School management in the state public network of Minas Gerais: tensions between democracy and neoliberalism
research project
Keywords:
Public policy in education, democratic management, neoliberalism
Abstract
The article is a report on a research project for a doctorate with the Postgraduate Program in Education, Knowledge, and Society – PPGEduCS - at Univás. We intend to present the status of the research “School management in the state public network of Minas Gerais: tensions between democracy and neoliberalism”, whose central objective is to analyze the potentialities and limitations of democratic practices in the process of provision of management teams in education schools’ basic structure of Minas Gerais. This is research in the field of public policy analysis in education, which aims to analyze the contradictions between democratic and neoliberal conceptions in the management of the public basic education network. We will carry out a qualitative study, which, in addition to historical and documentary analysis, will have as its main subjects and interlocutors the directors and teachers of public schools in Minas Gerais.References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 10/08/2016.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Plano Nacional de Educação. Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHAUÍ, Marilena. Democracia: criação de direitos. Revista Síntese, [s. l], v. 45, n. 43, p. 409-422, set./dez. 2018. Quadrimestral.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. 416 p. Coleção Estado de Sítio.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Coleção Leitura.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. INFORMATIVO FJP. Área temática: Educação. v. 1, n. 1, 18/05/2020. Disponível em https://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/26.5_Inf_DPP_Educa%C3%A7%C3%A3o_01_2020.pdf Consultado em 19/03/2023
GATTI, Bernardete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2010. 87 p. (Pesquisa V. 1).
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 1997.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neolberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. 326 p.
LIMA, Licínio C.. Organização escolar e democracia radical: paulo freire e a governação democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 116 p. Guia da escola cidadã v. 4.
LIMA, Licínio C. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, out./dez. 2014. Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/i/2014.v35n129/. Acesso em: 12 fev. 2023.
LIMA, Licínio C.. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, [S.L.], v. 34, n. 68, p. 15-28, abr. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57479.
MINAS GERAIS. Constituição (1989). Constituição do Estado de Minas Gerais: 1989.
MINAS GERAIS (Estado). Lei nº 23197, de 26 de dezembro de 2018. Institui o Plano Estadual de Educação - PEE - para o período de 2018 a 2027 e dá outras providências. Belo Horizonte, MINAS GERAIS, 26 dez. 2018. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/23197/2018/. Acesso em: 10 mar. 2024.
MINAS GERAIS. RELATÓRIO: PROCESSO DE ESCOLHA DE SERVIDOR AO CARGO DE DIRETOR E À FUNÇÃO DE VICE DIRETOR DE ESCOLA ESTADUAL – 2022. (Não publicado).
MUÑOZ, Gonzalo; PASCUAL, Javier; SAEZ, Paulina. Seleção de Diretores Escolares: desafios e possibilidades. Desafios e possibilidades. 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/selecao-de-diretores-escolares-desafios-e-possibilidades,03b13c78-1219-45b0-8ae8-3842259278db. Acesso em: 09 mar. 2024.
SINGER, André, et al. Estado e Democracia: uma introdução ao estudo da política. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Zahar, 2021
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Plano Nacional de Educação. Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 10 mar. 2024.
CHAUÍ, Marilena. Democracia: criação de direitos. Revista Síntese, [s. l], v. 45, n. 43, p. 409-422, set./dez. 2018. Quadrimestral.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. 416 p. Coleção Estado de Sítio.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Coleção Leitura.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. INFORMATIVO FJP. Área temática: Educação. v. 1, n. 1, 18/05/2020. Disponível em https://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/26.5_Inf_DPP_Educa%C3%A7%C3%A3o_01_2020.pdf Consultado em 19/03/2023
GATTI, Bernardete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2010. 87 p. (Pesquisa V. 1).
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 1997.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neolberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. 326 p.
LIMA, Licínio C.. Organização escolar e democracia radical: paulo freire e a governação democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 116 p. Guia da escola cidadã v. 4.
LIMA, Licínio C. A gestão democrática das escolas: do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1067-1083, out./dez. 2014. Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/i/2014.v35n129/. Acesso em: 12 fev. 2023.
LIMA, Licínio C.. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, [S.L.], v. 34, n. 68, p. 15-28, abr. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57479.
MINAS GERAIS. Constituição (1989). Constituição do Estado de Minas Gerais: 1989.
MINAS GERAIS (Estado). Lei nº 23197, de 26 de dezembro de 2018. Institui o Plano Estadual de Educação - PEE - para o período de 2018 a 2027 e dá outras providências. Belo Horizonte, MINAS GERAIS, 26 dez. 2018. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/23197/2018/. Acesso em: 10 mar. 2024.
MINAS GERAIS. RELATÓRIO: PROCESSO DE ESCOLHA DE SERVIDOR AO CARGO DE DIRETOR E À FUNÇÃO DE VICE DIRETOR DE ESCOLA ESTADUAL – 2022. (Não publicado).
MUÑOZ, Gonzalo; PASCUAL, Javier; SAEZ, Paulina. Seleção de Diretores Escolares: desafios e possibilidades. Desafios e possibilidades. 2021. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/cedoc/detalhe/selecao-de-diretores-escolares-desafios-e-possibilidades,03b13c78-1219-45b0-8ae8-3842259278db. Acesso em: 09 mar. 2024.
SINGER, André, et al. Estado e Democracia: uma introdução ao estudo da política. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Zahar, 2021
Published
2024-06-11
How to Cite
Rodrigues, P. H., & Faria, J. P. de. (2024). School management in the state public network of Minas Gerais: tensions between democracy and neoliberalism . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1163
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.