UMA LEITURA PELOS (DES)CAMINHOS DA EDUCAÇÃO

  • Jéssica Vidal Damaceno Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
  • Renata Maira Tonhão Bolson Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
  • Symone Angélica Cezar da Silva Augusto Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
Palavras-chave: educação, memória, análise de discurso.

Resumo

Considerando a importância do livro Papel da Memória para os estudos acerca da Análise de Discurso, esta resenha busca estabelecer relações entre os textos originais e as práticas pedagógicas desenvolvidas no atual contexto educacional brasileiro. Para isso articula-se contribuições de outros autores por meio da intertextualidade, possibilitando a formação de novos sentidos, interdiscurso e autoria pelos sujeitos leitores.Palavras-chave: educação; memória; análise de discurso.

Biografia do Autor

Jéssica Vidal Damaceno, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Renata Maira Tonhão Bolson, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Symone Angélica Cezar da Silva Augusto, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP

Referências

ACHARD, P. et al. Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas; Pontes, 1999.

ALARCÃO, I. (Organizadora). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Art Med, 2001.

ASSOLINI, F. E. P.; SOARES, E. J. P. ; Histórias, e suas reverberações nas memórias e sentidos da leitura para sujeitos-professores: formação inicial práticas pedagógicas. Plures Humanidades, v. 14, p. 164-190, 2013.

CORACINI, M. J. R. F. Pós-modernidade e novas tecnologias no discurso do professor de língua. Alfa (ILCSE/UNESP), v. 50, p. 07-21, 2007.

FOUCAULT, M.; Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.

MORENO, C. da C. Leitura de imagens na Educação Infantil: análise discursiva. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016.

PIMENTA, S. G.; Saberes Pedagógicos e atividade docente. Cortez, 8ª ed.; São Paulo; p. 33; 2012.

ROCHA, D.; DEUSDARA, B. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. Alea, Rio de Janeiro , v. 7, n. 2, p. 305-322, Dec. 2005 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2005000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 Out. 2017.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Damaceno, J. V., Tonhão Bolson, R. M., & Cezar da Silva Augusto, S. A. (2018). UMA LEITURA PELOS (DES)CAMINHOS DA EDUCAÇÃO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (7). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i7.331