A FANTÁSTICA LOJA DE CHOCOLATES DE FLÁVIO BOLSONARO EM EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS POR MEMES
Palavras-chave:
Discurso; Ideologia; Memória discursiva; Formação discursiva; Formação imaginária.
Resumo
Este trabalho faz uma análise discursiva de dois memes disponíveis no site humor político. Neles se apresentam elementos referentes ao senador Flávio Bolsonaro, apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como suposto envolvido no esquema de “rachadinha”, em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2018, quando ele ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro. No dia 18 de dezembro de 2019, o MP-RJ realizou uma operação de busca e apreensão em endereços de 24 ex-assessores de Flávio. Tal ação levou o senador a se pronunciar num vídeo em suas redes sociais, autodefendendo-se como honesto ao gerenciar sua loja de chocolates. A partir disso, vários memes foram circulados midiaticamente. Do exposto, baseado na Análise do Discurso de linha francesa (AD), nos estudos de Pêcheux na França, de Orlandi e demais estu diosos no Brasil, este artigo promove um gesto interpretativo desses dois memes, que se mostram promovendo efeitos de sentido de denúncia social ao funcionarem em referência aos prováveis crimes cometidos pelo senador Flávio Bolsonaro. Assim, a memória discursiva se apresenta dialogando com a novela Chocolate com Pimenta, escrita pelo autor Walcyr Carrasco, deslocando-a para Chocolate com Laranja.Referências
REFERÊNCIAS
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado (AIE). Rio de Janeiro, Edições Graal, p. 92 a 99, 1985.
CAZARIN, E. A. Interlocução discursiva: a afirmação funcionando como negação. In: ERNST-PEREIRA, A.; FUNCK, S. B. (orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat, p. 137 a 144, 2001.
FERREIRA, E. S. O discurso de Médici e seus jogos: questões sobre o silenciamento e a representação do outro. Mestrado em Linguística (Dissertação). Recife: UFPE, 2015.
MALISKA, M. E. A voz: um corpo que não engana. In: FLORES, G. G. B.; GALLO, S. M. L.; LAGAZZI, S. (orgs). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 50 a 70, 2017.
ORLANDI, E. P. Identidade linguística escolar. In: Lingua(gem) e identidade. SIGNORINI, Inês (org.) Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
____. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
____. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2007.
____. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, p. 12 a 245, 2011.
____. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, p. 07 a 90, 2013.
PÊCHEUX, M. Rôle de La mémoire. In: MALDIDIER, D. (Org.). Histoire et Linguistique. Paris: Editions de La Maison des Sciences de l´Homme, 1984.
____. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993
____. O discurso: Estrutura ou acontecimento. 2ª ed. São Paulo: Pontes, 1997.
____. Papel da memória. In: ACHARD, P. et AL. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 49-57.
____. O mecanismo do (des) conhecimento ideológico. In: ZIZEK, S. (org.). Um mapa da ideologia. Tradução Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Contraponto, p. 148-150, [1996] 2010.
____. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2014.
SOARES, A. S. F. Sem corpo, sem língua, num entrelugar: sobre os sujeitos transexuais na mídia. In: FLORES, G. G. B. et al (orgs.). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 35, 2017.
SITES CONSULTADOS:
COSTA, A.; ARAÚJO, P. "Novos escritos" da era digital: o meme como gênero textual e seu letramento. X Seminário nacional sobre ensino de língua materna, estrangeira e de literatura. UFCG, 2017. Disponível em: http://2017.selimel.com.br/wp-content/uploads/2018/02/FileDownload.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Universidade de Harvard, Julho, 1976. Disponível em: https://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2014/05/Richard_Dawkins_O_Gene_Egoista.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
EXAME. Entenda as novidades sobre o caso da “rachadinha” de Flávio. Exame, 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/entenda-as-novas-pistas-da-investigacao-sobre-rachadinha-de-flavio/Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
FERREIRA, H. M. et al Memes em sala de aula: possibilidades para a leitura das múltiplas semioses. Periferia, v. 11, n. 1, p. 114-139, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36936/28110. Acesso em 23 de dez. de 2019.
FOLHA DE SÃO PAULO. Contas de miliciano foram usadas em rachadinha de Flávio, diz promotoria. Folha de São Paulo, 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/12/contas-de-miliciano-foram-usadas-em-rachadinha-de-flavio-diz-promotoria.shtml Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
GUERREIRO, A.; SOARES, N. M. M. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 12, n. 2, p. 185-208, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318667365. Acesso em 23 de dez. de 2019.
HUMOR POLÍTICO. Meme filhos do Bolsonaro. Humor político, 22 de dezembro de 2019. Disponível em https://www.humorpolitico.com.br/tag/meme-filhos-do-bolsonaro/. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
MARTINO, L. M. S.; GROHMANN, R. A longa duração dos memes no ambiente digital: um estudo a partir de quatro geradores de imagens online. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2017.191.09. Acesso em 23 de dez. de 2019.
MASSARUTO, F. A. Et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil, Nº 83, Junho 2017. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf. Acesso em 23 de dez. de 2019.
MELLO, B. Alvo do MP, loja de chocolates de Flávio Bolsonaro foi inaugurada com a presença de Queiroz. Época, 18 de dezembro de 2019, s.p. Disponível em: https://epoca.globo.com/brasil/alvo-do-mp-loja-de-chocolates-de-flavio-bolsonaro-foi-inaugurada-com-presenca-de-queiroz-24145906 Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
MEMÓRIA GLOBO. Chocolate com pimenta. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/chocolate-com-pimenta/. Acesso em: 25 de dezembro de 2019.
