EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO INFORMAL E INFORMAL:
conceitos e possibilidades à pesquisa acadêmica
Palavras-chave:
Educação; Educação Formal; Educação Não Formal; Educação Informal .
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os diferentes espaços da educação como possibilidades para a pesquisa acadêmica e valorização da cultura, história, memória e experiências vivenciadas por todos os envolvidos. Para isso, a compreensão da educação formal, não formal e informal é necessária como partes de uma Educação Global do ser humano ao longo de sua vida. A Educação acontece um diversos lugares e formas, garantia dada na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 em seu artigo 1º. Para se alcançar tal resultado, faz-se necessário o uso de referenciais teóricos que abordem a importância desses espaços na atualidade. A utilização da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin através das regras de homogeneidade e pertinência ao tema são empregados como metodologia qualitativa para formular o objetivo. Assim, esperamos compreender as inúmeras possibilidades de pesquisa educacional existentes nesse tripé: formal, não formal e informal. Palavras-chave: Educação; Educação Formal; Educação Não Formal; Educação InformalReferências
ANGELINI, Rute de C. Atributos aos diferentes tipos de educação: formal, não formal e informal. Anais do II Colóquios de Política e Gestão da Educação - n.2, 2021, p.220-232. Disponível em: https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1001 Acesso em: 28 de fev. 2023
ARANTES, Valéria Amorim (org.); Educação formal e não formal: pontos e contrapontos. 2018. Summus Editorial. 1º Edição.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIANCONI, Maria Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal. Cienc. Cult., Dez 2005, vol.57, n.4, p.20-20. ISSN 0009-6725. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n4/a13v57n4.pdf Acesso em: 01 de fev. 2024
BIESDORF, Rosane Kloh. O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL: EDUCAÇÃO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1148, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1148. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20432. Acesso em: 10 de fev. 2024
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São
Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 05 de fev. 2024
BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 de mar.2024
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em 15 de fev. 2024
CANO, Márcio Rogério de Oliveira; OLIVEIRA, Regina Soares de; ALMEIDA, Vanusia Lopes de; FONSECA, Vitória Azevedo da. História. São Paulo: Blucher, 2012. Coleção – A Reflexão e a Pratica de Ensino: 6
COSTA, Antônio Max Ferreira da; RODRIGUES, Juventina Firmina; NASCIMENTO, José Matheus do. AS CATEGORIAS “MEMÓRIA” E “MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” NAS CONCEPÇÕES DE JAQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS E MARIA CIAVATTA. Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.1, p. 59-75, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/download/51643/30179/134372#:~:text=Em%20tese%2C%20afirma%2Dse%20que,e%20pela%20cr%C3%ADtica%20das%20fontes . Acesso em 29 de fev. 2024
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. Educação e Sociedade. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 01 de mar. 2024
FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patrícia Flávia. PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Interfaces Científicas , Aracaju ,V.8 ,nº.3 ,p. 584 – 596, Publicação Contínua – 2020.
GADOTTI, Moacir. A questão da Educação Formal/ Não- Formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudca%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20formal_formal_Gadotti.pdf Acesso em: 01 de fev. 2024
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf Acesso em: 08 de fev. 2024
GOHN, Maria da G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/download/1/5 Acesso em: 02 de mar. 2024
GOHN, Maria da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. v.1. (Coleção questões da nossa época). Disponível em: Minha Biblioteca, Cortez, 2013.
GOHN, Maria da. G. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL : DIREITOS E APRENDIZAGENS DOS CIDADÃOS (ÃS) EM TEMPOS DO CORONAVÍRUS. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.7.7 – 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3259 Acesso em: 12 de fev. 2024
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: História e memória. Tradução de Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana F. Borges. 4. ed. Campinas-SP: Unicamp, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo:
Cortez, 2010.
