APROXIMAÇÕES EPISTÊMICO-METODOLÓGICAS ENTRE A PSICOLOGIA DISCURSIVA E A PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DOS DISCURSOS

  • Juliana Catarine Barbosa da Silva Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL/UFPE). Prefeitura Municipal do Recife
  • Jaileila de Araújo Menezes Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: discurso, Michel Foucault, psicologia discursiva, metodologia, epistemologia.

Resumo

O presente artigo possui como objetivo debater as possibilidades de aproximação epistémico-metodológicas entre as concepções de discurso desenvolvidas por Michel Foucault e a Psicologia Social Discursiva. Ao longo de nosso estudo, observamos que Foucault, diferentemente dos representantes da psicologia Discursiva, não desenvolveu uma metodologia sistemática para a análises dos discursos, contudo ao longo de sua obra é possível observar caminhos para compreensão dos mesmos. Para a psicologia discursiva, o foco recai sobre os microdiscursos, que se dão no processo de interação entre as pessoas, enquanto que, para as interlocuções foucaultianas a ênfase se dá na questão dos esquemas de produção do conhecimento de um determinado tema. Destaca-se ainda, a importância que ambas as vertentes dão aos determinantes históricos para a construção dos contextos sociais.

Biografia do Autor

Juliana Catarine Barbosa da Silva, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL/UFPE). Prefeitura Municipal do Recife
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL). Psicóloga da Prefeitura Municipal do Recife com foco no trabalho em comunidades vulneráveis, gestão de riscos e emergências e atenção clínica à pessoas usuárias de múltiplas drogas. Professora universitária, já atuou como professora substituta na Universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), como professora da Educação a Distância da UAB/UFRPE, como docente nos programas de pós-graduação nas faculdades Joaquim Nabuco, Estácio do Recife, Faintvisa, entre outras instituições.
Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco
Possui graduação em Curso de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais do Centro de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia social e política, atuando principalmente nos seguintes temas: Participação política juvenil, Juventude e projeto de vida, Juventude e Movimentos Sociais, Subjetivação de jovens na contemporaneidade, Juventude, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Juventude e interseccionalidade. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL).

Referências

AUSTIN, John. L. Cómo Hacer Cosas con Palabras. Edición electrónica. Disponível em: http://revistaliterariakatharsis.org/Como_hacer_cosas_con_palabras.pdf ; Acesso em: 25 jan. 2009.

BERT, Jean-François. Pensar com Michel Foucault. (M. MARCIONILO, trad.) São Paulo: Parábola, 2013. 215p.

BILLIG. Michael. Ideology and opinions: Studies in Rhetorical Psychology. London: Sage Publications,1991. 224p.

DAVIES, Bronwyn.; HARRÉ, Rom. "Positioning: the discursive production of selves". In: WETHERELL, TAYLOR AND YATES (org). Jornal for the theory of social behavior. London: sage, 2001. Disponível em: http://books.google.com.br . Acesso jun. 2009.

DELEUZE, Gilles. Foucault. (C. S. A. MARTINS, trad.) São Paulo: Brasiliense, 2005. 143p.

DREYFUS, Hubert. L., RABINOW, Paul. Michel Foucault: Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. (2. ed. V. PORTOCARRERO; G. G. CARNEIRO. trad.) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. 348p.

FISHER, Rosa. M. B. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, 2001.

FOUCAUL, Michel. Microfísica do poder. (21. ed. R. MACHADO, trad.). Rio de Janeiro: Graal, 2005. 295 p.

______. Estratégia, poder-saber.Ditos e Escritos IV. (2.ed. M. B. MOTTA, trad.) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. 396 p.

______. Em defesa da Sociedade. (2. ed., M. E. GALVÂO, trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2010. 269p.

______. A ordem do discurso. (23ª ed., L. F. A. SAMPAIO, trad.). São Paulo: Edições Loyola, 2013a. 74p.

______. História da sexualidade 1. A vontade de saber. (23ª ed., M. T. C. ALBUQUERQUE e J. A. G. ALBUQUERQUE, trad.). Rio de Janeiro: Graal, 2013b. 176p.

