IMPRESSÕES DO SUJEITO-ALUNO SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar pela Análise de Discurso
Resumo
Este trabalho investiga as projeções imaginárias do sujeito-aluno acerca dos modos como ele é significado na(s) metodologia(s) de ensino de Língua Portuguesa, e como isso tem impactado na construção de seu conhecimento. Para isso, o artigo divide-se em duas partes: inicialmente, discute-se algumas noções norteadoras da Análise de Discurso de matriz francesa, em especial a noção do Discurso Pedagógico proposta por Eni Orlandi (2009); num segundo momento, são analisadas as respostas a duas questões que foram aplicadas a uma turma de 36 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Itajubá-MG. Os estudos indicam que o sistema escolar tem reproduzido sentidos historicamente sedimentados, privilegiando a norma culta, as estruturas fechadas e a organização sistemática da disciplina, silenciando, assim, as culturas das classes marginalizadas, as variantes linguísticas, a língua materna dos sujeitos envolvidos etc.Referências
ORLANDI, Eni. Discurso e Leitura. Campinas: Cortez Editora, 2000.
ORLANDI, Eni. Língua e conhecimento linguístico: para uma História das Idéias no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2002.
ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2009.
PAYER, M. O. Memória da língua: imigração e nacionalidade. Campinas: [s.n.], 1999.
PAYER, M.O., CELADA, M. T. Sobre sujeitos, língua(s), ensino. Notas para uma agenda. In: PAYER, M.O., CELADA, M. T. (Org.). Subjetivação e Processos de Identificação. Campinas: Pontes, 2016.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2014 [1975].
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.