O DIÁRIO: RELAÇÃO DO ALUNO COM A LÍNGUA, A ESCRITA E A ESCOLA

  • Carla Adriana Fernandes Alves Patronieri Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Língua portuguesa, diário, escrita de si, análise de discurso, interlocução, Portuguese, diary, self-writing, discourse analysis, interlocution.

Resumo

O artigo a ser apresentado é um recorte da dissertação de mestrado A escrita de diários: interlocução e inscrição subjetiva de estudantes de ensino médio do IFSULDEMINAS em relação à língua portuguesa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. Investiga-se, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso, o funcionamento da escrita de diários por sujeitos-alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Câmpus Inconfidentes. Observa-se o diário como elemento mediador do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa pela possibilidade de através dele despertar no sujeito o desejo de escrever. Sob o pressuposto de que a desenvoltura da escrita vem se mostrando insuficiente em diversos âmbitos de comunicação entre os estudantes, trabalha-se a hipótese, a partir da proposta e observação de atividades de ‘escrita de si’ na escola, de que os diários contribuem, de maneira profícua, para o trabalho com a escrita na disciplina de Língua Portuguesa, para além do imaginário de escrita aí instalado. Análises de recortes dessa escrita e da interlocução que ela proporciona são feitas por temas discursivos, de acordo com a regularidade com que se apresentam nos textos. O artigo analisa recortes de textos de uma estudante que escreve sobre a relação com a condição da mãe alcoólatra. Observou-se que, no processo da elaboração de uma escrita de si, o sujeito-aluno se constitui e, por meio dela, o sujeito se inscreve na linguagem escrita, produzindo-se, assim, além de uma relação singular de interlocução entre os sujeitos aluno e professor, a exposição de pontos da subjetividade que demandam atenção daquele que se vê tomado pelos efeitos daquilo que o gesto de escrever expõe, para além das intenções de quem escreve. Ao aproximar-se desses sentidos, o professor pode trabalhar com uma presença que propicia a oportunidade de o sujeito-aluno expor suas ideias sem os constrangimentos comuns no funcionamento do discurso pedagógico.Abstract:The research to be presented is an outline of a dissertation The writing of diaries: interlocution and subjective inscription of High School students from the Instituto Federal do Sul de Minas in relation with Portuguese Language on development at the Language Sciences Postgraduate Program, at Universidade do Vale do Sapucai – UNIVÁS. It aims to investigate, based on the theoretical and methodological assumptions of French Discourse Analysis, the process of writing diaries. We developed this research with subject-students of the Technical Course in Agriculture, at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes. It is observed the diary as a mediator in Portuguese Language teaching and learning process and the possibility of arising in the student the wish to write. Under the assumption that the development of writing has been proving to be inadequate in many areas of communication among students, we work with the hypothesis, based on the proposal and observation of 'Self-writing', that the diaries can contribute, fruitfully, to the writing tasks of Portuguese issue, beyond the writing imaginary there placed. The analysis of the diaries outlines and the interlocution that it provides are performed through discursive themes according to the regularity that they are presented in the texts. This paper analysis text outlines of a student that writes about the relation with an alcoholic mother. It was observed that, in the self writing process, the student constitutes him or herself, far from a singular relation of interlocution among the subjects students and teacher, the exposing of subjective points that demand attention from the one who sees him or herself drowned by the effects of what the writing act exposes, beyond the intentions of who writes. When approaching these senses, the teacher can work with a presence that provides the opportunity for the students to present their ideas without the common constraints in the functioning of pedagogic discourse.

Biografia do Autor

Carla Adriana Fernandes Alves Patronieri, Universidade do Vale do Sapucaí
Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. 

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Publicado
2015-11-03
Como Citar
Patronieri, C. A. F. A. (2015). O DIÁRIO: RELAÇÃO DO ALUNO COM A LÍNGUA, A ESCRITA E A ESCOLA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (2). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i2.50