O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):

reflexões necessárias sobre Literacia Científica

  • Fábio Willie da Silva Matos Universidade do Vale do Sapucaí/Mestrando
  • Diego Henrique Pereira Universidade do Vale do Sapucaí
  • Magna Leite Carvalho Lima Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Química, Letramento Científico.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino regulamentada no Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Seu propósito é proporcionar a educação básica a pessoas que não tiveram acesso aos estudos na idade adequada, abrangendo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A partir de 2000, as Diretrizes Curriculares Nacionais foram estabelecidas com base nas recomendações do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, que reconhece o direito à educação para todos. A EJA, no Brasil, está vinculada aos movimentos sociais, buscando reparar o acesso negado à educação a grupos sociais específicos. Suas funções são reparar, equalizar e qualificar, atendendo às necessidades desse público diverso. O ensino de Química na EJA enfrenta desafios relacionados à redução da carga horária e à variedade de níveis de aprendizado devido às diferenças de faixas etárias dos alunos. No entanto, é fundamental contextualizar a importância da EJA como modalidade integrante da educação básica, reconhecendo o histórico de sua formação e o potencial do ensino de Química para desenvolver o letramento científico nos alunos. Dessa forma, o letramento científico pode ser uma ferramenta essencial para a compreensão crítica do mundo e a capacitação para intervenções conscientes e sustentáveis na sociedade.

Biografia do Autor

Diego Henrique Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí
Pós-doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade. Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí. E-mail: diegopereira@univas.edu.br. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/6203332755709479.
Magna Leite Carvalho Lima, Universidade do Vale do Sapucaí
Pós-doutorado pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Doutora em Ciências da Linguagem pela UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí. E-mail: magnaleite30@gmail.com. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/8161556408550259.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
da Silva Matos, F. W., Henrique Pereira, D., & Leite Carvalho Lima, M. (2024). O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1168