O PAPEL DA MEMÓRIA NA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Wagner Ernesto Jonas Franco Universidade do Vale do Sapucaí
  • Juliana Santana Cavallari Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Tendências pedagógicas, Duolingo, sala de aula, língua inglesa.

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender o papel da memória na resolução de uma avaliação escrita de língua inglesa para estudantes do Ensino Médio em Pouso Alegre – MG. O embasamento teórico e metodológico é da Análise de Discurso de linha francesa. A avaliação produz efeitos de sentido de julgamento e poder na escola. Conclui-se preliminarmente que a heterogeneidade constitutiva do sujeito e da língua pode prover novas formas de compreender a avaliação escolar.

Biografia do Autor

Wagner Ernesto Jonas Franco, Universidade do Vale do Sapucaí
Mestrando em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí.
Juliana Santana Cavallari, Universidade do Vale do Sapucaí
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1997). É mestre (2001) e doutora (2005) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Finalizou um pós-doutorado (2011), na área de Tradução, na mesma instituição. Em (2013) concluiu um curso de formação em Psicanálise: Fundamentos em Freud e Lacan, pelo Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade, associado ao Instituto do Campo Freudiano, SP. 

Referências

CAVALLARI, J. S. e UYENO. E.Y. Bilinguismos: Subjetivação e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2011.

CAVALLARI, J. S. Avaliações Externas e Seus Efeitos na Subjetividade de professores. In MAFRA, N. D. F. e GIMENEZ, N. T. (Orgs). Signum Estudos da Linguagem. Londrina. V. 14/1. P. 121-136, Jun. 2011.

GADET. F. e HAK. T. Por uma Análise Automática do Discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora Unicamp, 1997.

GHIRALDELO, C. M. Representações de Línguas Estrangeiras (e materna) por sujeitos com baixa escolarização. In CAVALLARI, Juliana S. e UYENO. E.Y. Bilinguismos: Subjetivação e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2011. PP. 101 – 126.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos - Campinas: Pontes, 2010.

___________. Análise de Discurso in ORLANDI, E. P. e Lagazzi, R. (orgs). Discurso e Textualidade. Campinas, Pontes, 2006.

REVUZ, C. A Língua Estrangeira entre o Desejo de um Outro Lugar e o Risco do Exílio. In SIGNORINI, Inês. (Org.) Linguagem e identidade. Campinas, SP: mercado de Letras: Fapesp. 1998. PP. 213 – 230.

Publicado
2015-10-26
Como Citar
Franco, W. E. J., & Cavallari, J. S. (2015). O PAPEL DA MEMÓRIA NA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (2). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i2.45