PASSOS, M. V. F. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
YOUTUBE. Resposta de Flávio Bolsonaro às acusações de lavagem com chocolate e imóveis feitas pelo MP. Youtube, 19 de dezembro de 2019, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hajZmr6vstE Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado (AIE). Rio de Janeiro, Edições Graal, p. 92 a 99, 1985.
CAZARIN, E. A. Interlocução discursiva: a afirmação funcionando como negação. In: ERNST-PEREIRA, A.; FUNCK, S. B. (orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat, p. 137 a 144, 2001.
FERREIRA, E. S. O discurso de Médici e seus jogos: questões sobre o silenciamento e a representação do outro. Mestrado em Linguística (Dissertação). Recife: UFPE, 2015.
MALISKA, M. E. A voz: um corpo que não engana. In: FLORES, G. G. B.; GALLO, S. M. L.; LAGAZZI, S. (orgs). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 50 a 70, 2017.
ORLANDI, E. P. Identidade linguística escolar. In: Lingua(gem) e identidade. SIGNORINI, Inês (org.) Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
____. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
____. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2007.
____. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, p. 12 a 245, 2011.
____. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, p. 07 a 90, 2013.
PÊCHEUX, M. Rôle de La mémoire. In: MALDIDIER, D. (Org.). Histoire et Linguistique. Paris: Editions de La Maison des Sciences de l´Homme, 1984.
____. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993
____. O discurso: Estrutura ou acontecimento. 2ª ed. São Paulo: Pontes, 1997.
____. Papel da memória. In: ACHARD, P. et AL. (Org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999, p. 49-57.
____. O mecanismo do (des) conhecimento ideológico. In: ZIZEK, S. (org.). Um mapa da ideologia. Tradução Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Contraponto, p. 148-150, [1996] 2010.
____. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2014.
SOARES, A. S. F. Sem corpo, sem língua, num entrelugar: sobre os sujeitos transexuais na mídia. In: FLORES, G. G. B. et al (orgs.). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 35, 2017.
SITES CONSULTADOS:
COSTA, A.; ARAÚJO, P. "Novos escritos" da era digital: o meme como gênero textual e seu letramento. X Seminário nacional sobre ensino de língua materna, estrangeira e de literatura. UFCG, 2017. Disponível em: http://2017.selimel.com.br/wp-content/uploads/2018/02/FileDownload.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Universidade de Harvard, Julho, 1976. Disponível em: https://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2014/05/Richard_Dawkins_O_Gene_Egoista.pdf. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
EXAME. Entenda as novidades sobre o caso da “rachadinha” de Flávio. Exame, 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/entenda-as-novas-pistas-da-investigacao-sobre-rachadinha-de-flavio/Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
FERREIRA, H. M. et al Memes em sala de aula: possibilidades para a leitura das múltiplas semioses. Periferia, v. 11, n. 1, p. 114-139, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36936/28110. Acesso em 23 de dez. de 2019.
FOLHA DE SÃO PAULO. Contas de miliciano foram usadas em rachadinha de Flávio, diz promotoria. Folha de São Paulo, 19 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/12/contas-de-miliciano-foram-usadas-em-rachadinha-de-flavio-diz-promotoria.shtml Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
GUERREIRO, A.; SOARES, N. M. M. Os memes vão além do humor: uma leitura multimodal para a construção de sentidos. Texto Digital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, v. 12, n. 2, p. 185-208, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318667365. Acesso em 23 de dez. de 2019.
HUMOR POLÍTICO. Meme filhos do Bolsonaro. Humor político, 22 de dezembro de 2019. Disponível em https://www.humorpolitico.com.br/tag/meme-filhos-do-bolsonaro/. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
MARTINO, L. M. S.; GROHMANN, R. A longa duração dos memes no ambiente digital: um estudo a partir de quatro geradores de imagens online. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2017.191.09. Acesso em 23 de dez. de 2019.
MASSARUTO, F. A. Et al. Educomunicação: o meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora Brasil, Nº 83, Junho 2017. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/letras_83/fillippo_lara_marcela.pdf. Acesso em 23 de dez. de 2019.
MELLO, B. Alvo do MP, loja de chocolates de Flávio Bolsonaro foi inaugurada com a presença de Queiroz. Época, 18 de dezembro de 2019, s.p. Disponível em: https://epoca.globo.com/brasil/alvo-do-mp-loja-de-chocolates-de-flavio-bolsonaro-foi-inaugurada-com-presenca-de-queiroz-24145906 Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
MEMÓRIA GLOBO. Chocolate com pimenta. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/chocolate-com-pimenta/. Acesso em: 25 de dezembro de 2019.
PASSOS, M. V. F. O gênero “meme” em propostas de produção de textos: implicações discursivas e multimodais. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/07/volume_2_artigo_204.pdf. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
YOUTUBE. Resposta de Flávio Bolsonaro às acusações de lavagem com chocolate e imóveis feitas pelo MP. Youtube, 19 de dezembro de 2019, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hajZmr6vstE Acesso em: 23 de dezembro de 2019.
Publicado
2020-11-12
Como Citar
da Silva, D. S., & Silva, C. dos S. (2020). A FANTÁSTICA LOJA DE CHOCOLATES DE FLÁVIO BOLSONARO EM EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS POR MEMES. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 151-168. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.773
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.