O MOVIMENTO IDENTITÁRIO DOS INDÍGENAS: CYBERBULLYING E DISCURSO

  • Vania Maria Lescano Guerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fabiana Ferrari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: identidade, discurso, cyberbullying, povos indígenas, Identidad, Discurso, Cyberbullying, Pueblos indígenas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar e problematizar, por meio da Análise do Discurso de origem francesa (CORACINI, 2007; PÊCHEUX, 1988) e de uma perspectiva discursivo-de construtivista e transdisciplinar, representações de/sobre sujeitos indígenas incluídos no mercado de trabalho produzidas na rede social Face book. Partimos do pressuposto de que os discursos postados por indígenas e brancos acerca do indígena no mercado de trabalho estão a inscrever-se em um novo acontecimento discursivo: o cyberbullying. O corpus desta pesquisa reúne regularidades contidas em um recorte de publicações coletadas on-line (posts ou comentários), que estão/foram divulgadas na mídia Facebook, em 8 de novembro de 2012. O processo analítico se dá pelo método arqueogenealógico (FOUCAULT,1990; 2007), entendendo que, a partir da materialidade, é possível compreender os efeitos de sentido dos discursos, as regularidades enunciativas, as formações discursivas e os interdiscursos que ecoam na memória discursiva dos dizeres inscritos nesse ambiente virtual. Resumén: Este trabajo tiene por objetivo identificar y problematizar, por medio del Análisis del Discurso de origen francés (CORACINI, 2007; PÊCHEUX, 1988) y de una perspectiva discursiva-deconstructiva y transdisciplinaria, representaciones sobre sujetos indígenas producidos en los periodísticos medios. Para ello, se parte del supuesto de que los discursos postulados por blancos acerca del indio se inscriben en un nuevo acontecimiento discursivo: el cyberbullying. El corpus de esta investigación reúne regularidades contenidas en recortes de publicaciones recogidas on-line (posts o comentarios), que están / fueron divulgadas en los periodísticos medios, del período de marzo de 8 de noviembro de 2012. Los análisis se dan por el método arqueogenalógico propuesto por Foucault (1990; 2007), a partir de la materialidad discursiva, y es posible comprender los efectos de sentido de los discursos, las regularidades enunciativas, las formaciones discursivas y los interdiscursos que resuenan en la memoria discursiva de los textos inscritos en el ambiente virtual.

Biografia do Autor

Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Vânia Maria Lescano Guerra tem doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP de Araraquara, e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL, UNICAMP. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande. Coordena o Diretório de grupos de pesquisa no CNPq: "O processo identitário do indígena de Mato Grosso do Sul: análise documental e midiática da luta pela terra" (UFMS). É membro do GT "Práticas Identitárias em Linguística Aplicada" da ANPOLL, da ALED (Sociedade Latino-americana de Estudos de Discurso) e da diretoria do GELCO (Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-oeste), orientando e desenvolvendo pesquisas, com experiência na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso francesa, atuando nas temáticas ligadas à mídia, exclusão, identidades, gênero e povos indígenas. Lidera o Grupo de Estudos “Celebração dos sujeitos periféricos discurso e transdisciplinaridade” (UFMS) e integra o Grupo Interinstitucional de Estudos “Homens (in)fames: exclusão e resistência” (UNICAMP/UFMS) e o Grupo “Representações e tecnologias (de si): tramas discursivas no/do virtual”, (UNICAMP/UFMS).
Fabiana Ferrari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduação em psicologia na Faculdades Adamantinenses Integradas- FAI. Tem experiência na área de Psicologia, (clínica, instituições organizacionais, escolares, sociais). Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Letras (linguística), área de concentração: Estudos Linguísticos. Atua, especialmente, nos seguintes temas: língua(gens); Análise do Discurso; subjetividade(s); discurso; educação; exclusão e inclusão; cidadania.

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
Guerra, V. M. L., & Ferrari, F. (2018). O MOVIMENTO IDENTITÁRIO DOS INDÍGENAS: CYBERBULLYING E DISCURSO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (7). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i7.313