______. O sujeito e o Poder. in: DREYFUS, H. L., RABINOW, P. Michel Foucault: Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. (2ª ed.V. PORTOCARRERO; G. G. CARNEIRO. trad.) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013c. p.273-295.

______. A arqueologia do Saber (8ª ed. L. F. B. NEVES, trad.) Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. 254p.

GARFINKEL, Harold. Studies in Ethnomethodology. Cambridge England: polity Press, 1987.

GERGEN, K enneth J. The social construccionist movement in modern psychology. American Psychologist, vol. 4 nº3, p.266-275, 1985.

______. An invitation to social construction.Londres: Sage,1999.

GILL, Rosalind. Análise do Discurso.In GASKELL, George (Eds.) .Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. (P. A. GUARESCHI, trad.).Petrópolis: Vozes, 2002.p. 244-270.

GRACIA, Tomás. I., O "giro Lingüístico". In: IÑIGUEZ, L. Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais. (2ªed. V. L. JOSCELYNE, trad.). Petrópolis: Vozes, 2005. p. 19-49.

HÜNING, Simone. M. Foucault e o enfrentamento de assimetrias na pesquisa em psicologia. In: GUARESCHI, Neuza. M. F.; HÜNING, Simone. M.; AZAMBUJA, Marcos. A. (ORG.) Foucault e a Psicologia: na produção de conhecimento. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014, p.125-146.

JORGENSEN, Marianne. ; PHILLPS, Louise. J. Discourse Analysis as Theory and Method. Thousand Oaks: Sage, 2002. 229p.

MACHADO. Roberto. Foucault, a ciência e o saber. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 202 p.

NOGUEIRA, Conceição. A análise do discurso. In: ALMEIDA, L. ; FERNANDES, E. (Org.). Métodos e técnicas de avaliação: novos contributos para a prática e investigação. Braga: CEEP, 2001.

POTTER, Jonathan. Representing reality: Discourse, Rhetoric and Social Construction. London:Sage, 1998. 253p

_____. Discursive Analysis: between method and paradigm. Discourse & Society, London: Sage,v. 14, n. 6, p. 783-794. 2003.

POTTER, Jonathan. EDWARDS. Derek. Discursive Social Psychology. In: ROBINSON, W.Peter.; GILES, Howard. The New Handbook of Language and Social Psychology. Chichester, John Wiley & Sons, 2001

POTTER, J Jonathan. WETHERELL, Margaret. Discourse and Social Psychology: beyond attitudes and behaviour. London: Sage, 1987.

RASERA, Emerson. F.; JAPUR, Marisa. Os sentidos da construção social: o convite construcionista para a psicologia. Cadernos de Psicologia e Educação, São Paulo, v.15, n. 30, p. 1-9, 2005.

SPINK, Mary. J. (org). Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano:Aproximações teóricas e Metodológicas.São Paulo: Cortez, 2004. 296p

SPIVAK, Gayatri. C. Pode o Subalterno Falar? (ALMEIDA, S. R. G.; FEITOSA, M. P.; FEITOSA, A. P., trad.). Belo Horizonte: UFMG, 2010. 133p.

VEIGA-NETO, Alfredo. Teoria e método em Michel Foucault (im)possibilidades.Cadernos de Educação, Pelotas,v.34,p. 83 - 94, 2009.

VEIGA- NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 159 p.

WEATHERALL, Ann. Discursive psychology and feminism. British Journal of Social Psychology, London,v. 51, p.463–470, 2012

WETHERELL. Margaret.; POTTER, Jonathan. Mapping the language pf racism: Discourse and the legitimation of exploitation.Hemel Hempstead: Harvester Wheatshealf. 1992. 241p.

Publicado
2020-12-07
Como Citar
Silva, J. C. B. da, & Menezes, J. de A. (2020). APROXIMAÇÕES EPISTÊMICO-METODOLÓGICAS ENTRE A PSICOLOGIA DISCURSIVA E A PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DOS DISCURSOS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (12), 51-61. https://doi.org/10.35501/dissol.vi12.543