GESTÃO ESCOLAR:

análise dos movimentos de sentidos em trabalhos finais de um curso de especialização

  • Luiza da Silva Braido Universidade Federal de Santa Maria
  • Liliana Soares Ferreira UFSM
Palavras-chave: Gestão escolar. Gestão educacional. Análise dos Movimentos de Sentidos. Políticas educacionais.

Resumo

Sistematiza-se pesquisa cujo objetivo foi analisar os movimentos dos sentidos da gestão escolar em cinquenta e uma monografias de um curso de Especialização em uma instituição pública do Rio Grande do Sul, produzidas entre 2004 e 2019. Quanto aos aportes teóricos e metodológicos, aplicou-se a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), e, como técnicas de produção de dados, análise documental e pesquisa bibliográfica. Observou-se que Gestão Educacional e Gestão Escolar são apresentadas como sinônimos. Do mesmo modo, foram encontradas apenas citações sobre a temática, desconectadas da opinião e argumentos dos autores/orientados. Tais ocorrências impactam a produção acadêmica no Curso e a avaliação desses trabalhos, determinando inclusive na composição das comissões que os avaliam.

Biografia do Autor

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria
Graduada em Pedagogia/UFSM Especialista em Gestão Educacional/UFSM Mestre em Educação/UFSM Doutoranda em Educação/UFSM
Liliana Soares Ferreira, UFSM
Graduada em Pedagogia/UNIJUI Graduada em Letras/UNIJUI Mestre em Educação nas Ciências/UNIJUI Doutora em Educação/UFRGS Estágio Pós-doutoral em Educação/UFPEL

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Publicado
2023-04-27
Como Citar
da Silva Braido, L., & Soares Ferreira, L. (2023). GESTÃO ESCOLAR: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (16). https://doi.org/10.35501/dissol.vi16.1014