CONEXÕES ENTRE BRASIL E ESCÓCIA
resultados preliminares de um estudo comparativo sobre as experiências de pessoas trans no ensino superior (2021-2022)
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma dissertação de mestrado que investigou políticas de inclusão para pessoas travestis, transexuais e gênero-dissidentes em duas instituições de ensino superior: a Universidade de Glasgow e uma universidade em Porto Alegre. A pesquisa, conduzida em 2022, analisou como estudantes trans percebem sua inclusão nestas instituições. Utilizando a Teoria da Perspectiva Feminista para conectar autores do Sul e Norte Global, o estudo empregou a técnica Bola de Neve e entrevistas semiestruturadas via Zoom com 18 participantes, divididos igualmente entre as duas universidades. A análise revelou três temas principais: questões sobre uso do banheiro (exclusivamente mencionado por brasileiros), relações de poder (citado por ambos os grupos) e passabilidade como estratégia contra a transfobia. Os resultados indicam que estudantes brasileiros se sentem menos incluídos e consideram insuficientes as políticas de nome social e cotas, enquanto estudantes de Glasgow demandam ações concretas, maior representatividade e aprimoramento das políticas existentes. Embora a amostra limitada não permita generalizações sobre todas as experiências trans no ensino superior, o estudo oferece insights importantes sobre as diferentes percepções de inclusão em contextos distintos.Referências
ANDRADE, L. N. de. Travestis na escola: assujeitamento ou resistência à ordem normativa. 2012. 278 f. Tese (doutorado). Faculdade de Educação - UFC, Fortaleza, 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2025.
ANTON, B. Passing as White: The Experiences of BIPOC Supervisees. 2022. 146 f. Ph.D. - Seton Hall University, Ann Arbor, 2022. Disponível em:.
ARGYRIOU, K. Migración de género, passing e inteligibilidad post-recesionaria. Asparkía. Investigació feminista, [s. l.], n. 39, p. 213–232, 2021. Disponível em:. Acesso em: 23 jun. 2022.
CONNELL, R. Using southern theory: Decolonizing social thought in theory, research and application. Planning theory (London, England), London, England, v. 13, n. 2, p. 210–223, 2014. Disponível em: https://go.exlibris.link/Wmjh0nTV.
BOHM, A. M. Os “monstros” e a escola : identidade e escolaridade de sujeitos travestis. 2009. 90 f. Dissertação (Faculdade de Educação) - UFRGS, Porto Alegre, 2009. Disponível em:. Acesso em: 25 jan. 2022.
BONASSI, B. C. et al. Vulnerabilidades mapeadas, Violências localizadas: Experiências de pessoas travestis e transexuais no Brasil. Quaderns de Psicologia, UAB: Universitat Autònoma de Barcelona, v. 17, n. 3, p. 83–98, 2015. Disponível em:. Acesso em: 06 jul. 2022.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 68–80, 2005. Disponível em:. Acesso em: 28 mar. 2022.
BROWNE, K. Snowball sampling: using social networks to research non-heterosexual women. International journal of social research methodology, Taylor & Francis Group Ltd, v. 8, n. 1, p. 47–60, 2005. Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2025.
CONNELL, R. Using southern theory: Decolonizing social thought in theory, research and application. Planning theory (London, England), London, England, v. 13, n. 2, p. 210–223, 2014. Disponível em:.
CORREA, C. M. de A. Travestilidades E Transexualidades Em Discurso: Processos De Subjetivação E Resistências Nos Contextos De Uso Do Nome Social Em Universidades Públicas Do Brasil. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress, [s. l.], p. 9, 2017. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2025.
CUTTER, M. J. “As White as Most White Women”: Racial Passing in Advertisements for Runaway Slaves and the Origins of a Multivalent Term. American Studies, Lawrence, v. 54, n. 4, p. 73-97,185, 2016. Disponível em:.
DIAS, A. F.; CARVALHO, M. E. P. De; OLIVEIRA, D. A. De. Notas Sobre O Processo De Inclusão/ Exclusão De Uma Professora Transexual. Revista da FAEEBA, Brumado, v. 25, n. 45, 2016. Disponível em:.
