NO POÉTICO, O GRITO DA RESISTÊNCIA: DISCURSO E SILÊNCIO

  • Karen Gabriele Poltronieri Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
  • Dantielli Assumpção Garcia UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Palavras-chave: Análise de Discurso, poesia, censura, resistência, Discourse Analysis, poetry, censorship, resistance.

Resumo

Neste trabalho, da perspectiva teórica da Análise de Discurso, mostraremos, por meio da análise de um conjunto de textos poéticos, como a poesia coloca em funcionamento situações de censura vivenciadas no Brasil da Ditadura Militar (1964-1984) e no Brasil do “pós-impeachment” (2016) e, com seus dizeres, instaura a possibilidade de resistência frente ao silenciamento imposto.Abstract: In this work, by the theoretical perspective of Discourse Analysis we will manifest, by means of a set of poetics texts, how the poetry puts into operation situations of censorship experienced in Brazil of the Military Dictatorship (1964-1984) and in the Brazil of “post-impeachment” (2016) and, with their words, establishes the possibility of resistance against the imposed silencing.

Biografia do Autor

Karen Gabriele Poltronieri, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Graduanda do quarto ano do curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) - Universidade de São Paulo. Parte integrante do Grupo de Estudos de Discurso e Memória: nos movimentos do sujeito (GEDISME) coordenado pela Prof. Dr. Lucília Maria Abrahão e Sousa. Bolsista Fapesp 2018 com projeto de Iniciação Científica intitulado "De Capitu falada por um homem à que fala na Marcha das VadiaS
Dantielli Assumpção Garcia, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Realizou uma pesquisa de Pós-Doutorado (A Marcha das Vadias nas redes sociais: efeitos de feminismo e mulher, Apoio Fapesp) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) sob a supervisão da Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (2013-2015). Realizou junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná uma pesquisa de Pós-Doutorado ("A manualização do saber linguístico e a constituição de uma linguagem não sexista") com apoio CAPES sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares (2016-2017). Atualmente, é docente no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: gramatização, arquivos, Institutos Históricos e Geográficos, análise do discurso urbano, redes sociais, feminismo, cibermilitância.
Lucília Maria Abrahão e Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Lucília Maria Sousa Romão possui graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Livre Docência (2009) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Desde janeiro de 2003, é docente (MS3) com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. É parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, da ALED, GEL, BRASA, AILP e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. É especialista em Análise do Discurso, atuando principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: mídia, questão agrária, textualidade digital, leitura, subjetividade e discurso. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa ?Discurso e memória: movimentos do sujeito?, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ. É membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. 

Referências

AUGUST, Bille. Trem noturno para Lisboa. [Filme-vídeo]. Produção de Kerstin Ramcke, Peter Reichenbach, Günther Russ, direção de Bille August. Alemanha, 2013. 111 min. color. son.

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. São Paulo: Editorial Presença/Martins Fontes, 1970.

CAMILO, Vagner. A cartografia lírico-social de Sentimento do mundo. REVISTA USP, n.53, p. 64-75, São Paulo, março/maio 2002.

CLEMENTE, Isabela Maia. FARGNOLLI, Thaís Moreno. Poemas como forma de resistência, em A Rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade. Vocábulo. Ribeirão Preto, vol. 11, 18 p., 2016.

GULLAR, Ferreira. Poema Sujo. São Paulo: Círculo do Livro, 1980. P.27

HESSEL, Stéphane. Indignai-vos. Reprodução eletrônica: Mensanapress, 2011.

THUSWOHL, Maurício. Artistas cantam a democracia e exigem 'Fora, Temer' no Circo Voador. 2016. Disponível em: <http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/08/artistas-cantam-a-democracia-e-exigem-201cfora-temer201d-no-rio-6955.html.> Acesso em: 11 de maio de 2017.

MEMÓRIAS DA DITADURA. Disponível em: <http://memoriasdaditadura.org.br/>. Acesso em: 10 de abril de 2017.

MOISÉS, C. F. Poesia e utopia: sobre a função social da poesia e do poeta. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 1999a.

_____. Maio de 1968: os silêncios da memória. IN: PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. Campinas: Pontes Editores, 1999b.

_____. As formas do silêncio: No movimento dos sentidos. 6º edição. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

_____. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.

SILVA, José Afonso da. A lei no Estado democrático de Direito. Direito Administrativo. Rio de Janeiro, 173, p. 15-34 jul-set. 1988.

Publicado
2019-01-30
Como Citar
Poltronieri, K. G., Garcia, D. A., & Sousa, L. M. A. e. (2019). NO POÉTICO, O GRITO DA RESISTÊNCIA: DISCURSO E SILÊNCIO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (8). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i8.356