O PLURALISMO RETÓRICO E A RAZOABILIDADE DO DILEMA COMO DISPOSITIVO ARGUMENTATIVO, EDUCATIVO E PROBLEMATOLÓGICO
Abstract
É inerente aos seres humanos terem pontos de vista diferentes, outrossim, a divergência entre eles é constitutivo de qualquer sociedade democrática, mas deve sê-lo também a habilitação dos cidadãos para saberem negociar as distâncias, defenderem, por assim dizer, suas proposições sem precisarem lançar mão da coerção e da violência. Portanto, faz-se necessária certa educação para a divergência, para o convívio com a pluralidade dos valores e das diferenças, sobretudo, aprender a avaliar criticamente as convicções sedimentadas e os valores que as constituem. Nesse sentido, as teorias retóricas, como a Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2005) e a Problematologia de Michel Meyer (1991), contribuem efetivamente para pensarmos a democracia nas suas diferentes esferas, sobremaneira, no diz que respeito à liberdade da discussão em torno de temas polêmicos e de interesse coletivo. Sendo que muitos assuntos categoricamente controversos, tantas vezes, assumem formatos que se enquadram num molde do dilema, ou mesmo, que esse modelo pode ser utilizado não apenas para argumentar, todavia para fazer refletir as temáticas. Diante disso, propomos, em diálogo com o filósofo Michael Sandel (2013), a aplicabilidade desse molde quase lógico como dispositivo argumentativo-analítico-educativo e problematológico, destarte, como mecanismo tanto que põe em questão os valores aos quais estamos agarrados, bem como auxilia no processo argumentativo. Para tanto, fazemos um percurso teórico e procedemos ao apontamento de algumas possibilidades de aplicação, de igual modo, a análise de textos opinativos do domínio da política sob a ótica da noção supramencionada.References
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