português

Português

  • Danuse Pereira Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Dayala Paiva de Medeiros Vargens Universidade Federal Fluminense
  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Universidade Federal Fluminense (UFF)

Abstract

This article – having as its main theoretical scope the studies on Teacher Training, especially languages, and on Linguistic Education in Brazil – intends to outline an overview of the work developed with Language (Portuguese and Spanish) graduation students from the XXX University in the “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID) in 2023. The reports that appear here cover the dialogical paths and collective constructions between everyone who participated in the teams of the project in question, recovering tensions and sharing actions carried out in the school area, in a movement that priorizes a critical and reflective training on teaching practice.

Author Biographies

Danuse Pereira Vieira , Universidade Federal Fluminense
Licenciada em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora e mestra em Linguística Aplicada (UFRJ). Atuou por 26 anos na Educação Básica, docente na rede pública (SEEDUC-RJ/SME-RJ) e privada do Rio de Janeiro. Professora Adjunta C III na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2023).Docente e pesquisadora no curso de Licenciatura em Letras (2015). Pesquisadora do grupo dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Discurso e Educação (DELIN) e do Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA). É colaboradora do Labla (Laboratório de Letramento Acadêmico). Coordenadora do programa de extensão denominado PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2023). Coordenadora de Área de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2023). Trabalha nas áreas de Educação Linguística e de Linguística Aplicada. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: práticas de leitura-escrita, formação do leitor, formação de professores, letramento acadêmico.
Dayala Paiva de Medeiros Vargens, Universidade Federal Fluminense
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFF). Mestre em Linguística (UERJ) e doutora em Letras Neolatinas (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas de linguagem, trabalho e formação docente e do Grupo Discurso e Educação Linguística. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)- Língua Portugues e Língua Espanhola. Vice coordenadora do Programa de extensão Alfabetização e Leitura e editora da revista Sede de Ler.
Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Glayci Xavier é doutora em Estudos da Linguagem e Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2023, foi uma das Coordenadoras do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Língua Portuguesa da instituição. Foi professora da Educação Básica por 21 anos, tendo lecionado nos níveis Fundamental I (anos iniciais), Fundamental II e Ensino Médio. Foi professora EBTT de Língua Portuguesa e Literaturas no Colégio Pedro II/RJ. Faz parte do Grupo de pesquisa em Semiolinguística: leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN) e seu principal foco de pesquisa inclui os modos de organização do discurso, a argumentação, os textos multimodais, a formação de professores e o ensino de Língua Portuguesa. 

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BAGNO, M.; RANGEL, E.O. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, p. 63-81, 2005 (BAGNO; RANGEL, 2005.

BAKHTIN. M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et al. 2a ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis [recurso eletrônico]. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 69.ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2021b.

FREITAS, L. M. A. DE. Educação Linguística. Sede de Ler, v. 9, n. 1, p. 5-8, 9 nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/
52044. Acesso em 28 abr. 2023.

GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: Freitas, Maria Teresa (org.). Educação, arte e vida e Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica ,2013.

LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade: por uma concepção da língua materna. São Paulo: ática,2008.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 17-52.

RUFINO, Luís G. B. A constituição dos saberes docentes na perspectiva da profissionalização do ensino: desafios e possibilidades. Revista DisSol –Discurso, Sociedade e Linguagem, Pouso Alegre/MG, ano 8, n°18, jul-dez/2023, p. 150-181.

SERRÃO, Maria Isabel Batista. Superando a racionalidade técnica na formação: sonho de uma noite de verão. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 151-161.

WENGER, E. Communities of Practice: learning, meaning and Identity. Cambridge, USA: Cambridge University Press, 1998.
Published
2024-06-11
How to Cite
Pereira Vieira , D., Paiva de Medeiros Vargens, D., & Kelli Reis da Silva Xavier, G. (2024). português. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 19(19). https://doi.org/10.35501/dissol.v19i19.1148