A EDUCAÇÃO EM TEMPOS VIRTUAIS

  • Benedito Fernando Pereira Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Tecnologia e educação, imigrantes digitais, nativos digitais, tecnologia e subjetividade.

Resumo

Na atualidade, a penetração constante do digital em todas as esferas da vida altera profundamente as relações sociais em todos os âmbitos, tanto na esfera privada quanto na pública. Instauram-se novas formas de socialização que influem diretamente na formação das imagens dos sujeitos e transforma as relações entre o sujeito e o conhecimento. O papel da escola se vê profundamente afetado pela tecnologia. Considerando que “toda aprendizagem em todos os tempos é medida pelas tecnologias disponíveis” (Kenski, 2003), tratamos aqui da relação conflituosa que se instaura entre a posição sujeito aluno e a posição sujeito professor no contexto escolar afetado pelas tecnologias. Também vislumbramos rumos para a prática docente nestas condições de produção de conhecimento.

Biografia do Autor

Benedito Fernando Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí
Mestrando em Ciências da Linguagem (Univás), Especialista em Ensino de Filosofia (FACAPA), Licenciado em Letras (Univás) e Bacharel em Filosofia (FACAPA). 

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Publicado
2014-10-24
Como Citar
Pereira, B. F. (2014). A EDUCAÇÃO EM TEMPOS VIRTUAIS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (1). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i1.4