos encontros com a surdez. Psicología, Conocimiento y Sociedad, 9(2), 221-243, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.26864/PCS.v9.n2.9
MARCHESAN, A. Sobre deficiência e Algumas Possibilidades de Sentidos. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 6, 22 dez. 2017.
OLIVEIRA, T.M.V. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e cotas. Revista AdmOnLine, 2001.
OLIVEIRA, R.F.R.; RIBEIRO, M.C. O direito à Educação frente ao Princípio do Desenvolvimento. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 17, 14 jul. 2023.
RODRIGUES, I.M.B. Estratégias Terapêuticas na Clínica Infantojuvenil. In: SENRA, E.M, Roma, A & Orgs. 1ª ed. Leader, p.47- 58. São Paulo, 2019.
RODRIGUES, I.M.B. Produção de um livro digital para orientação de profissionais de Psicologia no campo da surdez. Dissertação de mestrado, Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Universidade Federal Fluminense -UFF, Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, J.F, ASSIS, M.R. As dificuldades do psicólogo no atendimento à pessoa com deficiência auditiva. Conexões Psi, 3(1), 23-33, 2015.
¬¬¬¬
TOSTES, R.S. A atuação de psicólogo bilíngue no atendimento terapêutico à pessoa surda. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- Centro de Educação e Ciências Humanas – Universidade de São Carlos. São Carlos, SP, 2018. Disponível: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10514/TOSTES_Raissa_2018.pdf?sequence=1&isAllowed=y .Acesso: 01 de abril de 2022.
TURRA, B. M.; MOTTA, V. R. A. Em Matéria de Ensino de Língua, o Método Pode Faltar. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 1, 24 out. 2014.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, CFP. Jornal do Federal ano XXIII, n. 104, jan./ago, 2012.
DUARTE, S.B.R et al. Aspectos históricos e socioculturais da população surda. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.20, n.4, p.1713-1734, out.-dez, 2013.
ETTO, R. M.; CARLOS, V. G. Um Estudo Sociolinguístico da Linguagem de Adolescentes em um Centro Socioeducativo. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 9, p. 83-110, 9 jul. 2019.
FIGUEIRÊDO, R.B; CRUZ, F.M.L. Psicologia: profissão feminina? A visão dos estudantes de Psicologia Estudos Feministas, Florianópolis, 25(2): 803-828, maio-agosto, 2017. DOI:
FREITAG, R.M.K. Amostras sociolinguísticas: probabilísticas ou por conveniência?. Revista de Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 667-686, mar. 2018. ISSN 2237-2083. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.26.2.667-686. Acesso: 01 de Abril de 2022.
GONZALES, M.F.S.; RIBEIRO, M.C.F. Atendimento psicológico a adultos surdos: desafios para a psicologia inclusiva. Iniciação Científica. Universidade Paulista, UNIP, São Paulo, 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Informação: PNS 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Editoria: Estatísticas Socias. Atualizado em 06/10/2021. Disponível em:https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/31445-pns-2019-pais-tem-17-3-milhoes-de-pessoas-com-algum-tipo-de deficiencia#:~:text=2%2C3%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas,conseguiam%20de%20modo%20algum%20ouvir. Acesso: 02 fev. 2024.
JORDÃO, A. B. Corpo-Sujeito-Discurso: Reflexões Iniciais. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 8, 30 jan. 2019.
LEIGH, I.W. On being a psychotherapist with deaf clientes. In I. W. Leigh (Org.), Psychotherapy with deaf clients from diverse groups. Washington: Gallaudet University Press, p. 3-22, 2010.
LIMA,S.L; MORAES, M. Composições possíveis: travessias no pluriverso dos encontros com a surdez. Psicología, Conocimiento y Sociedad, 9(2), 221-243, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.26864/PCS.v9.n2.9
MARCHESAN, A. Sobre deficiência e Algumas Possibilidades de Sentidos. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 6, 22 dez. 2017.
OLIVEIRA, T.M.V. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e cotas. Revista AdmOnLine, 2001.
OLIVEIRA, R.F.R.; RIBEIRO, M.C. O direito à Educação frente ao Princípio do Desenvolvimento. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 17, 14 jul. 2023.
RODRIGUES, I.M.B. Estratégias Terapêuticas na Clínica Infantojuvenil. In: SENRA, E.M, Roma, A & Orgs. 1ª ed. Leader, p.47- 58. São Paulo, 2019.
RODRIGUES, I.M.B. Produção de um livro digital para orientação de profissionais de Psicologia no campo da surdez. Dissertação de mestrado, Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Universidade Federal Fluminense -UFF, Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, J.F, ASSIS, M.R. As dificuldades do psicólogo no atendimento à pessoa com deficiência auditiva. Conexões Psi, 3(1), 23-33, 2015.
¬¬¬¬
TOSTES, R.S. A atuação de psicólogo bilíngue no atendimento terapêutico à pessoa surda. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- Centro de Educação e Ciências Humanas – Universidade de São Carlos. São Carlos, SP, 2018. Disponível: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10514/TOSTES_Raissa_2018.pdf?sequence=1&isAllowed=y .Acesso: 01 de abril de 2022.
TURRA, B. M.; MOTTA, V. R. A. Em Matéria de Ensino de Língua, o Método Pode Faltar. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 1, 24 out. 2014.
Published
2024-06-11
How to Cite
Moura Barroso Rodrigues, I., & Oliveira Moraes, M. (2024). A EXIGUIDADE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS SURDAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1138
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.