PLATAFORMIZAÇÃO DIGITAL:
um debate sobre neoliberalismo e educação na cultura digital
Palavras-chave:
Educação; Neoliberalismo; Cultura digital; tecnologias de informação.
Resumo
Este ensaio problematiza a complexa relação entre plataformas digitais e o paradigma neoliberal na assim chamada “cultura digital” na educação. Após um certo distanciamento histórico do frenesi tecnológico que dominou tanto as decisões empresariais quanto as políticas de governo, hoje a comunidade científica observa com mais discernimento o caráter ambivalente das tecnologias de informação na educação, as quais, ao mesmo tempo em que conectam as pessoas, também as afastam; facilitam o acesso à informação, mas também à desinformação, fake news e discursos de ódio; estruturam as práticas pedagógicas, mas também produzem dispersão da atenção. Por meio de uma metodologia analítica e técnica de revisão literária estruturada, conclui-se que as plataformas digitais na educação não são apenas ferramentas pedagógicas imparciais e desinteressadas, mas ambientes de aprendizagem que reestruturam um novo conceito de educação, marcado pelo protagonismo dos valores neoliberais que, dentre outras coisas, promove uma ruptura da cultura da educação como emancipação.Referências
ALVES, A., KLAUS, V., & LOUREIRO, C. B.. (2021). Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal. Educação e Pesquisa, 47, e226115. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115.
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: GENTILI, Pablo; SADER, Emir (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9-23.
BERTAZI, M. H., & COLACIOS, R. D.. (2023). Educação Ambiental nas Lareiras do Capital: uma crítica à agenda neoliberal. Educação & Realidade, 48, e123264. https://doi.org/10.1590/2175-6236123264vs01.
BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Das conexões entre cultura digital e educação: pensando a condição digital na sociedade contemporânea. ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas, v. 22, n. 2, p. 369-388, abr. 2020. Disponível em
=S167625922020000200369&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 10 nov. 2023. Epub 27-Jun-2021. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547.
BORTOLAZZO, Sandro Faccin. O Dilema das Plataformas e Redes Digitais: processos educativos, docência e neoliberalismo. Cadernos De Educação, Pelotas (RS), n. 66, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/2402
6. Acesso em: 10 nov. 2023.
CASTELLS, Manuel. The Rise of the Network Society. The Information Age. Cambridge: MA; Oxford: Blackwell, 1996.
DALBOSCO, C. A., CENCI, A. V., & DORO, M. J.. (2023). UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO NO CONTEXTO NEOLIBERAL. Educação & Sociedade, 44, e273155. https://doi.org/10.1590/ES.273155.
DARDOT, P.; GUÉGUEN, Haud.; LAVAL, Christian., SAUVÊTRE, Pierre. A Escolha da Guerra Civil. Uma outra história do neoliberalismo. Tradução: Márcia Pereira Cunha. São Paulo: Elefante Editora, 2021.
DESMURGET, Michel. La fábrique du cretin digital. Paris: Points, 2019.
FERREIRA, T. Algo que se produz como um clarão. In Revista Educação – Lacan pensa a educação, no 9, ano II, p. 40-49, 2008.
FRANÇA, Tania; RABELLO, Elaine Teixeira; MAGNAGO, Carinne. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas / Digital media and platforms in the Permanent Health Education field: debates and proposals. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. Especial 1, p. 106-115, ago. 2019. DOI: 10.1590/0103-11042019S109.
KOERNER, A., VASQUES, P. H., & ALMEIDA, Á. O. de.. (2019). DIREITO SOCIAL, NEOLIBERALISMO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Lua Nova: Revista De Cultura E Política, (108), 195–214. https://doi.org/10.1590/0102-195214/108.
IDELAND, Malin. Google and the end of the teacher? How a figuration of the teacher is produced through an ed-tech discurse. Learning, media and technology. Vol. 46, n. 1, p. 33-46, 2021.
MARRACH, S. A. Neoliberalismo e Educação. In: GUIRALDELLI JUNIOR, P. (Org.). Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1996. p. 42-56.
MEANS, Alexander. Platform Learning and On-Demand Labor: Sociotechnical Projections on the Future of Education and Work. Learning, Media and Technology. Vol. 43, n. 3, p. 326–338. 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cultura digital. Série Cadernos Pedagógicos. Programa Mais Educação. Governo Federal do Brasil. s/d,
MÜHL, E. H., ZUIN, A. Á. S., & GOERGEN, P. L.. (2023). UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO NA ERA DA CULTURA DIGITAL. Educação & Sociedade, 44, e273812. https://doi.org/10.1590/ES.273812.
SANDEL, Michael J. O descontentamento da democracia: uma nova abordagem para tempos periculosos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
STANKEVECZ, R. V.; BERTONCINI, M. A Meritocracia Neoliberal e o Desafio de Garantir a Justiça Social. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC), v. 9, n. 1, p. e0370, 2021. DOI: 10.37497/revistacejur.v9i1.370. Disponível em: https://revistadocejur.tjsc.jus.br/cejur/article/view/370. Acesso em: 13 nov. 2023.
THORNHILL, Chris. Crise democrática e direito constitucional global. São Paulo: Contracorrente, 2021.
