Dossiê:  Educação, Conhecimento e Sociedade 

2024-02-02
Reconhecendo a Educação como um processo permanente (life long learning / educação ao longo da vida) e complexo (tendo em vista que diferentes variáveis devem ser consideradas na sua produção), esse dossiê busca refletir de maneira rigorosa e crítica os processos educativos que nos desafiam na atualidade, extrapolando o contexto de ensino e aprendizagem, da pesquisa e da formação, para outros que dizem respeito a esse processo, tais como: práticas sociais, políticas públicas, práticas relacionadas ao mundo do trabalho e da profissionalização, legislações, práticas discursivas e condições materiais de existência. A presença de processos educativos em diferentes instituições nos permite expandir o domínio da educação restrito às práticas escolares a outros campos, formais e não formais, para abordar os diferentes espaços e práticas educativas envolvidas em distintas relações sociais, desde as práticas educativas da Educação Básica, das cartilhas do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e do Meio Ambiente, às práticas e programas da Educação Superior, como as políticas afirmativas. Nesse sentido, compreendemos os processos educativos que estão em funcionamento aí nos diferentes âmbitos para melhor utilizá-los como instrumentos de inovação, formação, desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimento.    Organizadores: Prof. Dr. Atilio Catosso Salles e Profa. Dra. Joelma Pereira de Faria Nogueira Submissões: De 01/02/2024 a 15/03/2024. Plataforma: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol