BELA, RECATADA E “DO LAR”: ESSENCIALISMO EM CENA…
Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer vínculo conceitual discursivo entre o modelo de mulher constante do poema Adormecida (1870), de Castro Alves, e a manutenção do mesmo em falas como “Bela, recatada e do Lar”, e “Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes de preços no supermercado do que a mulher”. A primeira foi enunciada em título de uma reportagem da Veja (2016) sobre a primeira-dama, Marcela Temer e a segunda pelo ex-presidente, Michel Temer, em 2017. Para tal, utilizaremos os estudos pós-feministas (Butler, 2008), a Análise do Discurso (Maingueneau, 2012) e o dialogismo (Bakhtin, 1992), como base teórica, a fim de entender como as condições de produção e recepção tornam-se indissociáveis para a produção de sentido. Assim, pretende-se identificar as estratégias lançadas sobre a mulher no endosso de discursos hegemônicos, para que fosse reduzida a uma posição essencialista, exercendo um papel de ser vicário numa ordem favorável à dominação masculina.Referências
ALVES, Castro. Espumas flutuantes. São Paulo: GRD, 1991.
BAKHTIN, Bakhtin. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura 1994.BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina: A condição feminina e a violência simbólica. Tradução de Maria Helena Kuhner. Rio de Janeiro. Best Bolso, 2016.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Schnaiderman; Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.
LINHARES, Juliana. Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”. Revista Veja. abr. 2016. Disponível em: http://veja.abril.com.br/brasil/marcela-temer-bela-recatada-e-do-lar/. Acesso em: 14 de set. 2017
MAINGUENEAU, Dominique. O Discurso Literário. Tradução Adail Sobral.- 2. ed. - São Paulo. Contexto, 2012
EDITOR. O discurso que Michel Temer poderia ter evitado no Dia da Mulher. Pragmatismo Político. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/03/o-discurso-que-michel-temer-poderia-ter-evitado-no-dia-da-mulher.html . Acesso em: 14 de set. 2017
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile ou de l’éducation. Paris: Flammarion, 2009.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.