Paper to Screen
an analysis on reading classics and shakespearian cinematographic adaptations
Keywords:
Film adaptations. Classic. Literature. Shakespeare.
Abstract
This research discusses the issue of alternative teaching of classics through film adaptations. The main goal of the research is to understand the functioning of literary works and their cinematic adaptations and the way in which they relate transtextually, and to create didactic-pedagogical opportunities in the classroom. For this purpose, excerpts from two Shakespearean works were analyzed: The Taming of the Shrew and Twelfth Night – in comparison to their cinematographic adaptations: 10 Things I Hate About You and She's the Man –, taking into account factors such as the modifications caused by historical movements, as well as by the different materialities at stake; seeking points of difference and parity in order to understand the process of transtextuality. We used qualitative bibliographic research in order to investigate, through different authors, the relationship between literature, cinema and transtexuality, stressed by the issue of different significant materialities. It is observed that textuality – even in its different material spaces – is not isolated from the world but maintains transtextual relations with several other texts that circulate in the field of knowledge, regardless of their chronological order. It is possible to think about the possibility of rising interest in reading classics, such as the Shakespearean ones, through the movement of (co)relationship between cinema and book, raising provocations about the comparison of the versions published in different media, pointing to a more accurate and critical reading.References
AMORIM, Marcel Álvaro de. Ver um livro, ler um filme: sobre a tradução/adaptação de obras literárias para o cinema como prática de leitura. In: congresso nacional de linguística e filologia a UFRJ, 14., tomo 2, 2010, Rio de Janeiro, Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2010. p. 1725-1739. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2022.
ARAÚJO, Ana Luisa. Reescritas contemporâneas de peças de Shakespeare para diferentes linguagens: Duas produções de Noite de Reis. XXVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2020 disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/relatorio_resumo2020/relatorios_ctch_let.html acesso em 15 nov. 202
AZEVEDO, Ricardo. Literatura de ficção, escola e utopia. Ricardo Azevedo, 2021.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos, in: CALVINO, Ítalo. Por que ler os Clássicos? Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 09-16
CAMPOS, Letícia Cortés. A megera domada e 10 coisas que eu odeio em você: da literatura clássica para o cinema sob uma perspectiva feminista. 2019. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em:. Acesso em: 24 out. 2022
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, SP, 2012. DOI: 10.20396/remate. v0i0.8635992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: 15 nov. 2022
CARVALHO, L. F. B. de. Estética publicitária & linguagem cinematográfica: uma análise imagética e pós-moderna de Cidade de Deus. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 5, n. 1/2, p. 93–114, 2013. DOI: 10.5216/c&i. v5i1/2.24174. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24174. Acesso em: 19 out. 2022. Disponível em: https://www.ricardoazevedo.com.br/wp/artigos/. Acesso em: 15 nov. 2022.
DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FREIRE, Flávio; ZANINELLI, Renata. Literatura e adaptação cinematográfica: diferentes linguagens, diferentes leituras. Soletras, [S.l.], n. 15, p. 179-186, jan. 2013. ISSN 2316-8838. Disponível em:. Acesso em: 20 out. 2022.
GALVÃO, Daniel. As adaptações das obras literárias para o cinema. Recanto das Letras, 2015. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5433231. Acesso em: 24 out. 2022.
GENETTE, Gerárd. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução: Luciene
Guimarães; Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
MULLER, Bárbara; ORDAKOWSKI, Matheus; MOREIRA, Bendito Diélcio. Cinema e Literatura: Experiências que Começam nas Páginas e Continuam nas Telas. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Campo Grande, 4 e 6 de junho de 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2015/resumos/R46-0111-1.pdf. Acesso em: 19 de out. de 2022.
OLIVEIRAS, M. L. A. Literatura e Cinema: uma questão de ponto de vista. Verbo de Minas: Letras. p. 51 a 61. Juiz de Fora. 2006
RANGEL, Tania Vieira; CURCINO, Luzmara. Filmes e livros: quem viu o filme leu o livro e vice-versa? Uma análise de representações discursivas do leitor Contemporâneo. Revista Linguasagem, São Carlos, v.32, p. 98-105, dez. 2019. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/664/405. Acesso em: 19 out. 2022.
RIBEIRO, E. J. T. Alfabetização cinematográfica e audiovisual. A Página, Porto, ano 11, n.112, p. 46, maio 2002. Disponível em:. Acesso em: 19 out. 2022
SCHLÖGL, Larissa. O diálogo entre o cinema e a literatura: reflexões sobre as adaptações na história do cinema. 2011. Tese (Mestranda em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, 2011.
