CONTEMPLAÇÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO

o espaço pedagógico como lugar de retomada do desejo

  • Juliana Barbosa Neto IFSULDEMINAS- campus Inconfidentes
  • Luís Carlos Negri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Universidade do Vale do Sapucaí UNIVÁS
Palavras-chave: arte-educação; formação de professores; ensino-aprendizagem; educação transformadora; processo colaborativo.

Resumo

Este artigo é traçado por meio de relatos de experiências vivenciadas entre uma educanda em Pedagogia e um arte-educador. A partir do encontro dos autores em ambientes colaborativos de pesquisa, surgiram diversas inquietações e reflexões que foram alimentadas pelas conexões estabelecidas entre educação e arte. O presente trabalho adota uma abordagem exploratória e reflexiva, investigando as interconexões entre arte e educação. Para isso, nos fundamentamos em conceitos e perspectivas de autores renomados, tais como Boal (2009, 2019), Freire (1976, 2011), Desgranges (2015) e Barbosa (2021). O objetivo principal deste estudo foi discutir questões relacionadas ao acesso à arte e sua desvalorização, promovendo reflexões sobre os prazeres da apreciação e do fazer artístico, com ênfase nas contribuições do teatro para o processo educativo e a formação de professores.

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Publicado
2023-07-14
Como Citar
Barbosa Neto, J., & Negri, L. C. (2023). CONTEMPLAÇÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (17). https://doi.org/10.35501/dissol.vi17.1101