POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: ESTADO E ESCOLA

  • Cristiane Pereira dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Análise de Discurso, Políticas Públicas, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Escola, Discourse Analysis, Public Policy, New Information and Communication Technologies, School.

Resumo

Teoricamente, este estudo filia-se na Análise de Discurso de linha materialista em articulação com a história das Ideias Linguísticas (HIL). Na discursividade do Estado, essas políticas públicas de inclusão digital estão funcionando pela ideologia capitalista e neoliberal de Estado, atravessando assim, as instituições escolares, atravessando as atividades de linguagens entre os professores e os alunos. Nesse jogo de sentidos, o olhar, neste trabalho, direcionou-se para as políticas de língua que estão em circulação nas escolas públicas, a partir de uma análise discursiva sobre os instrumentais linguísticos que estão presentes na Escola.Abstract: Theoretically, this work was affiliated to the materialistic Discourse Analysis in conjunction with the history of ideas Linguistic Minorities (HIL) and seeks to understand the speech wires of the federal government, the directions provided on the inclusion of new digital technologies in public schools Brazilian from the National Educational Technology Program - ProInfo (1997 and reformulated in 2007) and the Digital Education Program - Policy for Computers & Tablets (2012), and its effects on Portuguese language teaching practices. To this end, we seek to give visibility to our analyzes through Decrees clippings, Decrees and interviews of the Minister of Education Mercadante, for the two programs in question. The discursive functioning of the economic political game in our analyzes revealed that the inclusion of technology policies in schools working with the illusion of equality between subjects, whether for digital inclusion, whether for social inclusion.

Biografia do Autor

Cristiane Pereira dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso
Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Campus de Cáceres.

Referências

ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da Informação e Comunicação e Formação de Professores: Sobre Rede Escolas Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 747-768, out. 2008 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em 19 de junho de 2014.

AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. - ProInfo. Programa Nacional de Informática na Educação. POPPOVIC, Pedro P. (Secretário de Educação a Distância) Brasília, 1997. [Doc. Eletrônico: http://www.proinfo.mec.gov.br/ (doc. original 11/mar/97).] Acesso em 14 de agosto de 2015.

________ . Ministério da Educação e do Desporto. Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp Acesso em 18 de março de 2015.

DIAS, Cristiane Pereira. Memória & escrita: o atravessamento de sentido das cartas no e-mail. Língua, sujeito & história, Santa Maria, n.37, v.18/n.2, p.35-49, 2008.

FURLAN, Cássia Cristina; MEGID, Cristiane Maria. Língua e Linguagem em movimento na sala de aula. In: BOLOGNINI, Carmen Zink; PFEIFFER, Claudia; LAGAZZI, Suzy (Orgs.). Discurso e ensino: práticas de linguagem na escola. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009. (Série Discurso e Ensino).

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Formação ou Capacitação? Duas formas de ligar sociedade e conhecimento. In: FERREIRA, Eliana Lucia; ORLANDI, Eni (Orgs.). Discursos sobre a inclusão. Niterói: Intertexto, 2014.

________. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 2 Ed. Capinas, SP: Pontes editoras, 2012.

________. Língua Imaginária e Língua Fluida In: Língua Brasileira e Outras Histórias. Campinas: RG Editora, 2009.

________. Educação em Direitos Humanos: um discurso. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos Fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoal: Editora Universitária, 2007.

________. O Sujeito Discursivo Contemporâneo: um exemplo. In: Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Anais do II SEAD – Seminário em Estudos em Análise do Discurso – Porto Alegre: UFRGS, 2005.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Política de informática na educação: o discurso governamental. 2012. 198 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo. 2012.

Publicado
2016-05-01
Como Citar
dos Santos, C. P. (2016). POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: ESTADO E ESCOLA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (3). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i3.38