A FIGURA DA IRONIA COMO PROCESSO RETÓRICO-PROBLEMATOLÓGICO E EFEITO DO INCONSCIENTE

  • Rodrigo Seixas Pereira Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Ironia, retórica, problematologia, falha, inconsciente.

Resumo

A ironia se configura como a figura de retórica por excelência por exemplificar e comprovar, em sua própria definição e constituição, a natureza “problematológica” da linguagem. Durante bastante tempo, a retórica considerou o homem como fundamento de si, do dizer, portador e produtor de uma racionalidade assertórica que muito pouco questionava o próprio dizer e a sua condição enquanto sujeito de razão. Entretanto, a teoria retórica da “problematologia” do filósofo belga Michel Meyer (1991, 1992, 2007) apresenta que a retórica é antes uma ferramenta de racionalidade interrogativa, que rejeita o proposicionalismo da razão cartesiana e positivista, em prol de uma visão do sujeito retórico e da própria retórica como plurais, irresolutos, desfundamentalizados e, em parte, frutos de processos do inconsciente, e que, portanto, põe o logos como o momento do resgate da diferença problematológica e das falhas de sentido. Destarte, esse artigo visa apresentar a ironia como uma marca condensada do caráter problematológico da linguagem e das implicações das falhas de sentido e, em certa medida, dos processos do inconsciente.

Biografia do Autor

Rodrigo Seixas Pereira Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrando em Estudos Linguísticos (ênfase em Análise do Discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro, Editora Nova Aguillar, 1994.

DUNKER, C. I. L. A Interpretação do Chiste e a Retórica da Interpretação Psicanalítica. Interações (Universidade São Marcos), v.V, 1999.

ESTEVES, José Manuel. Ironia e Argumentação. Lisboa, Labcom, 2009.

FIORIN, José Luiz. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

FONTANIER, Pierre. Les figures du discours. Paris: Flammarion, 1977.

FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Vl.8. Supervisão de tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

LACAN, Jacques. Os quatros conceitos fundamentais da psicanálise. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

MEYER, Michel. A problematologia. Trad. Sandra Fitas. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

MEYER, Michel. Lógica, linguagem e argumentação. Trad. Maria Lúcia Novais. Lisboa, Teorema, 1992.

MEYER, Michel. Questões de Retórica. Trad. António Hall. Lisboa: Edições 70, 2007.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHST-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Trad. Maria E. A. P. Galvão. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Publicado
2014-10-24
Como Citar
Barbosa, R. S. P. (2014). A FIGURA DA IRONIA COMO PROCESSO RETÓRICO-PROBLEMATOLÓGICO E EFEITO DO INCONSCIENTE. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (1). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i1.11