Os DISCURSOS SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO SUPERIOR- ENADE NAS PROPAGANDAS TELEVISIVAS

  • Veronica Silva de Albuquerque Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Enade; propagandas; políticas de língua discurso.

Resumo

Na presente pesquisa, nos propomos, filiados à Análise do Discurso de linha francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux na França e por Eni Orlandi no Brasil, compreender a relação entre o sujeito e a língua e sua submissão à história como condição para significar a própria língua, pois, para que ele produza o seu dizer, determinado pela linguagem. Enfatizamos, assim, o real da língua (incompletude) e real da história (contradição) para perceber os efeitos das políticas avaliativas, que estão mostradas nas propagandas sobre o  Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). Estas ordens de real da língua compreendem: o da não linearidade e literalidade do sentido, pela não-transparência da linguagem; o descentramento do sujeito, pelo assujeitamento histórico-ideológico; e a memória discursiva, que conforma todo o dizer, conforme preconizam Gadet e Pêcheux (2004). Neste nosso caso, entrelaçaremos a História das Ideias Linguísticas para consecução deste trabalho, considerando a história das políticas de língua escrita legitimadas pela Escola e pelo Estado. Questionamos como os sentidos são construídos nas noções de língua, cidadão, leitura.  Tomamos  propagandas de marketing sobre o ENADE, para o “corpus” de análise, trabalhando com noções de gestos de leitura que são concebidas pelos documentos de jurisdição da língua  e percebendo como tais conceitos podem ser ressignificados pela AD.

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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Silva de Albuquerque, V. (2022). Os DISCURSOS SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO SUPERIOR- ENADE NAS PROPAGANDAS TELEVISIVAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.942