A HEGEMONIA:
o fundamento do direito humano à educação nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira a partir de Pachukanis e Gramsc
Palavras-chave:
Educação. Direitos Humanos. Fundamentos. Gramsci e Pachukanis.
Resumo
O presente trabalho visa a reflexão crítica sobre o fundamento do direito humano à educação nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira, a partir de Pachukanis e Gramsci. O problema central é discutir sobre a sociabilidade que precedeu as normas que instituíram a diretrizes e bases da educação no Brasil e como relações sociais hegemônicas, cimentadas por determinada ideologia, se transformam em regras jurídicas. O método é a de revisão bibliográfica estruturada e a abordagem será crítica. Nas considerações finais, serão retomados os elementos fundamentais da discussão, para a visão crítica das regras e do fundamento do direito humano à educação nas diretrizes e base da educação brasileira, bem como a função humanística da escola, com indivíduos capazes de fazer a escolha entre o lucro ou as pessoas.Referências
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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Carvalho, G., & Lazarotto Simioni, R. (2024). A HEGEMONIA:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1209
Seção
Artigos
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