DISCURSO E FOTOGRAFIA: espaço, sujeito, tempo

  • Taísa Toledo Universidade do Vale do Sapucaí
  • Atilio Catosso Salles Univás
Palavras-chave: 1. Fotografia. 2. Materialidade discursiva. 3.Imagem. 4.Recorte Visual.

Resumo

A partir dos pressupostos da teoria da Análise de Discurso de linha francesa e brasileira, buscamos compreender a fotografia enquanto unidade resultante de um gesto de interpretação. Nossa compreensão sobre fotografia se dá também pela imbricação própria a essa materialidade de outros sítios constitutivos de significado. Lidamos com o visível, o olhar, o instante, a composição e com aquilo que uma vez ‘já visto’ irrompe no significar da discursividade fotográfica. Algumas especificidades nos chamam a atenção e nos faz questionar: existiria uma compensação de tempo-espaço na/pela fotografia? Para responder essa e outras perguntas analisamos fotografias como as que foram consideradas as mais antigas da Amazônia brasileira, outra de um acervo documental sobre Michel Pêcheux, a de um arquivo experimental, entre outras e levamos em consideração o sujeito do discurso na relação com a materialidade da fotografia.

Biografia do Autor

Atilio Catosso Salles, Univás
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Atualmente é coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo, ensino e avaliação. Sua tese "Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance" recebeu menção honrosa do Prêmio ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi (2018). Em 2018 publicou o livro Discurso e performance. Orienta pesquisas na área de Educação, Linguagem e Sociedade, nas linhas de Ensino, Linguagem e Formação Humana, Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos e Políticas Públicas e Gestão. É vice-diretor da Editora Univás.

Referências

ANDRADE, C. M. M. S . Peles Fotográficas: uma reflexão sobre a fotografia sem câmera. Niterói: PPGHistória/UFF, 2014.

AUMONT, J. A Imagem. Tradução: Estela dos Santos Abreu e Cláudio César Santoro. 6ª edição. Campinas, SP: Papirus Editora, 2001.

______. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, (19): 7‐24, jul./dez. 1990.

BENJAMIN, W. Pequena História da Fotografia. In.: Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo/SP: Brasiliense, 1996, p. 97-115.

BRESSON, H. Tête à Tetê, Portraits by Henry Cartier-Bresson. Acesso em 23 de outubro de 2019. Disponível em http://www.npg.si.edu/exh/cb.

CHIARETTI, P. O instante decisivo e as noções de acontecimento em Pêcheux e trauma em Freud e Lacan. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso ALED. Belo Horizonte, MG. Novembro de 2001.

CONEIN, B.; COURTINE, J.-J; GADET, F.; MARANDIN, J.-M.; PÊCHEUX, M. (Orgs.). Materialidades Discursivas. Tradução de Débora Massmann, Maria Onice Payer, José Horta Nunes, Freda Indursky, Eduardo Alves Rodrigues, Mónica Graciela Zoppi-Fontana, Tatiane Freire de Moura, Ana Cláudia Fernandes Ferreira, Greciely Cristina da Costa, Heloisa Monteiro Rosário, Eni Puccinelli Orlandi, Gabriel Leopoldino dos Santos, Luiza Katia Andrade Castello Branco, Mariza Vieira da Silva, Marcos Aurélio Barbai, Lauro José Siqueira Baldini, Cristiane Dias. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

DIAS, C. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

FLUSSER, V. Into the universe of technical images. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.

GLOZMAN, M.; MEDEIROS, V. (orgs.). Fotograma das Tensões e Disputas Discursivas na/da atualidade. In: Fragmentum, n° 54. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/issue/view/1460/showToc. Acesso em: 11 de outubro de 2020.

GRAHAM, C. History of Art: the Photograph. New Yourk: Oxford University Press, 1997.

LACAN, J. Enciclopédia lacaniana de psicanálise. Disponível em: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://nosubject.com/Cogito&sa=X&oi=translate&resnum=2&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dcogito%2Blacan%26hl%3DptBR%26client%3Dfirefoxa%26channel%3Ds%26rls%3Dorg.mozilla:ptBR:official%26hs%3Dxr5%26sa%3DG. Acesso em 11 de novembro de 2020.

LIMA, I. A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo, SP: Boitempo Editorial, 2007.

MONTE-SERRAT, D. M.; TFOUNI, L. V.; PIMENTA, L. Acontecimento e Instante Decisivo no Discurso Fotográfico: desconstruindo efeitos ideológicos óbvios em uma fotografia. In: Linguagens & Cidadania, v. 14, jan./dez., 2012. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2020.

NUNES, J. H. Leitura de arquivo: historicidade e compreensão. In: M. C. L. Ferreira, F. Indursky (orgs.). Análise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Claraluz, 2007, p. 373-380.

ORLANDI, E. A análise de discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. In: Seminário de Estudos em Análise de Discurso. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 de janeiro de 2019.

______. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.

______. Corpo e Sujeito: na dança, os sentidos. In: Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

______. Do não-sentido e do sem-sentido. In: JUNQUEIRA FILHO, L. C. U. (org.). Silêncios e Luzes: sobre a experiência psíquica do vazio e da forma, São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi e Greciely Costa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019 [1969].

______. Semântica e Discurso: uma crítica a Afirmação do Óbvio. Tradução: Eni Pulcinelli Orlandi [et al.] – 3ª ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

RIOS, D. R. Minidicionário Escolar Língua Portuguesa com divisão silábica. São Paulo: DCL, 2010.

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.

SALLES, A. C. Discurso e Performance. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

SCHÖTTLER, P. Introdução ao artigo de Michel Pêcheux “Ousar pensar e ousar se revoltar! Ideologia, marxismo, luta de classes”. In: Décalages: an Althusser.

SILVA SOBRINHO, J. S. Processo estético e efeito de significação: dos objetos simbólicos e de seus modos de leitura. In: Aula Magna 2º semestre: Programa de Pós-Gradução em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre. Agosto de 2019.
Publicado
2022-06-21
Como Citar
Toledo, T., & Catosso Salles, A. (2022). DISCURSO E FOTOGRAFIA: espaço, sujeito, tempo. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.905