CONTEMPLAÇÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO
o espaço pedagógico como lugar de retomada do desejo
Palavras-chave:
arte-educação; formação de professores; ensino-aprendizagem; educação transformadora; processo colaborativo.
Resumo
Este artigo é traçado por meio de relatos de experiências vivenciadas entre uma educanda em Pedagogia e um arte-educador. A partir do encontro dos autores em ambientes colaborativos de pesquisa, surgiram diversas inquietações e reflexões que foram alimentadas pelas conexões estabelecidas entre educação e arte. O presente trabalho adota uma abordagem exploratória e reflexiva, investigando as interconexões entre arte e educação. Para isso, nos fundamentamos em conceitos e perspectivas de autores renomados, tais como Boal (2009, 2019), Freire (1976, 2011), Desgranges (2015) e Barbosa (2021). O objetivo principal deste estudo foi discutir questões relacionadas ao acesso à arte e sua desvalorização, promovendo reflexões sobre os prazeres da apreciação e do fazer artístico, com ênfase nas contribuições do teatro para o processo educativo e a formação de professores.Referências
BARAÚNA, T. M. Considerações sobre a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e a Metodologia do Oprimido de Augusto Boal. In: LIGIÉRO, Z., TURLE, L. e ANDRADE de C. Augusto Boal: arte, pedagogia e política/organizadores - 1 ed - Rio de janeiro: Mauad X, 2013.
BARBOSA, A. M. Arte na Pedagogia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 200-209, maio/ago. 2021.
BOAL. A. Jogos para atores e não-atores. 11 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
________. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
________ . Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, 2019.
COLI, J. O que é Arte. 15 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
DESGRANGES, F. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2015.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 41 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
________. Pedagogia do Oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
________. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LONGAREZI, A. M. ; SILVA, J. L. da. Pesquisa-Formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 214-225, set/dez 2013.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica.Formação Docente –Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 2, n. 3, p. 86-107, 18 dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/
article/view/20/18. Acesso em: 22 mai. 2023.
MIOTTO, K. ; NEGRI, L. C.; SALLES, A. C. A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire. Revista Educar Mais, Pelotas, RS, v. 6, n. 1, p. 1-12, maio/ago 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org. Acesso em: 18 mar. 2023.
BARBOSA, A. M. Arte na Pedagogia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 200-209, maio/ago. 2021.
BOAL. A. Jogos para atores e não-atores. 11 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
________. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
________ . Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, 2019.
COLI, J. O que é Arte. 15 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
DESGRANGES, F. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2015.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 41 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
________. Pedagogia do Oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
________. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LONGAREZI, A. M. ; SILVA, J. L. da. Pesquisa-Formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 214-225, set/dez 2013.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica.Formação Docente –Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 2, n. 3, p. 86-107, 18 dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/
article/view/20/18. Acesso em: 22 mai. 2023.
MIOTTO, K. ; NEGRI, L. C.; SALLES, A. C. A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire. Revista Educar Mais, Pelotas, RS, v. 6, n. 1, p. 1-12, maio/ago 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org. Acesso em: 18 mar. 2023.
Publicado
2023-07-14
Como Citar
Barbosa Neto, J., & Negri, L. C. (2023). CONTEMPLAÇÕES SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (17). https://doi.org/10.35501/dissol.vi17.1101
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.