O ENSINO DE ESCRITA CRIATIVA NAS AULAS DE LÍNGUAS

  • Carlos Eduardo de Araújo Placido
Palavras-chave: ensino de línguas, escrita criativa, gênero textuais, language teaching, creative writing, textual genre.

Resumo

É uma raridade o incentivo da Escrita Criativa pelos professores durante suas aulas no ensino brasileiro. Em geral, os alunos são constantemente motivados a desenvolver suas habilidades artísticas nas aulas de artes (quando as têm), dificilmente nas aulas de língua portuguesa e, muito menos, nas aulas de língua estrangeira. Os motivos propagados são vários: tempo hábil curto para a sua aplicação, despreparação professoral, desinteresse dos próprios alunos em elaborar textos narrativos, entre muitos outros. De fato, desenvolver a escrita não é um ato fácil, ainda mais a escrita de cunho criativa, entretanto, seu entendimento e exercício constante é de extrema importância para se apreender melhor outros gêneros textuais e o próprio mundo contemporâneo. Compreender e elaborar o gênero narrativo são um direito do aluno e um dever do professor. Por outro lado, é importante que o professor tenha em mão recursos que o auxiliem a ministrar aulas ou oficinas de Escrita Criativa propriamente. Por isso, esse artigo visa ajudar substancialmente o professor de língua materna ou língua estrangeira na organização e ministração dessas aulas.Abstract:It is a rarity the encouragement of the Creative Writing by teachers during their classes in Brazilian education. In general, students are constantly encouraged to develop their artistic skills in arts classes (when they have). They are unlikely in the Portuguese language classes and even less in the foreign language classes. The propagated reasons are various: short time for its implementation, teaching inequalities, and students’ own unwillingness to elaborate narrative texts, to mention a few. In fact, developing writing is not an easy act, let alone the creative one. However, its understanding and constant exercise is extremely important to the better understanding of other genres and today's world itself. Understanding and developing the narrative genre is a right to every student and a duty to all teachers. On the other hand, it is important that the teachers have in hand the resources that can assist them to teach Creative Writing properly. Therefore, this article aims to substantially help the teacher of mother tongue or foreign language in the organization and ministry of these classes.

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Publicado
2015-11-03
Como Citar
Placido, C. E. de A. (2015). O ENSINO DE ESCRITA CRIATIVA NAS AULAS DE LÍNGUAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (2). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i2.54