OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA MODERNIDADE DAS GUERRAS

  • Marcelo Costa Ribeiro Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS)
  • Rodrigo Rios Faria de Oliveira Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Palavras-chave: Educação multicultural; Conflitos armados. Inclusão social; Formação de professores.

Resumo

Este estudo analisa os desafios enfrentados pela educação multicultural em meio à contemporaneidade marcada por conflitos armados. Adotando uma abordagem quali-quanti de natureza básica, o trabalho explora o conceito de educação multicultural como um elemento essencial no acolhimento de estudantes refugiados em situações de guerra, visando ao desenvolvimento de habilidades para a formação da cidadania e inclusão no mercado de trabalho. Os objetivos incluem identificar obstáculos enfrentados por alunos imigrantes em contextos de conflito, propor soluções e políticas educacionais eficazes, e destacar a importância da formação de professores sensíveis às questões multiculturais. O problema de pesquisa aborda a necessidade de compreender e superar os desafios da educação multicultural em meio a contextos de guerra e migração forçada. A justificativa acadêmica destaca o impacto das guerras, especialmente no Oriente Médio, nas populações afetadas, ressaltando a interrupção do processo educativo e a urgência de atender às necessidades básicas. Este estudo busca contribuir para uma educação inclusiva, equitativa e sensível à diversidade cultural, considerando a complexidade dos desafios contemporâneos.      

Biografia do Autor

Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS
Pós-doutorando pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, em Cirurgia transalcional. Doutor em Ciências da Linguagem, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Licenciatura em Filosofia. Licenciatura em Letras - Inglês. Licenciando em Educação Física. Especialização na área do Direito do Trabalho; Especialização em Direito e Processo Tributário; Especialização em Direito Empresarial; Especialização em Direito Público, Especialização em Direito Administrativo; Especialização em Direito Médico e Hospitalar, Especialização em Filosofia e Direitos Humanos e Especialização em Direito Constitucional. Professor Permanente do PPGEDUCS - Doutorado e Mestrado - e Professor em cursos de graduação, na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, onde está como vice coordenador do Curso de Ciências Contábeis. Membro da Comissão de Análise dos Processos de Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade - PPGEduCS da Universidade do Vale do Sapucaí.Professor de Projeto de Vida para o Ensino Médio do Colégio Vale do Sapucaí - ANGLO. É orientador nas áreas de Direito e Educação. É advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Minas Gerais, sob o número 68.418. Autor de livros e de artigos científicos.  

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Costa Ribeiro, M., & Rios Faria de Oliveira, R. (2024). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA MODERNIDADE DAS GUERRAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1164