GREVE NA EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE:

O Programa de Residência Pedagógica na greve da rede estadual do Rio de Janeiro

  • Everardo Paiva de Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Walter José Moreira Dias Junior UFF
  • João Alexandre André Valverde Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Experiência; Formação docente; Greve de professores; Residência Pedagógica; Tornar-se professor.

Resumo

O presente trabalho reflete sobre as atividades de um núcleo do Programa Residência Pedagógica, integrante do Subprojeto de História, fruto da parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o CE Manuel de Abreu (MABREU), no município de Niterói/RJ, durante a greve de professores da rede pública estadual, em 2023. Os objetivos do Programa, financiado pela CAPES, incluem o investimento em uma contribuição efetiva para a construção da identidade profissional docente pela via da formação teoricoprática dos licenciandos. O envolvimento dos licenciandos em uma greve de educadores reivindicando a adoção do piso nacional do magistério não está apartado desses objetivos. O texto pretende mostrar como dimensões externas à sala de aula e ao dia a dia da vida escolar, em um contexto de lutas sociais e políticas mais gerais, não estão desconectadas da formação docente, pelo contrário: são também práticas pedagógicas fecundando a experiência de tornar-se professor, futuro antecipado nos licenciandos. Não obstante, a partir das contribuições de Walter Benjamin, Michel de Certeau, António Nóvoa e Ivor F. Goodson, é possível compreender que, para uma formação contextualizada e colaborativa de professores, oportunizar uma vivência estratégica do contexto de greve é fundamental, mas não basta: para além disso, é preciso acompanhar de perto o modo como as táticas dos praticantes transformam essas vivências em verdadeiras experiências ou experiências plenas, entendidas como aquilo que nos aborda, nos interpela e nos transforma. Este texto se apresenta, pois, como um exercício a muitas mãos mediante o qual professores e pesquisadores em formação experimentam percursos de aprendizagem narrativa.

Biografia do Autor

Everardo Paiva de Andrade, Universidade Federal Fluminense
Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), com Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela mesma Universidade. Em 2018 realizou estudos de pós-doutoramento sobre o tema de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de professores em duas instituições: os programas de pós graduação em História da UFF e em Educação da FFP/UERJ. É Professor Associado da Faculdade de Educação, do PPGE/UFF e do PROFHISTÓRIA. Participa dos seguintes grupos de pesquisa:: CDC (Currículo, Docência & Cultura, interinstitucional sediado na FEUFF, do qual é vice-líder no CNPq), LEH (Laboratório de Ensino de História, da FEUFF), LABHOI (Laboratório de História Oral e Imagem, do Instituto de História, sobretudo através do projeto Trajetórias Docentes) e Polifonia (UERJ, onde realizou o pós-doutoramento).. Atualmente, está envolvido com três projetos de pesquisa: ?A docência como saber iminente: narrativas da profissão na formação (inicial, continuada) de professores? (iniciado no pós-doutorado, em 2018), ?Tornando-se professor: política, cultura e cotidiano na formação docente? (Projeto articulador do trabalho no PPGE e no PROFHISTÓRIA) e ?Trajetórias docentes?. Foi professor nas redes pública e privada de Educação Básica, com experiência na implantação e direção de CIEP, no II Programa Especial de Educação (1992/1995). Desenvolve pesquisas nas temáticas de Ensino de História, formação e profissão docente, narrativas biográficas e histórias de vida.
João Alexandre André Valverde, Universidade Federal Fluminense
Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista da CAPES pelo Programa de Residência Pedagógica de 2022 a 2024.Experiencias: Colégio Estadual Manuel de Abreu, Icaraí - Niterói/RJ; Bolsista no Programa Institucional de Residência Pedagógica(PRP/CAPES); 2022 - 2024

Referências

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Paiva de Andrade, E., José Moreira Dias Junior, W., & André Valverde, J. A. (2024). GREVE NA EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1142