QUEM QUER SER DIRETOR?

os dilemas da gestão de recursos do Programa Dinheiro Direto na escola na rede municipal

  • Lethicia Dutra Leal Ferreira Fernandes UninCor
  • Antônio dos Santos Silva UninCor - Universidade do Vale do Rio Verde
Palavras-chave: Gestão Escolar Municipal. Verbas Públicas na Educação. Gestão financeira do PDDE. Capacitação de diretores escolares.

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho é a gestão escolar do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que parte de um modelo descentralizado de gestão financeira dos programas educacionais brasileiros. Os diretores escolares são os responsáveis pelo manejo destes recursos e precisam lidar com o programa e suas peculiaridades. Como objetivo geral, este trabalho se propôs a analisar a relação dos diretores escolares municipais com o PDDE tendo como referência a forma de seleção dos diretores e se possuem capacitação específica para o cargo. Esta pesquisa se classifica como exploratória e aplicada, teve como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada formulado com base em duas categorias de análise estabelecidas a priori fundamentadas em pesquisa bibliográfica e documental, aplicadas em um município do sul de Minas Gerais. O tratamento dos dados foi realizado através da Análise de Conteúdo, categorial, com recorte das entrevistas por tema-eixo. Como principais achados obteve-se que os diretores são alocados no cargo somente por indicação, e que na seleção não foi cumprido o critério de exigência de pós-graduação em Gestão Escolar por falta de voluntários ao cargo.

Biografia do Autor

Antônio dos Santos Silva, UninCor - Universidade do Vale do Rio Verde
Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino do Centro Universitário Vale do Rio Verde - Unincor, desde dezembro de 2020. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Membro e pesquisador do NERHURT (Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho) do Programa de Pós-graduação da PUC Minas. Mestre em Administração pela FEAD (2009) - foco em Empreendedorismo. Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), área de concentração: Finanças empresariais. Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Estuda a sociologia weberiana aplicada em gestão de organizações. Atualmente é coordenador do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Unincor e professor permanente, onde leciona disciplinas relacionadas à gestão escolar com foco em qualidade e inovação do ensino. Temas de interesse: Empreendedorismo, Empreendedorismo social, Gestão estratégica de Pessoas, Liderança, Max Weber, Estratégia empresarial, Gestão participativa, Gestão e inovação educacional.

Referências

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Dutra Leal Ferreira Fernandes, L., & Silva, A. dos S. (2024). QUEM QUER SER DIRETOR? . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1129