MOVIMENTOS DE SENTIDO SOBRE O BRINCAR E O CORPO BRINCANTE NO DOCUMENTÁRIO TARJA BRANCA

  • Aline Fernandes de Azevedo Bocchi Programa de Mestrado Linguística da Universidade de Franca
  • Rita Gabriela Moreira Gomes Unifran

Resumo

Este artigo tem por tema os discursos sobre a infância, o brincar e a brincadeira. Nele, investiga-se os sentidos constitutivos para o brincar e o corpo brincante, a partir do exame de recortes do vídeo-documentário Tarja Branca, dirigido por Cacau Rhoden e lançado em 2014 no Brasil, com vistas a problematizar a relação entre as práticas de medicalização e consumo na sociedade contemporânea, sua consequente desvalorização das experiências lúdicas e do brincar, observando como são constituídos os sentidos que significam os sujeitos e seus corpos. Como fundamentos teórico-analíticos, trabalhamos com a Análise do Discurso praticada no Brasil em torno no nome de Michel Pêcheux e seu grupo. É desde seus pressupostos que construímos nossos procedimentos metodológicos: partimos da materialidade do documentário fílmico, cuja estruturação articula imagem, som e palavra, buscando vestígios das posições-sujeito nele inscritas e dos trajetos de memória constitutivos de sentidos para o brincar e o corpo brincante. As análises nos permitem identificar e compreender posições ideológicas de embate e crítica à medicalização do corpo e à produtividade que marcam as sociedades contemporâneas. Nas condições materiais de vivência da infância na atualidade, observa-se uma injunção ao desenvolvimento de habilidades para o mundo do trabalho e do consumo, as quais demandam o adestramento do corpo da criança e a normalização de seu comportamento. Em resposta a essas demandas ideológicas, o vídeo-documentário sustenta um processo discursivo em favor da recuperação e valorização do lúdico, constituindo um discurso de resistência.

Biografia Autor

Aline Fernandes de Azevedo Bocchi, Programa de Mestrado Linguística da Universidade de Franca
Bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Mestrado em Ciências da Comunicação pela USP - Universidade de São Paulo (2006), com apoio Capes. Doutorado em Linguística pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2013). Pós-Doutorado pela mesma instituição com estágio na Université Paris 13, apoio Capes PNPD e bolsa Capes de Estágio no Exterior (2015). Possui experiência nas áreas de Linguística e Comunicação, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente com os seguintes temas: Análise de discurso, discursividades do corpo, teorias linguísticas, feminismos, discursos sobre parto e maternidade, testemunho e psicanálise. Atuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Foi orientadora Educacional Online do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR-Unicamp (2010-2012), docente do curso online de Pós-graduação Lato Sensu em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Gama Filho e do curso de Bacharelado em Design Digital na UNIARA (2013). Atualmente é pesquisadora colaboradora (PNPD) no Programa de Mestrado Linguística da Universidade de Franca. Membro do Projeto de Pesquisa Mulheres em Discurso. Lugares de enunciação e processos de subjetivação, financiado pelo CNPq, processo 487140/2013-3.

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Publicado
2020-11-12
Como Citar
Bocchi, A. F. de A., & Moreira Gomes, R. G. (2020). MOVIMENTOS DE SENTIDO SOBRE O BRINCAR E O CORPO BRINCANTE NO DOCUMENTÁRIO TARJA BRANCA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 128-150. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.875