DIAS, C. K. et al. “Passing” and its effects on Brazilian transgender people’s sense of belonging to society: A theoretical study. Journal of community & applied social psychology, Hoboken, v. 31, n. 6, p. 690–702, 2021. Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2025.
DIAS, A. F.; CARVALHO, M. E. P. De; OLIVEIRA, D. A. De. Notas Sobre O Processo De Inclusão/ Exclusão De Uma Professora Transexual. Revista da FAEEBA, Brumado, v. 25, n. 45, 2016. Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2025.
DIMENSTEIN, M. et al. Fronteiras e fluxos no âmbito acadêmico: Interpelações de corpos transgressores da heteronormatividade. Interacao em Psicologia, Parana, v. 22, n. 3, 2018. Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2025.
DOS SANTOS, A. E. C.; ORNAT, M. J. Vivências de travestis e pessoas trans em espaços educacionais de nível superior no sul do brasil e a constituição de suas múltiplas espacialidades. Seminário Internacional Fazendo Gênero, [s. l.], v. 11,
DUTA, A.; AN, B.; IANNELLI, C. Social origins, academic strength of school curriculum and access to selective higher education institutions: Evidence from Scotland and the USA. Higher Education, [s. l.], v. 75, n. 5, p. 769–784, 2018. Disponível em:. Acesso em: 13 jun. 2022.
DOS SANTOS, A. E. C.; ORNAT, M. J.; PICHITELI, M. A. As Vivências de Travestis e Transexuais e os Territórios nas Instituições de Ensino Superior do Município de Ponta Grossa, Paraná. Formação (Online), FCT/UNESP, Presidente Prudente, v. 26, p. 15, 2019.
DUARTE, J. B. Transpassando os limites da educação: os significados do acesso ao ensino superior para travestis e pessoas transgêneras. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2025.
DUARTE, J. B.; JUCÁ, G. N. M. Para além das normas: o ensino superior como sociabilização e resistência da identidade travesti. UFC, Fortaleza, 2018.
DUTA, A.; AN, B.; IANNELLI, C. Social origins, academic strength of school curriculum and access to selective higher education institutions: Evidence from Scotland and the USA. Higher Education, [s. l.], v. 75, n. 5, p. 769–784, 2018. Disponível em:. Acesso em: 13 jun. 2022.
FERREIRA, G. G. Vidas Lixadas: crime e castigo nas narrativas de travestis e transexuais brasileiras. Salvador: Editora Devires, 2018.
FORMBY, E. How should we ‘care’for LGBT+ students within higher education? Pastoral Care in Education, Taylor & Francis Group Ltd, v. 35, n. 3, p. 203–220, 2017.
FRÓES, P. Transenem De Porto Alegre Como Alternativa Para Formação De Mulheres Travestis E Pessoas Transexuais. 2017, [s. l.], p. 12, 2017. Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2025.
HAFFORD-LETCHFIELD, T. et al. Transgender students in post-compulsory education: A systematic review. International Journal of Educational Research, Elsevier Ltd,Durham,v. 86, p. 1–12, 2017. Disponível em:. Acesso em: 05 mar. 2025.
JUNIOR, I. B. de O.; MAIO, E. R. Re/des/construindo in/diferenças: a expulsão compulsória de estudantes trans do sistema escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 45, p. 13, 2016. Disponível em:. Acesso em: 28 mar. 2022.
LAGES, V. N.; DUARTE, E. P.; ARARUNA, M. L. Direitos Trans No Ensino Superior: As Normativas Sobre Nome Social das Universidades Públicas Federais. Belo Horizonte, Brazil: Editora Dialética, 2021. Disponível em:.
LAWRENCE, M.; MCKENDRY, S. Supporting Transgender and Non-Binary Students and Staff in Further and Higher Education: Practical Advice for Colleges and Universities. London, UNITED KINGDOM: Jessica Kingsley Publishers, 2019. Disponível em:. Acesso em: 18 jan. 2022.
LIMA, L. F. C. de; CARVALHO, M. J. C.; VIANA, T. Cotas para travestis e transexuais nos programas de pós-graduação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [s. l.], v. 9, n. 5, p. 1579–1594, 2023. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2025.
