Resenha sobre o livro Tecnologias digitais no ensino superior

inovação com a TPACK

  • Ana Elisa Castilho Univás
  • Elania Kelly de Araújo Sousa
Palavras-chave: TPACK, Ensino Superior, TDIC, Resenha

Resumo

O livro “Tecnologias digitais no ensino superior: inovação com a TPACK”, publicado em 2020, pela Editora Curitiba, tem autoria de André Luiz Martins de Oliveira, mestre em educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS) e docente nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Engenharia de Produção desta universidade e de Rosimeire Aparecida Soares Borges, doutora em educação matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo, e professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da UNIVÁS. Essa obra resulta da produção do conhecimento em estudos no Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologia (Gephet), desse programa. O título do livro, por si só, evidencia a TPACK, relacionando-a com tecnologias digitais no ensino superior. Essa articulação representa um processo dinâmico de reflexão sobre a presença desse modelo teórico nesse nível de ensino como fundamento do processo de formação docente dos professores bacharéis. Diante disso, a obra traz possibilidades de integração dos conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico na educação superior, com base nessa teoria.  A proposta do livro compreende o processo de formação continuada de professores bacharéis no ensino superior que atuam no curso Sistemas de Informação - Bacharelado. O curso se fundamenta nas respectivas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais, e busca promover o desenvolvimento de habilidades e competências de seus alunos de modo mais flexível, para que consigam atender às demandas em várias áreas de aplicação em sua formação profissional.   Nesse cenário, Oliveira e Borges (2020) questionam em sua obra a atuação dos professores bacharéis no curso Sistemas de Informação – Bacharelado quanto à constituição da base de conhecimento docente desses professores, aos conhecimentos inerentes à sua atuação no ensino superior, e à contribuição desses conhecimentos para o seu desenvolvimento profissional docente. Esses questionamentos orientaram seu estudo, que teve como objetivo pesquisar as percepções dos professores bacharéis sobre a base do conhecimento docente no curso em questão, em particular, como fazem uso da teoria Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), de autoria de Mishra e Koehler (2006), traduzida na obra de Oliveira e Borges como teoria do Conhecimento de Conteúdo, Pedagógico e Tecnológico. A TPACK é o fio que conduz essa obra e pode fundamentar investigações no que diz respeito à formação inicial e continuada dos docentes em diferentes níveis de ensino. O livro é composto por 6 capítulos que abordam textos relevantes, que podem auxiliar na compreensão da atividade docente do bacharel no ensino superior. Os autores evidenciam a necessidade de uma formação continuada que auxilie os professores nos desafios e possibilidades inerentes à evolução tecnológica digital, levando em consideração a necessidade de pensar em novos caminhos para os processos de ensino e aprendizagem relevantes para a educação. No capítulo 1, denominado: “A sociedade da informação e a formação continuada de professores”, estão apresentadas reflexões importantes para pesquisadores e docentes do ensino superior sobre a necessidade de formação continuada, os saberes que englobam a cultura nesse nível de ensino e as experiências vivenciadas por esses professores para enfrentar as demandas que a sociedade da informação imprime nas diversas conjunturas dos processos educativos. No capítulo 2, intitulado: “A TPACK na formação dos professores”, os autores apresentam a teoria do conhecimento de conteúdo, pedagógico e tecnológico (TPACK), de Mishra e Koehler (2006). Esse capítulo discute a importância dessa teoria para fundamentar teoricamente a formação docente, e como pode auxiliar no desenvolvimento e compreensão do processo de integração das TDIC nos diferentes cenários educativos. De maneira estruturada, também aproxima os conceitos relativos aos conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico, imprescindíveis para a docência. O Capítulo 3 – “As TDIC nos currículos do curso Sistemas de Informação” apresenta as diferenciadas fases de construção do currículo do curso Sistemas de Informação. Os autores fundamentam este capítulo em Sacristán (2000), para analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais tomadas como o currículo prescrito, o Projeto Pedagógico do referido curso considerado como o currículo que foi apresentado pela instituição de ensino superior aos professores, bem como