DIÁRIO DE BORDO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM À LUZ DA EDUCAÇÃO POPULAR

  • Suely Nobre de Sousa UNIUBE
  • Nayhara Lopes de Oliveira Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba - UNIUBE
Palavras-chave: Educação Popular; Diário de Bordo Pedagógico.

Resumo

Este estudo visou ao aprofundamento da leitura e compreensão do tema sobre o diário de bordo pedagógico (ou “Bitácora Pedagógica”), como instrumento de apoio à aprendizagem na Educação Popular e reflexão quanto ao uso do diário de bordo na Educação Básica. Por meio do estudo bibliográfico, observa-se a proposta de Díaz (2002), embora refira à educação formal, coaduna com a Educação Popular pela liberdade de expressão, autonomia e valorização do pensamento, enquanto o uso de diário na escola regular volta-se mais ao registro de aulas e avaliações, ou de atos infracionais a serem tratados entre a escola e a família do estudante. Palavras-chave: Educação Popular; Diário de Bordo Pedagógico.

Biografia do Autor

Suely Nobre de Sousa, UNIUBE
Pedagoga. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade de Uberaba (Uniube, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: suely.nobre.ac@gmail.com. CV: http://lattes.cnpq.br/0975673050604969
Nayhara Lopes de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Licenciada em Educação Física. Mestre em Formação Docente para a Educação Básica pela Universidade de Uberaba (Uniube). Professora da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. E-mail: nayhara.oliveira@educacao.mg.gov.br. CV http://lattes.cnpq.br/2214775113575305.
Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba - UNIUBE
Doutor em Educação. Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos da Universidade de Uberaba (Uniube). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Católica de Brasília (UCB). E-mail: tiago.zanqueta@uniube.br. CV: http://lattes.cnpq.br/2263664575012618.

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Nobre de Sousa, S., Lopes de Oliveira, N., & Zanquêta de Souza, T. (2024). DIÁRIO DE BORDO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM À LUZ DA EDUCAÇÃO POPULAR. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1244