PEREZ, Deives. Modalidades de educação e trabalho do professor: do contexto histórico da educação formal aos saberes e práticas contemporâneas da educação não formal. 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/127234/ISSN1809-5747-2013-08-16-01-22.pdf?sequence=1 Acesso em: 10 de fev. 2024
SANTOS, Thiago da Silva; GERMANO, Marcelo Gomes. A educação formal, informal e não formal e os museus de ciência. V ENID, Encontro de iniciação à Docência da UEPB, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2015/TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID1551_31072015111434.pdf Acesso em: 02 de mar. 2024
ARANTES, Valéria Amorim (org.); Educação formal e não formal: pontos e contrapontos. 2018. Summus Editorial. 1º Edição.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIANCONI, Maria Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal. Cienc. Cult., Dez 2005, vol.57, n.4, p.20-20. ISSN 0009-6725. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v57n4/a13v57n4.pdf Acesso em: 01 de fev. 2024
BIESDORF, Rosane Kloh. O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL: EDUCAÇÃO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 7, n. 2, p. DOI 10.5216/rir.v1i10.1148, 2011. DOI: 10.5216/rir.v1i10.1148. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/20432. Acesso em: 10 de fev. 2024
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São
Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 05 de fev. 2024
BRASIL, Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 de mar.2024
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em 15 de fev. 2024
CANO, Márcio Rogério de Oliveira; OLIVEIRA, Regina Soares de; ALMEIDA, Vanusia Lopes de; FONSECA, Vitória Azevedo da. História. São Paulo: Blucher, 2012. Coleção – A Reflexão e a Pratica de Ensino: 6
COSTA, Antônio Max Ferreira da; RODRIGUES, Juventina Firmina; NASCIMENTO, José Matheus do. AS CATEGORIAS “MEMÓRIA” E “MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” NAS CONCEPÇÕES DE JAQUES LE GOFF, MAURICE HALBWACHS E MARIA CIAVATTA. Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 29, n.1, p. 59-75, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/download/51643/30179/134372#:~:text=Em%20tese%2C%20afirma%2Dse%20que,e%20pela%20cr%C3%ADtica%20das%20fontes . Acesso em 29 de fev. 2024
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. Educação e Sociedade. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 01 de mar. 2024
FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patrícia Flávia. PARA ALÉM DA SIGNIFICAÇÃO ‘FORMAL’, ‘NÃO FORMAL’ E ‘INFORMAL’ NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Interfaces Científicas , Aracaju ,V.8 ,nº.3 ,p. 584 – 596, Publicação Contínua – 2020.
GADOTTI, Moacir. A questão da Educação Formal/ Não- Formal. Sion: Institut Internacional des Droits de 1º Enfant, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudca%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20formal_formal_Gadotti.pdf Acesso em: 01 de fev. 2024
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf Acesso em: 08 de fev. 2024
GOHN, Maria da G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/download/1/5 Acesso em: 02 de mar. 2024
GOHN, Maria da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. v.1. (Coleção questões da nossa época). Disponível em: Minha Biblioteca, Cortez, 2013.
GOHN, Maria da. G. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL : DIREITOS E APRENDIZAGENS DOS CIDADÃOS (ÃS) EM TEMPOS DO CORONAVÍRUS. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.7.7 – 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3259 Acesso em: 12 de fev. 2024
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: História e memória. Tradução de Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana F. Borges. 4. ed. Campinas-SP: Unicamp, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo:
Cortez, 2010.
PEREZ, Deives. Modalidades de educação e trabalho do professor: do contexto histórico da educação formal aos saberes e práticas contemporâneas da educação não formal. 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/127234/ISSN1809-5747-2013-08-16-01-22.pdf?sequence=1 Acesso em: 10 de fev. 2024
SANTOS, Thiago da Silva; GERMANO, Marcelo Gomes. A educação formal, informal e não formal e os museus de ciência. V ENID, Encontro de iniciação à Docência da UEPB, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2015/TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID1551_31072015111434.pdf Acesso em: 02 de mar. 2024
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Professor, J. C. da S., & Rios Faria de Oliveira, R. (2024). EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO INFORMAL E INFORMAL: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1173
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.