os Planos de Ensino de professores do curso, admitidos como currículo moldado pelos docentes para as aulas. No Capítulo 4: “O cenário do estudo e a formação continuada de professores”, Oliveira e Borges (2020) trazem a proposta metodológica da pesquisa realizada, e descrevem as oficinas realizadas com os professores, que consistiram em momentos de formação teórica e prática em situações vividas no ensino superior. Além disso, relatam a proposta feita aos docentes participantes do estudo, de elaboração e desenvolvimento de um projeto de intervenção compreendendo a utilização da TPACK com os alunos nas respectivas aulas do curso Sistemas de Informação. Para revelar as concepções dos professores pesquisados a respeito da TPACK nas aulas no ensino superior, apresentou-se o Capítulo 5, intitulado pelos autores: “A TPACK na concepção dos docentes do curso Sistemas de Informação”. As análises dos dados coletados foram feitas por Oliveira e Borges (2020) à luz da TPACK, evidenciando as perspectivas dos pesquisados a respeito de como utilizam, e se utilizam, seus conhecimentos pedagógicos, de conteúdos e tecnológicos, e, ainda, se usam tais conhecimentos de maneira integrada ou não nesse nível de ensino. No Capítulo 6: “Possibilidades de uso da TPACK em atividades no ensino superior”, os autores apresentam a análise dos projetos de intervenção elaborados pelos professores pesquisados no decorrer das oficinas realizadas no âmbito da pesquisa. Há um relato de como se deu a aplicação da intervenção nas aulas desses docentes para seus alunos do curso Sistemas de Informação. Além da triangulação dos resultados coletados, este capítulo apresenta situações e possibilidades em que os docentes podem utilizar a TPACK como fundamento de suas ações. A obra mostra uma preocupação dos autores com as diversas nuances que perpassam o exercício da profissão do docente bacharel no ensino superior, suas experiências nesse nível de ensino, e a necessidade e importância da formação continuada fundamentada. A profissionalização dos professores universitários conforme abordada remete às suas particularidades em uma sociedade que demanda competências e domínio de conhecimentos dos conteúdos das disciplinas que ministram, bem como o comprometimento com o processo de aprendizagem dos estudantes. Sob um prisma histórico, essa obra traz que a experiência do professor universitário é adquirida na graduação e com base nos conhecimentos construídos em sua área de atuação. Com o passar do tempo, o desempenho e a formação desse docente passaram a exigir mais que o domínio do conteúdo e os saberes pedagógicos, com a integração dos conhecimentos tecnológicos, imprescindíveis aos bacharéis para atuarem na docência nesse nível de ensino. Demonstra-se, na obra, que o professor do ensino superior exerce um papel de mediador entre universidade e uma sociedade em que as TDIC impactam novas maneiras de pensar e provocar mudanças em diferentes áreas. Fica evidente a necessidade de formação continuada docente para o enfrentamento dos desafios no tocante à utilização dessas tecnologias no processo educativo. Quanto às contribuições da obra para a educação superior, pode-se considerar possibilidades de professores universitários bacharéis repensarem o seu papel na educação superior do ponto de vista de reflexão-ação-reflexão, em uma articulação da teoria e prática, que lhe exige conhecimentos e habilidades específicas para a atuação. Esse tipo de reflexão fundamentada na TPACK pode contribuir para transformações pedagógicas, podendo levar os estudantes a aprendizagens mais significativas. Assim, sua relevância incide não somente na apresentação de um modelo teórico, a TPACK, mas em sua utilização no processo de formação continuada de docentes do ensino superior, levando em consideração os atores do processo educativo e o contexto da educação superior. Em específico, vale salientar que os exemplos de situações de ensino fundamentadas nessa teoria e apresentadas nesse livro, no sentido de auxiliar a aprendizagem dos alunos, representam uma contribuição para a educação superior, sendo também relevante para o avanço das pesquisas na área, visto que o processo de construção do sujeito docente na atuação no ensino superior se dá a partir de diferentes formas e é contínuo, baseado nas demandas que a sociedade impõe.

Referências

OLIVEIRA, André Luiz Martins de; BORGES, Rosimeire Aparecida Soares. Tecnologias digitais no ensino superior: inovação com a TPACK. 2020.1 ed. Curitiba: Appris, 2020.
Publicado
2022-06-21
Como Citar
Castilho, A. E., & Araújo Sousa, E. K. de. (2022). Resenha sobre o livro Tecnologias digitais no ensino superior. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.1016