EXCESSO DE RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR

implicações e política pública

  • Aneci Gerda Gerhardt da Rosa Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF)
  • Gabriel Favero Reis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laura Batista Neumann Centro Universitário Sociesc (UNISOCIESC)
  • Mari Aurora Favero Reis Universidade do Contestado - UnC
Palavras-chave: Excesso de ruído;, Políticas públicas;, Ambiente educacional;, Conforto Acústico.

Resumo

Conforto acústico é uma preocupação pouco discutida em contexto escolar. O objetivo é avaliar os índices de ruído em escola pública de Santa Catarina e implicações no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo buscou (i) avaliar os índices de ruídos nos diferentes ambientes da escola; (ii) Intervenções na construção pela Associação de Pais e Professores; (iii) nova avaliação dos índices de ruídos após as intervenções. Os resultados de aferições mostraram a predominância do excesso de ruído. A pesquisa conclui que as ações realizadas em parceria com a comunidade escolar foram importantes, mas não suficientes para solucionar o problema e promover conforto acústico para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Aneci Gerda Gerhardt da Rosa, Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF)
Mestrado em Maestria en Politicas y Administracion de Educacio, Universidad Nacional de Tres de Febrero, UNTreF. Supervisora EEB Deodoro
Gabriel Favero Reis, Universidade Federal de Santa Catarina
Psicologia (UNOESC). Estudante de Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Laura Batista Neumann, Centro Universitário Sociesc (UNISOCIESC)
Estudante de Psicologia. Centro Universitário Sociesc (UNISOCIESC). 

