LÍNGUA, DISCURSO, MÍDIA - O CASO “PORTUGUESINHO”

  • Milene Maciel Leite Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Análise do discurso, língua, sujeito, sentidos, mídia, discourse analysis, language, subject, meanings, media.

Resumo

O presente estudo busca compreender a constituição de sentidos para a língua falada no Brasil, o Brasil e o brasileiro, na mídia. Utilizamos como aporte teórico e metodológico a Análise do Discurso baseada nos trabalhos de Pêcheux e Orlandi. Consideramos como corpus discursivo um vídeo da campanha publicitária “portuguesiño” (em português, portuguesinho), à disposição no canal Youtube. Em circulação na mídia televisiva, em países hispanoamericanos, no ano de 2013, o vídeo simula o uso do “portuguesinho” (designação empregada na campanha para nomear a língua falada no Brasil) em situações imaginadas em tempo de copa do mundo no Brasil (copa de 2014). As análises nos mostram que a campanha reproduz, sob o efeito cômico, um imaginário de língua sobre a qual se fala (a língua do brasileiro); com o pretexto de dizer sobre a língua, a propaganda diz sobre o Brasil e o brasileiro, (re) construindo sentidos que funcionam, discursivamente, como estereótipos.Abstract:This study aims to reflect on the meaning formation process for the spoken language in Brazil, Brazil itself and the Brazilian, on media. As the main theoretical and methodological approach, we employed the Discourse Analysis based on Pêcheux (1997 [1975], 1997a [1969]) in France, and subsequently developed by Orlandi (2006, 2001, 2001a) and other researchers in Brazil. We selected five videos of the advertising campaign entitled "portuguesiño" (in Portuguese, little Portuguese) available on the Youtube channel as our discourse corpus. These videos were primarily created to be aired on television media of Spanish American countries in 2013 and they simulate the use of "portugesinho" (designation used in the campaign to name the language spoken in Brazil) in imagined situations during the 2014 World Cup in Brazil. Analyses show us that the campaign plays, under the comic effect, a language imaginary about the spoken language (in this case, the Brazilian language); the advertisement say about Brazil and the Brazilian, though aimed at saying about the language, by (re) building meanings that work, discursively, as stereotypes.

Biografia do Autor

Milene Maciel Leite, Universidade Federal Fluminense
Mestranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense.

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Publicado
2015-11-04
Como Citar
Leite, M. M. (2015). LÍNGUA, DISCURSO, MÍDIA - O CASO “PORTUGUESINHO”. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (2). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i2.41