LUGONES, M. Gender and Universality in Colonial Methodology. Critical philosophy of race, Penn State University Press, v. 8, n. 1–2, p. 25–47, 2020
MACÊDO, K. V.; PINHEIRO, G. de A. Auto-objetificação em mulheres universitárias transgênero, travestis e não binárias. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, [s. l.], v. 6, n. 13, p. 970–985, 2023. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2025.
MANDAVKAR, P. Education System in Scotland. Rochester, NY: Social Science Research Network, 2021. SSRN Scholarly Paper. Disponível em:. Acesso em: 21 jan. 2025.
MARTINELLI, F. et al. Entre o cisplay e a passabilidade: transfobia e regulação dos corpos trans no mercado de trabalho. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 348–364, 2018. Disponível em:. Acesso em: 23 jun. 2022.
PEARCE, R. Understanding Trans Health: Discourse, Power and Possibility. Bristol University Press: Policy Press, 2018. Disponível em:. Acesso em: 30 jan. 2022.
PEREIRA, M. J. A. Mulheres trans universitárias: a emergência de políticas públicas para a inserção e permanência de travestis e transexuais no universo acadêmico. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020. Disponível em:. Acesso em: 7 abr. 2022.
PEREIRA, A. C. TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR: uma revisão integrativa de literatura científica. Faculdade Alfredo Nasser, 2020.
PEREIRA, B. G.; SARTORI, T. L. EU NAO VOU ME CALAR: SUSPENSÃO DE COTAS PARA PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR E O SILENCIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO. Diversidade e Educação, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 986–1004, 2023. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2025.
PHIPPS, C. Thinking beyond the binary: Barriers to trans* participation in university sport. International Review for the Sociology of Sport, London, International Sociology of Sport Association and SAGE Publications Ltd,, v. 56, n. 1, p. 81–96, 2021. Disponível em:.
RIDDELL, S. Scottish Higher Education and Devolution. In: HIGHER EDUCATION IN SCOTLAND AND THE UK. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015. Disponível em:.
ROCHA, D.; SOUSA CRUZ, J. V. O “não lugar” do “corpo travesti” no “corpo discente” da pós-graduação e pesquisa na amazônia nortista. Revista Exitus, Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA , n. 13, p. 17, 2023. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2025.
SARTORI, T. L. Educação, direitos humanos e políticas afirmativas: acesso e permanência do estudante trans no ensino superior. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 15, n. 46, p. 261–275, 2022. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2025.
SILVA, K. Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior. Revista Educação e Emancipação, São Luíz, v. 10, p. 11, 2017.
UNIVERSITY OF GLASGOW | ACADEMIC DISCIPLINES, EDUCATION, COLLEGES, CAMPUSES, FACULTY, & ALUMNI | BRITANNICA. [S. l.], [s. d.]. Disponível em:. Acesso em: 11 mar. 2025.
UNIVERSITY OF GLASGOW - EXPLORE - OUR HISTORY. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2025.
ANTON, B. Passing as White: The Experiences of BIPOC Supervisees. 2022. 146 f. Ph.D. - Seton Hall University, Ann Arbor, 2022. Disponível em:
ARGYRIOU, K. Migración de género, passing e inteligibilidad post-recesionaria. Asparkía. Investigació feminista, [s. l.], n. 39, p. 213–232, 2021. Disponível em:
CONNELL, R. Using southern theory: Decolonizing social thought in theory, research and application. Planning theory (London, England), London, England, v. 13, n. 2, p. 210–223, 2014. Disponível em: https://go.exlibris.link/Wmjh0nTV.
