A MÚSICA REGIONAL MATO-GROSSENSE: IDENTIDADE E IMAGINÁRIOS
Resumo
Este artigo propõe uma discussão voltada para os efeitos de sentidos criados e materializados na música regional mato-grossense, o rasqueado. A questão desenvolvida para a discussão situa-se basicamente nos processos de constituição de imaginários no/sobre Mato Grosso, significando os sentidos do natural e do local sócio-historicamente construídos na injunção de materialidades simbólicas distintas, sendo: a letra, o ritmo e o acompanhamento instrumental na música “É bem Mato Grosso”. A reflexão deste estudo, parte do pressuposto de que a música em análise produz sentidos que configuram a subjetividade do mato-grossense.Referências
JÚNIOR, Durval Muniz de Albuquerque. A invenção do Nordeste e outras artes; prefácio de Margareth Rago. – 3. ed – Recife: FJN, Ed. Massagana; São Paulo: Cortez, 2006.
___________. História: A arte de inventar o passado. Bauru, SP. Edusc. 2007.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. – Campinas, SP: Pontes, 4ª edição, 2002.
__________. Do sujeito na História e no simbólico. In: ESCRITOS Contextos Epistemológicos da Análise de Discurso. Campinas – SP, LABEURB. 1999.
__________. Discurso fundador. Campinas, São Paulo: pontes, 1993.
__________. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.
PECHÊUX, Michel. Semântica e discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
__________. Sobre os Contextos Epistemológicos da Análise de Discurso. In Contextos Epistemológicos da Análise de Discurso. Escritos n.º 4 –LABEURB, Campinas SP. 1999.
__________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. ORLANDI, E. Campinas, SP: Pontes, 2008.
PESCUMA, HENRIQUE & CLAUDINHO. É bem Matogrosso. São Paulo: 2007. Disco Compacto: Digital, Áudio. CD. vol. II (Rasqueia Brasil).
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.