Discursos, Performatividade e Questões de Gênero na Formação de Sujeitos Envolvidos com a Aprendizagem Matemática

  • Lucas Alves Lima Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais / Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: Linguagem, educação matemática, discursos, gênero, práticas educativas, language, mathematics education, speeches, gender, educational practices.

Resumo

O questionamento central das discussões aqui realizadas é: “Existem relações entre as concepções de gênero, a linguística e o ensino da matemática?”. De fato, não é incomum depararmo-nos com afirmações do tipo "meninos têm mais facilidade para aprender matemática do que meninas" ou "a mulher é muito emotiva e pouco racional", dentre outras, que podem trazer implicações para o ensino da matemática a partir do momento em que encaramos tais enunciações sob a luz alguns conceitos trabalhados na área da linguística. Partindo-se de certos pressupostos relacionados com a noção de que somos seres onde discursos se estanciam e ganham vida, os enunciados citados anteriormente, uma vez transpostos para a sala de aula, podem alimentar a reafirmação de desigualdades já materializadas no âmbito social. Pretende-se, nesse sentido, definir a diferenciação entre homens, mulheres e matemática como não natural, e sim construída, com o valioso auxílio da linguagem e de tudo aquilo que ela abarca consigo.Abstract:The central question of the discussions held here is: "There are relations between the conceptions of gender, language and mathematics teaching?". Indeed, it is not uncommon encounter in with statements such as "boys are better able to learn mathematics than girls" or "women are very emotional and irrational", among others, that may have implications for the teaching of mathematics to from the moment we face such utterances in the light some concepts in the field of linguistics. Starting from certain assumptions related to the notion that we are beings where discourses estanciam and come alive, the statements cited above, once translated into the classroom, can feed the reaffirmation of inequalities already materialized in the social sphere. It is intended, in this sense, define the distinction between men, women and mathematics as unnatural, but constructed, with the valuable assistance of the language and all that it embraces you.

Biografia do Autor

Lucas Alves Lima Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais / Universidade Federal de Alfenas
Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) com foco de pesquisa em Educação, Ensino de Matemática e questões de gênero. Foi bolsista de iniciação científica entre 2014 e 2015 e aluno de iniciação à docência entre 2011 e 2014, desenvolvendo ações e pesquisas voltadas para a atribuição de múltiplos significados aos conteúdos curriculares de Matemática e para a imersão do conceito de gênero nos ambientes de aprendizagem matemática. Atualmente é aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado
2015-10-26
Como Citar
Barbosa, L. A. L. (2015). Discursos, Performatividade e Questões de Gênero na Formação de Sujeitos Envolvidos com a Aprendizagem Matemática. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (2). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i2.32