Referências

ABNT, A. B. de N. T. NBR-10152: Níveis de ruídos para conforto acústico. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 1–4, 1987. Disponível em: http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.152-Níveis-de-ruído-para-conforto-acústico.pdf. Acesso em: 12 abr. 2022.
ABNT. NBR 10151- Acústica — Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas — Aplicação de uso geral. Associação Brasileira de Normas Técnicas, [s. l.], 2019. Disponível em: www.abnt.org.br.
ABNT, A. B. de N. T. NBR 10151 Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento. Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade. Rio de Janeiro: 2000. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://licenciadorambiental.com.br/wp-content/uploads/2015/01/NBR-10.151-Avaliação-do-ruído-em-áreas-habitadas.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
ABNT NBR-15270-1. Edificações habitacionais - Desempenho - Parte 1: Requisitos gerais. Mineração ― Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água ―. Associação Brasileira de Normas Técnicas: p. 16, 2017.
AMERICAN NATIONAL STANDARDS INSTITUTE (ANSI). Acoustical performance criteria, design requirements, and guidelines for schools. In: PART 1: PERMANENT SCHOOLS. New York: Acoustical Society of America, 2010.
BARBOSA, M. C. R. et al. Avaliação de ruído ambiental da região central da cidade de Uberaba – MG. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, [s. l.], v. 9, p. 80–95, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2456.
BITAR, M. L. et al. Ações para a melhoria do conforto acústico em instituições de educação infantil. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 23, n. 1, p. 315–324, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000100315&lng=pt&tlng=pt.
CAMPOS, N. B. de; DELGADO-PINHEIRO, E. M. C. Análise do ruído e intervenção fonoaudiológica em ambiente escolar: rede privada e pública de ensino regular. Revista CEFAC, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 83–91, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000100083&lng=pt&tlng=pt.
CONNOLLY, D. et al. The effects of classroom noise on the reading comprehension of adolescents. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 145, n. 1, p. 372–381, 2019. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/145/1/372/638660/The-effects-of-classroom-noise-on-the-reading.
COSTA, E.; WESTPHAL, F. SOLUÇÕES DE ATENUAÇÃO SONORA PARA VENTILAÇÃO NATURAL ATRAVÉS DE JANELAS: REVISÃO DE LITERATURA. In: , 2020. Xviii Encontro Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído. [S. l.: s. n.], 2020. p. 1–8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/766.
DE CASTRO, A. C. L. et al. Abordagem do impacto do ruído ambiental nas escolas públicas do município de João Monlevade - MG. Research, Society and Development, [s. l.], v. 8, n. 3, p. e1683716, 2019. Disponível em: https://medium.com/@arifwicaksanaa/pengertian-use-case-a7e576e1b6bf.
GALLO, S. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia, [s. l.], v. 31, n. 63, p. 1497–1523, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36722.
GARNIER, M.; HENRICH, N. Speaking in noise: How does the Lombard effect improve acoustic contrasts between speech and ambient noise?. Computer Speech & Language, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 580–597, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0885230813000557.
GERHARDT DA ROSA, A. G. Implicações do excesso de ruídos no ambiente escolar : por uma política pública voltada a essa problemática. 2020. - Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires (Argentina), 2020. Disponível em: http://170.210.60.93/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=73252&query_desc=au%2Cwrdl%3A gerhardt. Acesso em: 9 mar. 2020.
GUIDINI, R. F. et al. Correlações entre ruído ambiental em sala de aula e voz do professor. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 398–404, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400006&lng=pt&tlng=pt.
HAAG, T. de S. Percepção docente dos efeitos do ruído sobre o ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 121 p. f. - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38571/1/2020_TiagodeSáHaag.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 3382-2 - Acoustics - Measurement of room acoustic parameters - Part 2: Reverberation time in ordinary rooms. International Organization for Standardization, 2008. Disponível em: https://www.iso.org/standard/36201.html. Acesso em: 20 fev. 2025.
KLATTE, M.; BERGSTRÖM, K.; LACHMANN, T. Does noise affect learning? A short review on noise effects on cognitive performance in children. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 4, 2013. Disponível em: http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2013.00578/abstract.
KORPERSHOEK, H. et al. A Meta-Analysis of the Effects of Classroom Management Strategies and Classroom Management Programs on Students’ Academic, Behavioral, Emotional, and Motivational Outcomes. Review of Educational Research, [s. l.], v. 86, n. 3, p. 643–680, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654315626799.
KRAFT, M. A.; BLAZAR, D.; HOGAN, D. The Effect of Teacher Coaching on Instruction and Achievement: A Meta-Analysis of the Causal Evidence. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 4, p. 547–588, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654318759268.
LOPES, M. M. M.; FUSINATO, P. A. O excesso de ruido no ambiente escolar. Mandaguari PR: [s. n.], 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2138-8.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
MARTINS, R. H. G. et al. Voice Disorders in Teachers. A Review. Journal of Voice, [s. l.], v. 28, n. 6, p. 716–724, 2014. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0892199714000435.
MASSONNIÉ, J. et al. Is Classroom Noise Always Bad for Children? The Contribution of Age and Selective Attention to Creative Performance in Noise. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 10, 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2019.00381/full.
MEALINGS, K. Classroom acoustic conditions: Understanding what is suitable through a review of national and international standards, recommendations, and live classroom measurements. In: , 2016. 2nd Australasian Acoustical Societies Conference, ACOUSTICS 2016. [S. l.: s. n.], 2016. p. 1047–1056. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310651345_Classroom_acoustic_conditions_Understanding_what_is_suitable_through_a_review_of_national_and_international_standards_recommendations_and_live_classroom_measurements.
MEHTA, R.; ZHU, R. (Juliet); CHEEMA, A. Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 784–799, 2012. Disponível em: https://academic.oup.com/jcr/article-lookup/doi/10.1086/665048.
NASCIMENTO, L. S.; LEMOS, S. M. A. A influência do ruído ambiental no desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. Revista CEFAC, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 390–402, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000300003&lng=pt&tlng=pt.
PIMENTEL, B. N. et al. Percepção do ruído, saúde auditiva e qualidade de vida de professores de escolas públicas. Audiology - Communication Research, [s. l.], v. 21, n. 23, p. 233–238, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312016000100332.
PRODI, N.; VISENTIN, C. Listening efficiency during lessons under various types of noise. The Journal of the Acoustical Society of America, [s. l.], v. 138, n. 4, p. 2438–2448, 2015. Disponível em: https://pubs.aip.org/jasa/article/138/4/2438/900226/Listening-efficiency-during-lessons-under-various.
RIBEIRO, M. E. R. et al. A percepção dos professores de uma escola particular de Viçosa sobre o ruído nas salas de aula. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 27–45, 2010. Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/reces/article/view/166.
SÁ, F. de O. Políticas públicas integradas de saúde e ambiente: o processo em construção da política nacional de saúde ambiental. 2018. - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-07112018-165230/.
SANTOS, J. F. dos; SOUZA, A. P. R. de; SELIGMAN, L. Análise comparativa do desempenho em leitura e escrita de crianças expostas e não expostas a níveis elevados de pressão sonora. CoDAS, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 274–281, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300014&lng=pt&tlng=pt.
SETLIK, E. C. F. et al. Desempenho acústico em placas cimentícias com a aplicação materiais isolantes não convencionais. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [s. l.], v. 16, n. 6, p. 4617–4627, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1000.
VANDENBROUCKE, L. et al. The Classroom as a Developmental Context for Cognitive Development: A Meta-Analysis on the Importance of Teacher–Student Interactions for Children’s Executive Functions. Review of Educational Research, [s. l.], v. 88, n. 1, p. 125–164, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654317743200.
Publicado
2025-06-12
Como Citar
Gerhardt da Rosa, A. G., Favero Reis, G., Neumann, L. B., & Reis, M. A. F. (2025). EXCESSO DE RUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 159-179. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1289