EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E O NEOLIBERALISMO:
outros espaços de formação ou capacitação?
Abstract
Corporate universities (UC) have been consolidated as entities increasingly present in the current business environment, functioning as instruments for the professional training of workers and, at the same time, for disseminating and consolidating the culture of each corporation, in contrast to traditional universities and taking advantage of a supposed vacuum in the traditional universities competence in professional training. This work focuses on conceptualizing themes relating to corporate universities, education, and liberalism, as well as raising questions related to their connection with current capitalism and neoliberalism. Corporate universities are questioned as instruments for disseminating elements of each company's culture, such as mission, vision and values, with the focus directed primarily on the market, seeking only the training of workers to reproduce the means of production, and not their training. as critical subjects, citizens, and, ultimately, the full Education.References
ALPERSTEDT, Cristiane. Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. 3, p. 149-165, set/dez. 2001.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Presença/ Martins Fontes, 1980.
BECK, Maurício; TEIXEIRA, Karoline da Cunha. Do mesmo e do diferente: das corporações de ofício às universidades corporativas. Entremeios, Seção Estudos, Pouso Alegre, vol. 20, Especial, Dossiê “Língua, discurso e trabalho na contemporaneidade”, p. 101-110, 2019.
BRANCO, Alessandra Rosa. O perfil das universidades corporativas no Brasil. RAM – Revista de Administração Mackenzie, v. 7, n. 4, p. 99-120, 2006.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Disponível em: https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988. Acesso em: 20 de Mar. 2023.
DAITX, Patricia Boff. Universidade acadêmica e universidade corporativa: convergências a partir da relação entre trabalho e educação. Dissertação de mestrado, UNESC, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7306911. Acesso em 18.11.2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
______, Pedagogia do Oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.
FORPROEX, Fórum de pró-reitores das instituições públicas de educação
superior brasileira. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 30.11. 2023.
______, Fórum de pró-reitores das instituições públicas de educação
superior brasileira. Política Nacional de Extensão universitária. Manaus, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/wp-content/uploads/2021/12/PNEU.pdf. Acesso em: 30.11. 2023.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. Escola SA: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 28, n. 1, abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066. Acesso em: 30.11. 2023.
KUENZER, Acácia Zeneida; GRABOWSK, Gabriel. A produção do conhecimento no campo da educação profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22-32, 2016.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma Empresa – o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MARRACH, Sonia Alem et al. Neoliberalismo e educação. Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, p. 42-56, 1996.
MARTINS, Herbert Gomes. Estudo da trajetória das universidades corporativas no Brasil. Tese de doutorado, Rio de Janeiro: Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.
OLIVEIRA, Roberta de Lima. A dimensão subjetiva da educação empresarial: uma análise na perspectiva sócio-histórica. Dissertação de mestrado, PUC-SP, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11138757. Acesso em 18.11.2023.
RAMOS, Giovane Saionara; SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Valer (vá ler?): formação de trabalhadores sob a ideologia do mercado na universidade corporativa da Vale. Trabalho, educação e saúde, v. 6, p. 283-302, 2008.
SCARAMUZZA, Bruno Cezar. Universidade corporativa: educação continuada e mediação tecnológica. Dissertação de mestrado, UNOPAR, 2015. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/852/1/Universidade%20corporativa%20educa%C3%A7%C3%A3o%20continuada%20e%20media%C3%A7%C3%A3o%20tecnol%C3%B3gica.pdf. Acesso em 18.11.2023.
SMITH, Adam. A riqueza das nações - Investigação sobre sua natureza e suas causas, São Paulo: Nova Cultural, 1996.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa: Presença/ Martins Fontes, 1980.
BECK, Maurício; TEIXEIRA, Karoline da Cunha. Do mesmo e do diferente: das corporações de ofício às universidades corporativas. Entremeios, Seção Estudos, Pouso Alegre, vol. 20, Especial, Dossiê “Língua, discurso e trabalho na contemporaneidade”, p. 101-110, 2019.
BRANCO, Alessandra Rosa. O perfil das universidades corporativas no Brasil. RAM – Revista de Administração Mackenzie, v. 7, n. 4, p. 99-120, 2006.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Disponível em: https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988. Acesso em: 20 de Mar. 2023.
DAITX, Patricia Boff. Universidade acadêmica e universidade corporativa: convergências a partir da relação entre trabalho e educação. Dissertação de mestrado, UNESC, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7306911. Acesso em 18.11.2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa. 16. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
______, Pedagogia do Oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.
FORPROEX, Fórum de pró-reitores das instituições públicas de educação
superior brasileira. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 30.11. 2023.
______, Fórum de pró-reitores das instituições públicas de educação
superior brasileira. Política Nacional de Extensão universitária. Manaus, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/wp-content/uploads/2021/12/PNEU.pdf. Acesso em: 30.11. 2023.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. Escola SA: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 28, n. 1, abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066. Acesso em: 30.11. 2023.
KUENZER, Acácia Zeneida; GRABOWSK, Gabriel. A produção do conhecimento no campo da educação profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22-32, 2016.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma Empresa – o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MARRACH, Sonia Alem et al. Neoliberalismo e educação. Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, p. 42-56, 1996.
MARTINS, Herbert Gomes. Estudo da trajetória das universidades corporativas no Brasil. Tese de doutorado, Rio de Janeiro: Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.
OLIVEIRA, Roberta de Lima. A dimensão subjetiva da educação empresarial: uma análise na perspectiva sócio-histórica. Dissertação de mestrado, PUC-SP, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11138757. Acesso em 18.11.2023.
RAMOS, Giovane Saionara; SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Valer (vá ler?): formação de trabalhadores sob a ideologia do mercado na universidade corporativa da Vale. Trabalho, educação e saúde, v. 6, p. 283-302, 2008.
SCARAMUZZA, Bruno Cezar. Universidade corporativa: educação continuada e mediação tecnológica. Dissertação de mestrado, UNOPAR, 2015. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/852/1/Universidade%20corporativa%20educa%C3%A7%C3%A3o%20continuada%20e%20media%C3%A7%C3%A3o%20tecnol%C3%B3gica.pdf. Acesso em 18.11.2023.
SMITH, Adam. A riqueza das nações - Investigação sobre sua natureza e suas causas, São Paulo: Nova Cultural, 1996.
Published
2024-06-11
How to Cite
HENRIQUE DIEGUES, A., & Salles, A. C. (2024). EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E O NEOLIBERALISMO:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1187
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.