A FORMULAÇÃO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM: A FORMA-SUJEITO E O EFEITO LEITOR-IDEAL

  • Amilton Leal Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Luiza Artiaga Motta Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Enem, análise de discurso, política de avaliação, discourse analysis, assessment policy.

Resumo

Esta pesquisa filia-se à teoria da Análise de Discurso de Michel Pêcheux, na França e Eni Orlandi, no Brasil, em que tomamos como objeto de estudo a formulação/proposta de redação do Exame Nacional/ENEM 2013. Entendemos que o sistema proposto pelo Estado se circunscreve numa política de avaliação em larga escala que vai além da certificação do Ensino Médio e possibilidade de acesso ao Ensino Superior. Propomos, assim, discutir o conceito de língua a partir das políticas do/no Exame Nacional e refletir sobre os direcionamentos das políticas de Estado em relação ao cenário escolar.Abstract:This research is affiliated to theory of discourse analysis of Michel Pêcheux, in France, and Eni Orlandi, in Brazil, in which we take as the object of study the wording of the proposed formulation of National Examination/ ENEM 2013. We understand that the system proposed by state is confined in a large-scale assessment policy that goes beyond the certification of high school and the possibility of access to higher education. I therefore propose to discuss the concept of language from the National Examination policies and reflect on the directions of the state policy in relation to school scenery.

Biografia do Autor

Amilton Leal, Universidade do Estado de Mato Grosso
Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Professor da rede Estadual e Municipal de ensino da Educação Básica.
Ana Luiza Artiaga Motta, Universidade do Estado de Mato Grosso
Doutora em Linguística pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT.

Referências

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PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Trad. José Horta Nunes. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas (19): 7-24, julho de 1990.

Publicado
2015-11-04
Como Citar
Leal, A., & Motta, A. L. A. (2015). A FORMULAÇÃO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM: A FORMA-SUJEITO E O EFEITO LEITOR-IDEAL. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (2). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i2.35