TREVISOL, Marcio Giusti; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, n. 3, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/ article/view/12409. Acesso em 01 de dez. 2020.
VIANA, Ana Luiza d'Avila; SILVA, Hudson Pacifico da. Meritocracia neoliberal e capitalismo financeiro: implicações para a proteção social e a saúde. Ciência & saúde coletiva, v. 23, n. 7, p. 2107-2117, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018237.07582018. Acesso em: 13 nov. 2023.
ZUIN, Antônio A. S. Cyberbullying contra professores: dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa. São Paulo: Loyola, 2017.
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: GENTILI, Pablo; SADER, Emir (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9-23.
BERTAZI, M. H., & COLACIOS, R. D.. (2023). Educação Ambiental nas Lareiras do Capital: uma crítica à agenda neoliberal. Educação & Realidade, 48, e123264. https://doi.org/10.1590/2175-6236123264vs01.
BORTOLAZZO, Sandro Faccin. Das conexões entre cultura digital e educação: pensando a condição digital na sociedade contemporânea. ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas, v. 22, n. 2, p. 369-388, abr. 2020. Disponível em
BORTOLAZZO, Sandro Faccin. O Dilema das Plataformas e Redes Digitais: processos educativos, docência e neoliberalismo. Cadernos De Educação, Pelotas (RS), n. 66, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/2402
6. Acesso em: 10 nov. 2023.
CASTELLS, Manuel. The Rise of the Network Society. The Information Age. Cambridge: MA; Oxford: Blackwell, 1996.
DALBOSCO, C. A., CENCI, A. V., & DORO, M. J.. (2023). UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO NO CONTEXTO NEOLIBERAL. Educação & Sociedade, 44, e273155. https://doi.org/10.1590/ES.273155.
DARDOT, P.; GUÉGUEN, Haud.; LAVAL, Christian., SAUVÊTRE, Pierre. A Escolha da Guerra Civil. Uma outra história do neoliberalismo. Tradução: Márcia Pereira Cunha. São Paulo: Elefante Editora, 2021.
DESMURGET, Michel. La fábrique du cretin digital. Paris: Points, 2019.
FERREIRA, T. Algo que se produz como um clarão. In Revista Educação – Lacan pensa a educação, no 9, ano II, p. 40-49, 2008.
FRANÇA, Tania; RABELLO, Elaine Teixeira; MAGNAGO, Carinne. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas / Digital media and platforms in the Permanent Health Education field: debates and proposals. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. Especial 1, p. 106-115, ago. 2019. DOI: 10.1590/0103-11042019S109.
KOERNER, A., VASQUES, P. H., & ALMEIDA, Á. O. de.. (2019). DIREITO SOCIAL, NEOLIBERALISMO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Lua Nova: Revista De Cultura E Política, (108), 195–214. https://doi.org/10.1590/0102-195214/108.
IDELAND, Malin. Google and the end of the teacher? How a figuration of the teacher is produced through an ed-tech discurse. Learning, media and technology. Vol. 46, n. 1, p. 33-46, 2021.
MARRACH, S. A. Neoliberalismo e Educação. In: GUIRALDELLI JUNIOR, P. (Org.). Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1996. p. 42-56.
MEANS, Alexander. Platform Learning and On-Demand Labor: Sociotechnical Projections on the Future of Education and Work. Learning, Media and Technology. Vol. 43, n. 3, p. 326–338. 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cultura digital. Série Cadernos Pedagógicos. Programa Mais Educação. Governo Federal do Brasil. s/d,
MÜHL, E. H., ZUIN, A. Á. S., & GOERGEN, P. L.. (2023). UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO NA ERA DA CULTURA DIGITAL. Educação & Sociedade, 44, e273812. https://doi.org/10.1590/ES.273812.
SANDEL, Michael J. O descontentamento da democracia: uma nova abordagem para tempos periculosos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.
STANKEVECZ, R. V.; BERTONCINI, M. A Meritocracia Neoliberal e o Desafio de Garantir a Justiça Social. Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional, Florianópolis (SC), v. 9, n. 1, p. e0370, 2021. DOI: 10.37497/revistacejur.v9i1.370. Disponível em: https://revistadocejur.tjsc.jus.br/cejur/article/view/370. Acesso em: 13 nov. 2023.
THORNHILL, Chris. Crise democrática e direito constitucional global. São Paulo: Contracorrente, 2021.
TREVISOL, Marcio Giusti; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, n. 3, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/ article/view/12409. Acesso em 01 de dez. 2020.
VIANA, Ana Luiza d'Avila; SILVA, Hudson Pacifico da. Meritocracia neoliberal e capitalismo financeiro: implicações para a proteção social e a saúde. Ciência & saúde coletiva, v. 23, n. 7, p. 2107-2117, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018237.07582018. Acesso em: 13 nov. 2023.
ZUIN, Antônio A. S. Cyberbullying contra professores: dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa. São Paulo: Loyola, 2017.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Barra dos Santos, E., Lazzarotto Simioni, R., & Magno dos Anjos, R. (2024). PLATAFORMIZAÇÃO DIGITAL: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1166
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.