SILVA, Jorge Almir Castro da. Literatura e cinema: a questão das adaptações. Moara – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, [S.l.], n. 25, p. 103-110, jul. 2016. ISSN 0104-0944. Disponível em:. Acesso em: 19 out. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i25.3296.
SILVA, Julyana Moreira da. Leitura, literatura e cinema na sala de aula: uma cena. Orientador: Maria Cristina Lima Paniago Lopes. 2008, 93 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2008. Disponível em:< https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8049-leitura-literatura-e-cinema-na-sala-de-aula-uma-cena.pdf>. Acesso em: 21 ago. de 2022.
SOUZA, Amanda Gomes Camilo de. O incentivo à leitura através de filmes adaptados de livros: um estudo de caso. Orientadora: Profª Drª Sofia Galvão Baptista. 2011. 106 f. Monografia (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação. Brasília, 106 f.
ARAÚJO, Ana Luisa. Reescritas contemporâneas de peças de Shakespeare para diferentes linguagens: Duas produções de Noite de Reis. XXVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2020 disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/relatorio_resumo2020/relatorios_ctch_let.html acesso em 15 nov. 202
AZEVEDO, Ricardo. Literatura de ficção, escola e utopia. Ricardo Azevedo, 2021.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos, in: CALVINO, Ítalo. Por que ler os Clássicos? Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 09-16
CAMPOS, Letícia Cortés. A megera domada e 10 coisas que eu odeio em você: da literatura clássica para o cinema sob uma perspectiva feminista. 2019. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em:
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, SP, 2012. DOI: 10.20396/remate. v0i0.8635992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: 15 nov. 2022
CARVALHO, L. F. B. de. Estética publicitária & linguagem cinematográfica: uma análise imagética e pós-moderna de Cidade de Deus. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 5, n. 1/2, p. 93–114, 2013. DOI: 10.5216/c&i. v5i1/2.24174. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24174. Acesso em: 19 out. 2022. Disponível em: https://www.ricardoazevedo.com.br/wp/artigos/. Acesso em: 15 nov. 2022.
DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FREIRE, Flávio; ZANINELLI, Renata. Literatura e adaptação cinematográfica: diferentes linguagens, diferentes leituras. Soletras, [S.l.], n. 15, p. 179-186, jan. 2013. ISSN 2316-8838. Disponível em:
GALVÃO, Daniel. As adaptações das obras literárias para o cinema. Recanto das Letras, 2015. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/5433231. Acesso em: 24 out. 2022.
GENETTE, Gerárd. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução: Luciene
Guimarães; Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
MULLER, Bárbara; ORDAKOWSKI, Matheus; MOREIRA, Bendito Diélcio. Cinema e Literatura: Experiências que Começam nas Páginas e Continuam nas Telas. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Campo Grande, 4 e 6 de junho de 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2015/resumos/R46-0111-1.pdf. Acesso em: 19 de out. de 2022.
OLIVEIRAS, M. L. A. Literatura e Cinema: uma questão de ponto de vista. Verbo de Minas: Letras. p. 51 a 61. Juiz de Fora. 2006
RANGEL, Tania Vieira; CURCINO, Luzmara. Filmes e livros: quem viu o filme leu o livro e vice-versa? Uma análise de representações discursivas do leitor Contemporâneo. Revista Linguasagem, São Carlos, v.32, p. 98-105, dez. 2019. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/664/405. Acesso em: 19 out. 2022.
RIBEIRO, E. J. T. Alfabetização cinematográfica e audiovisual. A Página, Porto, ano 11, n.112, p. 46, maio 2002. Disponível em:
SCHLÖGL, Larissa. O diálogo entre o cinema e a literatura: reflexões sobre as adaptações na história do cinema. 2011. Tese (Mestranda em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná, 2011.
SILVA, Jorge Almir Castro da. Literatura e cinema: a questão das adaptações. Moara – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, [S.l.], n. 25, p. 103-110, jul. 2016. ISSN 0104-0944. Disponível em:
SILVA, Julyana Moreira da. Leitura, literatura e cinema na sala de aula: uma cena. Orientador: Maria Cristina Lima Paniago Lopes. 2008, 93 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2008. Disponível em:< https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8049-leitura-literatura-e-cinema-na-sala-de-aula-uma-cena.pdf>. Acesso em: 21 ago. de 2022.
SOUZA, Amanda Gomes Camilo de. O incentivo à leitura através de filmes adaptados de livros: um estudo de caso. Orientadora: Profª Drª Sofia Galvão Baptista. 2011. 106 f. Monografia (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação. Brasília, 106 f.
Published
2023-04-27
How to Cite
Pereira, D. H., Sabiá Silva, I. G., & Gomes, J. A. (2023). Paper to Screen. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (16). https://doi.org/10.35501/dissol.vi16.1086
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.