PICHAR PARA SIGNIFICAR: O SUJEITO E SUAS FORMAS DE RESISÊNCIA

  • Wagner Ernesto Jonas Franco Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Pichação, análise de discurso, sujeito, resistência.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a imagem de uma pichação que circulou nas redes sociais neste ano. O foco é compreender como se configuram os sentidos dessa materialidade discursiva a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, que toma como corpus qualquer materialidade significativa verbal ou não verbal. A Análise de Discurso entende a língua como relativamente autônoma e local onde se materializa a ideologia, formando o discurso. Não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia. O sujeito é interpelado pela ideologia e formado na e pela linguagem. Com estes conceitos, compreendemos que a materialidade discursiva da pichação revela relações contraditórias entre grupos sociais que são constitutivas do discurso e esta materialidade é enunciada a partir de uma posição de resistência do enunciador. Este entendido não como a origem dos sentidos, mas sujeito que retoma sentidos pré-existentes em determinada(s) formação(ões) discursiva(s). Concluímos que língua e sociedade se constituem mutuamente e que o discurso revela diferentes formas de protesto do sujeito. Formas que garantem sua inserção na história e reivindicam reconhecimento e melhoria na sociedade. Por último, a imagem da pichação no ambiente virtual traz a memória do que é produzido no social com novos significados e novos leitores e, sobretudo, desvencilha o aspecto criminoso do ato de pichar.

Biografia do Autor

Wagner Ernesto Jonas Franco, Universidade do Vale do Sapucaí
Graduado em Letras pela Universidade do Sapucaí, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira e Portuguesa pela Uninter, mestrando em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Referências

CAVALLARI, J. S. Avaliações externas e seus efeitos na subjetividade de professores. Signum: Estudos da Linguagem, n. 14/1, p. 121-136, jun. 2011.

GADET. F. e HAK. T. Por uma Análise Automática do Discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora Unicamp, 1997.

ORLANDI, E. P. Sentidos em fuga: Efeitos da Polissemia e do Silêncio. In CARROZZA, Guilherme; SANTOS, Miriam dos; SILVA, Telma Domingues da (Orgs.).

Sujeito, Sociedade, Sentidos. Campinas. Editora RG, 2012.

_________. Cidade dos Sentidos. Campinas. Editora Pontes, 2004.

_________. Interpretação: Autoria, Leitura e Efeitos do Trabalho Simbólico. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.

_________. O Próprio da Análise de Discurso. Escritos,: Discurso e Política, Campinas, LABEURB –NUDECRI-UNICAMP, n. 3, p. 17-21, nov 1998.

_________. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos - Campinas: Pontes, 2010.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.

Publicado
2014-10-24
Como Citar
Franco, W. E. J. (2014). PICHAR PARA SIGNIFICAR: O SUJEITO E SUAS FORMAS DE RESISÊNCIA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (1). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i1.12