BOHM, A. M. Os “monstros” e a escola : identidade e escolaridade de sujeitos travestis. 2009. 90 f. Dissertação (Faculdade de Educação) - UFRGS, Porto Alegre, 2009. Disponível em:
BONASSI, B. C. et al. Vulnerabilidades mapeadas, Violências localizadas: Experiências de pessoas travestis e transexuais no Brasil. Quaderns de Psicologia, UAB: Universitat Autònoma de Barcelona, v. 17, n. 3, p. 83–98, 2015. Disponível em:
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 68–80, 2005. Disponível em:
BROWNE, K. Snowball sampling: using social networks to research non-heterosexual women. International journal of social research methodology, Taylor & Francis Group Ltd, v. 8, n. 1, p. 47–60, 2005. Disponível em:
CONNELL, R. Using southern theory: Decolonizing social thought in theory, research and application. Planning theory (London, England), London, England, v. 13, n. 2, p. 210–223, 2014. Disponível em:
CORREA, C. M. de A. Travestilidades E Transexualidades Em Discurso: Processos De Subjetivação E Resistências Nos Contextos De Uso Do Nome Social Em Universidades Públicas Do Brasil. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress, [s. l.], p. 9, 2017. Disponível em:
CUTTER, M. J. “As White as Most White Women”: Racial Passing in Advertisements for Runaway Slaves and the Origins of a Multivalent Term. American Studies, Lawrence, v. 54, n. 4, p. 73-97,185, 2016. Disponível em:
DIAS, A. F.; CARVALHO, M. E. P. De; OLIVEIRA, D. A. De. Notas Sobre O Processo De Inclusão/ Exclusão De Uma Professora Transexual. Revista da FAEEBA, Brumado, v. 25, n. 45, 2016. Disponível em:
DIAS, C. K. et al. “Passing” and its effects on Brazilian transgender people’s sense of belonging to society: A theoretical study. Journal of community & applied social psychology, Hoboken, v. 31, n. 6, p. 690–702, 2021. Disponível em:
DIAS, A. F.; CARVALHO, M. E. P. De; OLIVEIRA, D. A. De. Notas Sobre O Processo De Inclusão/ Exclusão De Uma Professora Transexual. Revista da FAEEBA, Brumado, v. 25, n. 45, 2016. Disponível em:
DIMENSTEIN, M. et al. Fronteiras e fluxos no âmbito acadêmico: Interpelações de corpos transgressores da heteronormatividade. Interacao em Psicologia, Parana, v. 22, n. 3, 2018. Disponível em:
DOS SANTOS, A. E. C.; ORNAT, M. J. Vivências de travestis e pessoas trans em espaços educacionais de nível superior no sul do brasil e a constituição de suas múltiplas espacialidades. Seminário Internacional Fazendo Gênero, [s. l.], v. 11,
DUTA, A.; AN, B.; IANNELLI, C. Social origins, academic strength of school curriculum and access to selective higher education institutions: Evidence from Scotland and the USA. Higher Education, [s. l.], v. 75, n. 5, p. 769–784, 2018. Disponível em:
DOS SANTOS, A. E. C.; ORNAT, M. J.; PICHITELI, M. A. As Vivências de Travestis e Transexuais e os Territórios nas Instituições de Ensino Superior do Município de Ponta Grossa, Paraná. Formação (Online), FCT/UNESP, Presidente Prudente, v. 26, p. 15, 2019.
DUARTE, J. B. Transpassando os limites da educação: os significados do acesso ao ensino superior para travestis e pessoas transgêneras. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em:
DUARTE, J. B.; JUCÁ, G. N. M. Para além das normas: o ensino superior como sociabilização e resistência da identidade travesti. UFC, Fortaleza, 2018.
DUTA, A.; AN, B.; IANNELLI, C. Social origins, academic strength of school curriculum and access to selective higher education institutions: Evidence from Scotland and the USA. Higher Education, [s. l.], v. 75, n. 5, p. 769–784, 2018. Disponível em:
FERREIRA, G. G. Vidas Lixadas: crime e castigo nas narrativas de travestis e transexuais brasileiras. Salvador: Editora Devires, 2018.
FORMBY, E. How should we ‘care’for LGBT+ students within higher education? Pastoral Care in Education, Taylor & Francis Group Ltd, v. 35, n. 3, p. 203–220, 2017.
