CINCO ENSAIOS SOBRE HUMOR E ANÁLISE DO DISCURSO

  • Andressa Fabrina Klauck Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Análise de discurso. Campo. Humor.

Resumo

Este texto apresenta a resenha da obra Cinco ensaios sobre o humor e a análise do discurso, escrita por Sírio Possenti, professor titular do Departamento de Linguística da Universidade de Campinas. O livro publicado pela Editora Pontes de Campinas, é formado por sete textos escritos e alguns já publicados pelo autor, acrescidos de considerações e explicações sobre o humor e a análise do discurso. O autor, ao escolher o arranjo de seus textos, possibilita que o leitor construa um conhecimento progressivo, a medida em que apresenta as diversas possibilidades do humor e como este dialoga com a Análise de Discurso. A leitura da obra mostra que o humor é um campo e sob esta perspectiva qualquer tipo de texto pode ser interpretado de forma humorística, uma charge, uma propaganda ou provérbios e algumas vezes traz como representação de uma crítica. Desta forma mostra que não há um sentido completo nos textos que trazem humor, suas construções linguísticas fortalecem possíveis sentidos, efeitos do humor.

Biografia do Autor

Andressa Fabrina Klauck, Universidade do Estado de Mato Grosso
Discente de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade do Estado de Mato Grosso

Referências

FARIAS, Washington Silva de; SILVA, Telma Cristina Gomes da. O gesto de interpretação no discurso de humor político: o caso de uma charge. Entremeios, 2016. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2018.

GRUDA, Mateus Pranzetti Paul. Uma análise do discurso do humor. Travessias, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 de outubro de 2015.

POSSENTI, Sírio. Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2018. p.173.

______. Os humores da língua: análises linguísticas de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
Publicado
2020-12-07
Como Citar
Klauck, A. F. (2020). CINCO ENSAIOS SOBRE HUMOR E ANÁLISE DO DISCURSO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (12), 121-124. https://doi.org/10.35501/dissol.vi12.891