A POESIA DE BRÁULIO BESSA

uma representatividade da identidade nordestina

  • Erika Vanessa Melo Barroso Universidade Estadual do Maranhão
Palavras-chave: Cultura, Identidade, Regionalismo

Resumo

O presente trabalho pautado nos estudos da linguagem utilizando-se da análise das poesias do escritor Bráulio Bessa, propõe-se a demonstrar que os poemas apresentados são relevantes para a expressividade da Identidade Nordestina, pois apresenta exemplos da cultura da região, transmitindo os traços característicos dos costumes, da culinária e demais expressões regionalistas. Para a realização desse estudo, o embasamento está dentro do campo da Linguística que trata cientificamente dos estudos da linguagem humana de forma que investiga a língua em seus variados aspectos pautando-se na verificação de qualquer forma de expressão linguística. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de pesquisas bibliográficas em que serão analisados os livros “Poesia que Transforma” e “Um Carinho Na Alma” do cearense Bráulio Bessa, onde o escritor trata das questões sociais de forma poética e enfatiza em seus poemas as características do povo nordestino, como os costumes, a religião, família dentre outras abordagens que se mesclam em sua poesia fazendo de sua obra uma ferramenta da manifestação indentitária regional, mostrando as características que marcam os fatores sociais do Nordeste. Os poemas utilizados para análise que tratam das questões de interesse desse estudo são fundamentais para o direcionamento de um olhar mais abrangente e para a compreensão da identidade nordestina, visto que trabalhar a respeito desse assunto é buscar entender que a noção de identidade está muito além de uma definição de costumes, pois é essencial ser levado em conta durante os estudos, todos os fatores que contribuem para essa construção de identificação enquanto Identidade do Nordeste.

Referências

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras,1999. (Coleção Historias de Leituras).
BESSA, Bráulio. Um Carinho na Alma. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
___________. Poesia que transforma. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações, 1996.
___________. Literatura e Sociedade. 9º ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul: 2006.
CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias. Poesia, o que é e para quê serve? Recorte-Revista eletrônica, ISSN 1807-8591, Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso/ UNINCOR, V. 11 – N. º1 (janeiro-junho – 2014).
GEEHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1º ed. Porto Alegre: Editora da UFRG, 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracita Lopes Louro. 11º ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
SANTOS, Daniel Alves dos. Anticomunismo, história e literatura de cordel. Revista Labirinto, Porto Velho (RO), Ano XVII, Vol.27 (JUL-DEZ), N. 1, 2017, P. 89-104.
SILVA, Josivaldo Custódio da. Literatura de Cordel: Um fazer popular a caminho da sala de aula. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, CCHLA. João Pessoa: 2007.
TEIXEIRA, Larissa Amara. Literatura de Cordel no Brasil: Os folhetos e a função circunstancial. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Centro Universitário de Brasília - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais. Brasília: 2008.
Publicado
2023-07-14
Como Citar
Melo Barroso, E. V. (2023). A POESIA DE BRÁULIO BESSA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (17). https://doi.org/10.35501/dissol.vi17.985