FRÓES, P. Transenem De Porto Alegre Como Alternativa Para Formação De Mulheres Travestis E Pessoas Transexuais. 2017, [s. l.], p. 12, 2017. Disponível em:
HAFFORD-LETCHFIELD, T. et al. Transgender students in post-compulsory education: A systematic review. International Journal of Educational Research, Elsevier Ltd,Durham,v. 86, p. 1–12, 2017. Disponível em:
JUNIOR, I. B. de O.; MAIO, E. R. Re/des/construindo in/diferenças: a expulsão compulsória de estudantes trans do sistema escolar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 45, p. 13, 2016. Disponível em:
LAGES, V. N.; DUARTE, E. P.; ARARUNA, M. L. Direitos Trans No Ensino Superior: As Normativas Sobre Nome Social das Universidades Públicas Federais. Belo Horizonte, Brazil: Editora Dialética, 2021. Disponível em:
LAWRENCE, M.; MCKENDRY, S. Supporting Transgender and Non-Binary Students and Staff in Further and Higher Education: Practical Advice for Colleges and Universities. London, UNITED KINGDOM: Jessica Kingsley Publishers, 2019. Disponível em:
LIMA, L. F. C. de; CARVALHO, M. J. C.; VIANA, T. Cotas para travestis e transexuais nos programas de pós-graduação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [s. l.], v. 9, n. 5, p. 1579–1594, 2023. Disponível em:
LUGONES, M. Gender and Universality in Colonial Methodology. Critical philosophy of race, Penn State University Press, v. 8, n. 1–2, p. 25–47, 2020
MACÊDO, K. V.; PINHEIRO, G. de A. Auto-objetificação em mulheres universitárias transgênero, travestis e não binárias. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, [s. l.], v. 6, n. 13, p. 970–985, 2023. Disponível em:
MANDAVKAR, P. Education System in Scotland. Rochester, NY: Social Science Research Network, 2021. SSRN Scholarly Paper. Disponível em:
MARTINELLI, F. et al. Entre o cisplay e a passabilidade: transfobia e regulação dos corpos trans no mercado de trabalho. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 348–364, 2018. Disponível em:
PEARCE, R. Understanding Trans Health: Discourse, Power and Possibility. Bristol University Press: Policy Press, 2018. Disponível em:
PEREIRA, M. J. A. Mulheres trans universitárias: a emergência de políticas públicas para a inserção e permanência de travestis e transexuais no universo acadêmico. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020. Disponível em:
PEREIRA, A. C. TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR: uma revisão integrativa de literatura científica. Faculdade Alfredo Nasser, 2020.
PEREIRA, B. G.; SARTORI, T. L. EU NAO VOU ME CALAR: SUSPENSÃO DE COTAS PARA PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR E O SILENCIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO. Diversidade e Educação, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 986–1004, 2023. Disponível em:
PHIPPS, C. Thinking beyond the binary: Barriers to trans* participation in university sport. International Review for the Sociology of Sport, London, International Sociology of Sport Association and SAGE Publications Ltd,, v. 56, n. 1, p. 81–96, 2021. Disponível em:
RIDDELL, S. Scottish Higher Education and Devolution. In: HIGHER EDUCATION IN SCOTLAND AND THE UK. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2015. Disponível em:
ROCHA, D.; SOUSA CRUZ, J. V. O “não lugar” do “corpo travesti” no “corpo discente” da pós-graduação e pesquisa na amazônia nortista. Revista Exitus, Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA , n. 13, p. 17, 2023. Disponível em:
SARTORI, T. L. Educação, direitos humanos e políticas afirmativas: acesso e permanência do estudante trans no ensino superior. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 15, n. 46, p. 261–275, 2022. Disponível em:
SILVA, K. Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior. Revista Educação e Emancipação, São Luíz, v. 10, p. 11, 2017.
UNIVERSITY OF GLASGOW | ACADEMIC DISCIPLINES, EDUCATION, COLLEGES, CAMPUSES, FACULTY, & ALUMNI | BRITANNICA. [S. l.], [s. d.]. Disponível em:
UNIVERSITY OF GLASGOW - EXPLORE - OUR HISTORY. [S. l.], [s. d.]. Disponível em:
Publicado
2025-06-12
Como Citar
Zanela, M., & Froes, P. (2025). CONEXÕES ENTRE BRASIL E ESCÓCIA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 130-158. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1286
Secção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.