A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS SABERES DO COTIDIANO

  • Leilane Dos Santos Rohleder UFMT
  • Cléo Ferreira Gomes UFMT
  • Cléo Ferreira Gomes UFMT
  • Camile de araujo Aguiar UFMT
Palavras-chave: Educação; Tradição; Cotidiano; Aprendizagem; Aprendizagem

Resumo

O presente ensaio surge a partir das relações construídas durante as aulas na disciplina de Teorias e Práticas em Pesquisa na Educação I do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Apresentaremos algumas considerações acerca de leituras e discussões sobre o fenômeno chamado educação como: A sociedade sem escolas de Ivan Illich (2018), Educação e sociologia de Émile Durkheim (2011), Gaston Barchelard (1996), 21 lições para o século XXI de Yuval Harari (2018) e outros aportes teóricos que contribuíram conosco nesta empreitada. Em busca de compreender a educação do cotidiano, vimos que ela se apoia em grande parte na aquisição de hábitos e valores que envolvem saberes da vida corrente, nos lazeres, trabalho, práticas esportivas entre outros. Por sua vez revelam costumes, hábitos, valores, regras com múltiplas simbologias presentes a partir de sua localização, tanto nas dimensões espaciais quanto temporais, tornando-se em expressões simbólicas da vida social. Diante dos estudos, suspeitamos que não há escolas ou instituições educativas fora do ambiente da vida do cotidiano. Palavras-chave: Educação; Tradição; Cotidiano; Aprendizagem; Aprendizagem.

Biografia do Autor

Cléo Ferreira Gomes, UFMT
Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação da UFMT e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física da UFMT, com coordenação nacional da UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Corporeidade e a Ludicidade ― GEPCOL/PPGE/UFMT
Cléo Ferreira Gomes, UFMT
Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação da UFMT e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física da UFMT, com coordenação nacional da UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Corporeidade e a Ludicidade ― GEPCOL/PPGE/UFMT
Camile de araujo Aguiar, UFMT
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, na Linha de Pesquisa Cultura Escolares e Linguagens. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corporeidade e Ludicidade. Mestra da Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática. Especialista em Docência na Educação Infantil. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá ― IE/PPGE/UFMT/GEPCOL.

Referências

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DURKHEIM, E. Educação e sociologia; Petrópolis, RJ: vozes, 2014.

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MONTAGU, Ashley. Tocar: o significado humano da pele / Tradução Maria Sílvia Moura Netto - São Paulo: Summus, 1988.

RIVIÈRE, Claude. Os Ritos Profanos: Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
Dos Santos Rohleder, L., Ferreira Gomes, C., Ferreira Gomes, C., & de araujo Aguiar, C. (2024). A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DOS SABERES DO COTIDIANO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1143