VIVÊNCIAS E SUBJETIVIDADES DO TRABALHO DOCENTE:

seus impactos na educação, conhecimento e sociedade

  • Paula Caldas Brognoli FGV
  • Maria Sara de Lima Dias UTFPR
  • Pedro Moreira Da Silva Neto Universidad Nacional de la Plata
Palavras-chave: Trabalho docente universitário; vivência; subjetividade; educação

Resumo

Objetivou-se debater sobre as experiências e subjetividades do trabalho dos professores universitários. O estudo da subjetividade se dá ao encontro das particularidades desta profissão; é uma contribuição específica para a compreensão de uma atividade dedicada ao outro. Consideramos as reflexões dos professores com base em evidências pessoais sobre o seu trabalho. A ação do educador em seu papel de mediador nos faz compreender que tem sido o fundamento do processo educativo e do alcance social do Conhecimento, e busca a continuidade da formação universitária; é uma educação na qual o aluno é participante dialógico para a construção de uma referência singular que se integra, se relaciona e interage como protagonista social desde a sua formação universitária.

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
Caldas Brognoli, P., Dias, M. S. de L., & Da Silva Neto, P. M. (2024). VIVÊNCIAS E SUBJETIVIDADES DO TRABALHO DOCENTE:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1160