Periodicals, Education in Historical Museums, and the Influences of Paulo Freire

  • Patrícia Cristina Cruz Sá Universidade São PAulo
Keywords: Education in Historical Museums, Paulo Freire, Periodicals

Abstract

O presente artigo insere-se em uma pesquisa de doutoramento em desenvolvimento, que visa explorar a educação em museus históricos, entrelaçando história da educação, museologia e preservação do patrimônio cultural. Reconhecendo o museu como um espaço dinâmico de construção de identidade e educação, buscamos expandir o debate sobre a dimensão educativa e social dos museus. Neste artigo analisamos as influencias do pensamento de Paulo Freire nas ações educativas nos museus historicos relatadas nas publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o International Council of Museums (ICOM) e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), além dos Anais do Museu Histórico Nacional e do Museu Paulista. A pesquisa analisa periódicos de 1958 a 2022. O marco inicial em 1958 refere-se ao Seminário Regional da Unesco sobre a função educativa dos museus, ocorrido no Museu de Arte Moderna (MAM/RJ), evento que impulsionou o debate sobre a educação em museus e o atendimento às escolas. Em 2022, o ICOM promoveu a revisão da definição de museu, cuja nova versão reflete a diversidade e relevância dos museus na atualidade, resultante de um processo coletivo de discussão e reflexão entre os países signatários da ONU

References

CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. MUSAS: Revista Brasileira de Museus e Museologia, v. 1, n. 1, p. 136-146, 2004.
COSTA, Y. J. G. . Museu, memória e gestão: Políticas do Museu do Ceará (1990-1993). Anais do Museu Histórico Nacional, v. 48, p. 235-258, 2016.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra.1981.
FREIRE, Paulo. Conscientização. 3.ed. São Paulo: Morais, 1980.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1986
MOURÃO, Rui. Ao sabor e aos saberes de Paulo Freire: experiência de educação patrimonial em Minas Gerais. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 31, p. 207-219, 2005.
PROST, Antoine. Razões e efeitos da sistematização do ensino. Reflexões sobre o modelo de ensino francês. Pro-posições, v. 15, n. 2, p. 151-162, 2004.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. As tramas do objeto do ensino de História. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 39, ano 2007.
Published
2025-06-12
How to Cite
Cruz Sá, P. C. (2025). Periodicals, Education in Historical Museums, and the Influences of Paulo Freire . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 23(23), 27-50. https://doi.org/10.35501/dissol.v23i23.1242