A EXIGUIDADE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS SURDAS

  • Ingrid Moura Barroso Rodrigues Fluminense Federal University - UFF
  • Marcia Oliveira Moraes Fluminense Federal University - UFF
Keywords: Psychology; Libras; training; university

Abstract

In psychology, we problematize the need for access of deaf people in psychotherapy. It is relevant to provide psychologists with moments of information and training. According to studies related to the curricular disciplines of Libras, the lack of renewal of the curricula of universities excludes the deaf from society. Thus, professionals feel unable to serve the deaf community. It would be important training and disciplines in the academic field for psychologists. The methodology used in this research was qualitative, with the participation of fifteen psychologists, chosen for convenience, administered an open interview to identify the level of knowledge in relation to Libras and act as bilingual professionals. In this logic, we assure that Language urgently needs a compulsory discipline in psychology courses, covering all patients without meaning.  

Author Biographies

Ingrid Moura Barroso Rodrigues, Fluminense Federal University - UFF
Doutoranda em Psicologia na UFF-Niterói (RJ); Mestra em Diversidade e Inclusão pelo CMPDI-UFF (2020); Pós-Graduada em Tradução/ Interpretação e Docência em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela UNÍNTESE-RJ (2020), Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar pela UniAmérica. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Hospitalar e atendimento a Comunidade Surda. Extensão Universitária Curso Libras em Saúde pela Universidade Federal Fluminense- UFF (60h) 2018. No momento, Tradutora/Intérprete na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e Instituto de Psicologia e Estudos Surdos (IPES). Psicóloga Bilíngue (Libras/ Português). Palestrante e Ministra do Mini-Curso A Psicologia na Surdez - UNIVÁS- MG (2018) Projeto de Pesquisa "Um estudo comparativo sobre o uso da empatia no trabalho do psicólogo clínico, hospitalar e organizacional", aceito para apresentação em pôster no Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, na Uniceub em Brasília(2016) Palestrante na Oficina Psicologia hospitalar: Um diferencial no atendimento humanizado na IV Semana de Psicologia e VIII Fórum de Praticas PSI: Psicologia, Família e Educação: Desafios na Contemporaneidade(2015). Escritora e Pesquisadora de assuntos relacionados a Psicologia e Estudos Surdos. Palestrante em Psicologia Hospitalar: Um Relato de Caso (2014).
Marcia Oliveira Moraes, Fluminense Federal University - UFF
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, psicologia e estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), feminismos e estudos da deficiência. É mãe de um filho, nascido no ano de 1995, quando ainda cursava o doutorado na PUC/SP. No período em que cursava o doutorado foi cuidadora de sua mãe, falecida em 1998. Anos mais tarde, tornou-se cuidadora de seu pai idoso, acamado, falecido em 2021. Desde o ano de 2003 vem realizando pesquisas no campo da deficiência visual, fazendo uso de métodos e referenciais de investigação orientados pelos estudos CTS, em particular pela teoria ator-rede. É bolsista da Faperj / Cientista do Nosso Estado. Nas publicações científicas assina MARCIA MORAES; MARCIA OLIVEIRA MORAES.

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Published
2024-06-11
How to Cite
Moura Barroso Rodrigues, I., & Oliveira Moraes, M. (2024). A EXIGUIDADE NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O ATENDIMENTO ÀS PESSOAS SURDAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1138